Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receita de Chá Branco de Camellia Sinensis

O chá branco abrange todos as infusões que são feitas de folhas novas e brotos, que ainda não sofreram nenhum tipo de oxidação. Existem também os chás pretos, verdes, amarelos, dentre outros. Cada um possui sua característica específica de preparo. Assim como existem diversas variações do chá verde, que pode ser incrementado com diversas ervas, o chá branco também possui várias receitas. Porém, a erva mais utilizada para fazer o chá branco  é a  Camellia Sinensis. 

A Camellia Sinensis na verdade é popularmente conhecida apenas como “chá” ou “chá-da-índia”, pois no Oriente o “chá legítimo” é feito apenas desta planta. O chá é indicado para desintoxicação do fígado, diminuição do colesterol, emagrecimento, tratamento de celulites e para a prevenção de doenças cardíacas, dentre outros. Confira a receita abaixo para aprender a fazer o chá, muito benéfico para nossa saúde.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folha da Camellia Sinensis
  • 2 litros de água
  • Mel a gosto

Modo de preparação: Coloque a água no fogo, e, antes que ela apresente fervura, desligue. Depois, coloque as folhas e tampe, com um pano, por cerca de 5 minutos. É recomendável o consumo de duas xícaras do chá por dia, quente ou frio.

Precauções: Como no chá verde da mesma planta, grávidas, crianças, pessoas com problemas cardiovasculares, de estômago sensível devem evitar o consumo. Ademais, se tomado a noite, a bebida pode retirar o sono, devido à cafeína.

Mais sobre os benefícios

O chá branco da Camellia tem ação antioxidante que combate os radicais livres que são responsáveis pelo aparecimento de várias doenças em nosso organismo. Os antioxidantes chamados de flavonoides neutralizam estes radicais livres, tornando-os menos destrutivos.

Ademais, protege vários órgãos do nosso corpo e é comprovado cientificamente que também resguarda as células do nosso cérebro, prevenindo muitas doenças neurodegenerativas. Os radicais livres aceleram o processo de envelhecimento natural do nosso corpo. Os antioxidantes presente no chá branco combatem estes radicais livre, como dito anteriormente, diminuindo rugas e marcas na pele.

O chá também contribui para uma pele bonita e saudável, faz a reparação e recuperação da pele danificada devido ao seu poder antioxidante, protegendo também dos raios nocivos do sol. Os taninos, flavonoides e polifenóis existentes no chá branco inibem vários tipos de bactérias que podem causar a placa bacteriana.

O chá branco de Camellia Sinensis é excelente para prevenir doenças neuro degenerativas

Por ter um alto teor de flúor, o chá de Camellia Sinensis é um protetor contra cáries. E estudos científicos comprovam que o chá alivia sintomas incômodos provenientes da diabetes, como sede excessiva, além de equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Pesquisas indicam que a bebida é um agente químico preventivo e induz a morte células cancerígenas. O chá tem uma grande quantidade de catequina, um antioxidante capaz de inibir o crescimento de células cancerígenas. Confira mais sobre as pesquisas realizadas e publicadas no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação sobre tal assunto.

A bebida também auxilia no tratamento da dislipidemia, uma condição em que os níveis de lipídios no organismo estão elevados. A substância catequina ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão sanguínea e melhorando o fluxo sanguíneo no organismo. O chá branco também equilibra os níveis de colesterol, diminuindo a incidência de derrames e ataque cardíacos.

Outros estudos mostraram que o chá retarda o crescimento de bactérias que causam infecções como, por exemplo, pneumonia e cárie dentária. O extrato do chá protege a pele de patógenos que estão presentes no ambiente onde estamos. A bebida também funciona como um antifúngico e antiviral, aliviando sintomas de gripes e resfriados.

O chá ajuda no controle e perda de peso e as quetinas, substâncias existentes na bebida, estimulam a queima de gorduras. Também há indícios de que reduz a ansiedade e principalmente o impulso constante de comer açúcar.

As melhoram as funções cerebrais como a memória e também reduz o risco de doenças neurodegenerativas em idosos. Estudos comprovaram que o chá branco protege as células cerebrais do estresse oxidativo e toxinas que possam ser prejudiciais.

Os minerais zinco e selênio existentes no chá ajudam a melhorar as funções de memória e concentração e reduzem a fadiga mental. O chá também contém a L-teanina que melhora a capacidade de alerta do cérebro e promove clareza mental além de diminuir o estresse.

O chá reduz os efeitos que a poluição ambiental podem causar no nosso organismo, como o acúmulo de toxinas e substâncias nocivas, bem indesejadas nos rins. As quetinas existentes no chá protegem o rim de insuficiência e também previne o aparecimento de cálculos. Além disso, o chá aumenta fertilidade tanto em homens como em mulheres.

Apesar de seus inúmeros benefícios deve haver cuidados e monitoramento ao consumir o chá branco pessoas que tenham insônia, gastrite, úlcera, taquicardia, arritmia, gestantes e mulheres que estejam amamentado por causa da cafeína existente na bebida.

Receitas e Naturais em seu email