Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chás contra Úlcera e Reumatismo

O reumatismo é o nome popular dado a um conjunto de mais de 100 doenças que atingem os ossos e articulações. Também tem as doenças reumáticas no coração, rins e no sistema sanguíneo; as principais e mais conhecidas doenças reumáticas são a gota, fibromialgia, lúpus, capsulite adesiva (afeta o ombro), gota, tendinite e espondilite aquilosante.

A úlcera é uma lesão aberta que pode aparecer em vários locais do corpo o que causa incômodo e muita dor. Existem as úlceras orais que pode ter ser início por um machucado devido à uma mordida mal curada ou pelo uso de aparelhos ortodônticos, por exemplo.

Também existe a úlcera por pressão, mais comum em pessoas que estejam acamadas ou com deficiência de mobilidade que ficam em uma posição só por muito tempo, causando machucadura pela pressão exercida nessa região.

Já as úlceras venosas que aparecem pela dificuldade do sangue voltar para o coração e as úlceras pépticas, que incluem as gástricas, duodenal e esofágica. Seu surgimento é ocasionado pelo revestimento natural desses órgãos que são prejudicados por bactérias.

A erva baleeira é excelente para o tratamento de reumatismos e úlceras

A erva baleeira é excelente para o tratamento de reumatismos e úlceras

Plantas medicinais para úlceras e reumatismos

Vamos te mostrar agora plantas medicinais que servem como um tratamento alternativo natural para curar doenças reumáticas e úlceras em geral.

Erva baleeira

A erva baleeira (Cordia verbenacea), conhecida também como maria-preta, maria-milagrosa, salicina catinga-de-barão e pimenteira tem ação cicatrizante, analgésica, anti-inflamatória e serve como relaxante muscular.

Ela é ótima para tratar feridas abertas como úlceras de qualquer natureza por ter alto poder de cicatrização. Serve também para reumatismos em geral, dores na coluna, artrites contusões, nevralgias e dor de dente.

Chá de erva baleeira

  • 01 Colher de sopa de folhas de erva baleeira picada
  • 01 Litro de água fervente

Como fazer: Coloque a água para aquecer; quando chegar ao ponto de fervura, desligue. Adicione as folhas de erva baleeira, tampe e deixe descansando por 10 minutos. Coe e tome de 2 à 3 xícaras ao dia.

Garrafada para reumatismos e artrites

  • 01 Punhado de folhas de erva baleeira limpas e picadas
  • 01 Garrafa escura
  • Meio litro de água
  • Meio litro de álcool

Como fazer: Pegue as folhas secas e coloque na garrafa escura. Adicione a água e o álcool. Tampe bem e deixe descansando por 7 dias em local longe da luz solar e do calor. Para reumatismos e artrites faça massagens com o líquido da garrafada no mínimo, 3 x ao dia e tome 50 ml do líquido de 1 à 2 x ao dia.

Contra-indicações: Esta planta não tem registros científicos de contra-indicações.

Pau-de-ferro

O pau de ferro (Caesalpinia ferrea) tem uma madeira bastante dura, por isso, tem esse nome; mas também é conhecido como jucá e jucaína. Ele é muito bom para o tratamento de reumatismo, sífilis e úlceras gástricas.

Tem ação anti-inflamatória que trata inflamações de garganta, é expectorante e elimina catarros no peito, tosse, hemorragias, cólicas intestinais, gota e problemas cardíacos. Combate febres, é vitalizante e tônico. Tem ação cicatrizante que trata com eficiência problemas de fígado e estômago.

Chá de pau-de-ferro

  • 02 Colheres de sopa de cascas secas de pau-de-ferro
  • 01 Litro de água

Como fazer: Coloque a água em uma panela, quando levantar fervura, adicione as cascas de pau-de-ferro. Deixe fervendo por 10 minutos. Coe e tome em seguida. Beba de 2 à 3 xícaras de chá ao dia.

Contra-indicações: Seu consumo deve ser evitado por gestantes e mulheres em período de amamentação, pessoas que tomam medicação contínua e crianças.

Cordão-de-são-Francisco

O cordão-de-são-Francisco também é conhecido como erva do frade e tem ação antipasmódica, cicatrizante, diurética e expectorante e antinevrálgica.

Ela serve no trato a reumatismo gotoso e reumatismos articulares. Também é usado para tratar problemas de ácido úrico, asma, tosse, bronquites, catarro, cor devido à contusões, espasmos, febres, anemias e serve para limpar úlceras e feridas.

O cordão-de-são-francisco é excelente para dores de cabeça, picada de cobra, disenteria e malária. Serve para problemas menstruais, o efeito do seu uso pode ser de estimular ou suprimir a menstruação e cura cistites. Ela trata a tensão, ansiedade, e regulariza batimentos cardíacos irregulares, previne taquicardia e palpitações.

Esta planta também é excelente para dores abdominais e problemas de gases intestinais. É administrado por crianças que estão se recuperando de doenças debilitantes porque ajuda a aumentar os glóbulos vermelhos no sangue e aumenta a resistência a várias doenças.

Além de ser usado como planta medicinal, o cordão-de-são-francisco é usado na culinária como salada.

Chá de cordão-de-são-francisco

  • 02 Colheres de sopa de cordão-de-são-francisco
  • 01 Litro de água

Coloque a água no fogo até ferver. Adicione as folhas de cordão-de-são-francisco e tampe. Deixe descansando por 10 minutos. Coe e beba de 2 à 3 xícaras de chá ao dia.

Contra-indicações: Não deve se consumida por pessoas que tem problemas de coagulação sanguínea e seu uso prolongado pode provocar diarreia.

Receitas e Naturais em seu email