Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá da Alegria ou Chá do Bem Estar

O Chá da Alegria ou Chá do Bem Estar é uma combinação entre diversas ervas e especiarias que prometem melhorar o humor e o funcionamento do corpo.

Os benefícios da bebida foram testados e aprovados por um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. De acordo com os estudiosos envolvidos na pesquisa, o chá tem ação comprovada no sistema nervoso central, além de atuar no sistema digestivo. Ambas as ações estão relacionadas as propriedades medicinais das ervas presentes na composição da bebida.

Composta por Sálvia, Hortelã, Camomila, Endro, Chá Verde, Erva Doce, Canela, Semente de Mostarda, Tomilho e Alecrim o Chá da Alegria combina diversas propriedades medicinais. Entre elas está a ação antioxidante que evita a formação dos radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento dos tecidos e também pela disseminação de males pelo corpo. Sendo assim, a bebida atua como uma forte aliada do organismo prevenindo sintomas da depressão, aliviando dores pelo corpo e promovendo uma ação calmante em todas as funções do organismo.

Não obstante, o chá também possui ação anti-inflamatória que auxilia na regulação do sistema digestivo, influenciando na sensação de bem estar promovida serotonina – hormônio produzido pelo intestino. A bebida tem um sabor agradável, devido a combinação de plantas em sua composição,  o que facilita sua ingestão, promovendo a sensação de felicidade desde o primeiro gole.

Receita do Chá da Alegria exibido no Globo Repórter

Chá da Alegria ou Chá do Bem Estar

Os benefícios do Chá da Alegria também foram apresentados em uma das edições do programa Globo Repórter, exibido pela Rede Globo de televisão. Na oportunidade, as ervas e especiarias foram consideradas gostosa, nutritivas, medicinais e de baixo custo, além de muito utilizadas não, apenas, na saúde, mas também na culinária.

Se você precisa melhorar a disposição, essa receita é  ideal. Veja como preparar o chá e fique mais alegre de forma natural.

Chá da Alegria ou Chá do Bem Estar

Ingredientes:

  • 1 xícara (café) de sálvia
  • 1 xícara (café) de hortelã
  • 1 xícara (café) de camomila
  • 1 xícara (café) de endro
  • 1 xícara (café) de chá verde
  • 1 xícara (café) de erva doce
  • 1 xícara (café) de canela
  • 1 xícara (café) de semente de mostarda
  • 1 xícara (café) de tomilho
  • 1 xícara (café) de alecrim

Modo de Preparo: Coloque todas as ervas em um recipiente com tampa e misture bem. O mix deve ser armazenado em um local fresco e à sombra. O pote deve ser bem tampado para evitar a umidade. Assim, você poderá usar a mistura da alegria por um maior período de tempo.

Para fazer o chá, é necessário separar 1 colher (sopa) da mistura de erva. Coloque essa quantidade em 1 xícara (chá) de água quente, tampe e deixe em infusão por 3 minutos. Depois coe e tome morno.

Se você não tem um infusor de chá em casa, a dica é preparar sachês usando um pedacinho de pano de algodão e um barbante fininho. Coloque a colher de erva no centro do paninho, junte as pontas e amarre. O sachê deve ser mergulhado na água fervente por 3 minutos.

Posologia: Você deve tomar 1 xícara (chá) da infusão pronta à noite, cerca de 30 minutos antes de dormir. O chá pode ser consumido morno ou frio, de preferência sem adoçar.

Cuidados: Quem não tem o hábito de consumir essas ervas precisa procurar um médico para avaliar as possíveis contraindicações da receita. Segundo os pesquisadores da Universidade de Viçosa, as plantas podem causar reações em algumas pessoas e, por isso, devem ser usadas com cautela.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email