Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Canela com Pinga

A canela, retirada da planta Cinnamomum zeylanicum, é derivada do tronco, onde nascem cascas separadas dele. Este vegetal é proveniente do Sri Lanka, no Índia. A canela, pimenta-do-reino e a noz-moscada eram especiarias que motivaram muitas expedições para o Oriente, nos séculos XIV e XVI, e eram utilizadas como mercadoria para troca. Era considerada muito valiosa, até mais do que o ouro, por isso era usada para pagar dotes, heranças, impostos e dívidas.

Hoje em dia, a canela é muito utilizada como condimento e aromatizante na culinária popular. Porém, a canela também é muito utilizada na medicina. Seu principal composto é o aldeído cinâmico. Ela age como antioxidante e anti-inflamatório, quando isolados seus compostos flavonoides. Sua ação alivia tosses, dor de garganta, infecções no trato respiratório, gripes, resfriados e etc. Além disso, é comprovado que a canela mantém ativos os neurônios existentes e estimula o crescimento de outros.

A canela ajuda diminuir os níveis de glicose no sangue, o que contribui para o decrescimento das taxas do LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos. Ademais, a casca da Cinnamomum zeylanicum é rica em minerais, como ferro, manganês e cálcio, além de fibras.

O pó das cascas é utilizado como condimento culinário. O chá das cascas ou da folha é tido como estimulante digestivo, carminativo, anti-espasmódico e anti-reumático. Pode ser utilizado como antisséptico, combatendo infecções vaginais e tratando doenças relacionadas a fungos e bactérias.

Porém, é muito comum, desde os tempos antigos, que o chá de canela seja utilizado como um método abortivo. É importante ressaltar que o chá de canela aumenta a pressão sanguínea e estimula a circulação do sangue, e isso faz com que haja contrações do útero e consequentemente a possibilidade de aborto. Por isso, a canela é contraindicada na gravidez, pois em alta concentração também pode causar consequências maléficas ao fígado e rins. Uma das suas substâncias, chamada cumarina, pode ser tóxica se consumida em muita quantidade.

Bom, podemos perceber que o chá de canela, desde que consumido de forma moderada, pode ocasionar diversos benefícios. Por isso, leia a receita abaixo e aprenda a fazê-lo:

Chá de Canela com Pinga

A receita em si é bastante simples e rápida. A pinga é adicionada tanto pelo sabor como também pelas propriedade do álcool, que estimula o fluxo sanguíneo e diminui os índices de LDL, desde que consumido moderadamente. Para nossa receita, então, iremos precisar de:

  • 200 ml de água;
  • 1 pacote de Canela em pau;
  • 60 ml de pinga;

Comece preparando o chá de Canela normalmente. Coloque a água para ferver juntamente com a canela em pau. Depois, despeje em um recipiente. Tampe e deixe por aproximadamente cinco minutos. Se não tiver acesso à canela em pau, aqui no blog nós já postamos um texto ensinando a fazer o Chá de Canela em pó. Com o chá pronto adicione a pinga e beba uma vez por dia, durante três dias seguidos.

O efeito desse tipo de bebida no nosso organismo não foi estudado, portanto não há comprovação científica. Isso significa que podem ocorrer variações, dependendo de como o seu corpo irá lidar com cada um dos elementos que compõe essa receita. O Chá de Canela ganhou o reconhecimento da população adepta às receitas naturais por se tratar de uma substância que estimula a atividade hormonal e consequentemente induz a menstruação nas mulheres em idade fértil.

canela com pinga

Conheça o Chá de Canela com Pinga

Esse efeito pode ser aplicado e benéfico em alguns casos, como quando há a necessidade de adiantar a menstruação por conta de uma viagem, para início de uma medicação específica ou qualquer outro motivo. Entretanto para as gestantes, principalmente no inicio da gravidez, esse efeito induz a eliminação do feto, ou seja, é abortivo e pode ser perigoso.

Com isso, muitas mulheres que chegam a buscar essa ferramenta, na verdade estão buscando uma forma de abortar, já que nosso sistema de saúde ainda ignora a existência dessa possibilidade. Se este é o seu caso, reforçamos aqui que o aborto é crime, nossa sugestão de buscar ajuda com alguém de confiança antes de mais nada. Existem diversos profissionais aptos a ajudar em uma situação como essa. Aborto é arriscado e feito em condições adversas pode acarretar em sérias consequências para a saúde da mulher e da criança.

Antes de usar o Chá de Canela com Pinga, pesquise sobre os efeitos da canela no seu organismo e tenha conhecimento sobre a origem de todas as substâncias que compões a bebida. Ele é especialmente indicado para pessoas idosas, com problemas nas articulações, e que necessitam de um meio constante de estímulo. Junto ao chá de canela, nesses casos, pode-se também realizar massagens para potencializar seus efeitos. Caso seu objetivo seja atuar como termogênico e emagrecer, pode-se adicionar louro ao seu chá de canela. É muito simples, basta colocar dez folhas de louro junto à fervura.

Gostou da nossa receita? Sabe mais algum benefício da canela? Comente aqui e nos diga como essa planta tem lhe ajuda ao longo dos anos.

Receitas e Naturais em seu email