Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá Antibiótico de Eucalipto, Gengibre e Alho

Quando dizemos que algo tem função bactericida ou antibiótica, isso significa que essa substância tem a capacidade de inibir o desenvolvimento ou combater as bactérias. Como sabemos, diversas doenças são causadas pela presença desses microrganismo em nosso corpo, como é o caso de boa parte das infecções. Os médicos costumam a receitas remédios com propriedades antibióticos, sintéticos. Entretanto, estes remédios podem ocasionar consequências maléficas, como inibição da ação do anticoncepcional. Por isso, muitas pessoas utilizam os tratamentos caseiros, que podem ser encontrados em forma de chás, compressas e pastas.

Existem na natureza vários antibióticos naturais, como o alho, vinagre, limão, cebola, eucalipto, mel, chá verde, dentre outros. Por essa razão, a receita de chá que ensinamos a seguir é ótima para combater dores de garganta, sinusite e outras infecções bacterianas. Este chá deve ser utilizado no início do tratamento, ou ao decorrer deste em caso haja autorização médica.

Receita

Ingredientes: 

  • 4 dentes de alho
  • 1 pedaço pequeno de gengibre picado ou ralado
  • 1 limão
  • 2 colheres (sopa) de mel de eucalipto
  • 1/2 litro de água

Modo de Preparo: Coloque a água, o gengibre e o alho para ferver em uma panela por cerca de 10 minutos. Depois desse tempo, desligue o fogo, coloque 1/2 limão cortado em rodelas e abafe por 5 minutos. Em uma caneca, esprema a metade restante do limão e adicione as duas colheres de mel. Ponha uma peneira na boca da caneca e coe o chá feito com o gengibre, o alho e o limão ainda quente. Misture tudo e tome em seguida.

Saiba quais são os benefícios do chá que contém eucalipto

O eucalipto possui propriedades antibacterianas, conforme divulgado pela USP.

É recomendado tomar o chá duas vezes ao dia, preferencialmente pela manhã e à noite, enquanto durarem os sintomas da infecção. Porém, tenha atenção, pois esta receita não deve ser consumida por diabéticos. Quem sofre com a doença deve preparar o chá sem mel.

Benefícios do chá antibiótico

Os antibióticos são medicamentos sintéticos que combatem as bactérias, as eliminando dos nossos organismos. Existem diferentes tipos, que visam bactérias diferentes. O primeiro medicamento antibiótico descoberto foi a penicilina, descoberto pelo microbiologista Alexander Fleming. Ele realizou diferentes experimentos para atestar a ação antibacteriana da penicilina, que foi encontrada acidentalmente quando ele entrou de férias e deixou algumas placas amostras bacterianas fora da refrigeração.

Os antibióticos sintéticos são muito agressivos, e por isso podem apresentar consequências maléficas para os nossos organismos. É comum que eles eliminem as bactérias dos nossos estômago que nos fazem bem, causando diarreia, náusea, etc. Também, os antibióticos podem matar as bactérias que protegem a região genital das mulheres contra a proliferação exagerada do fungo Candida Albicans. Assim, as mulheres que estão sob tratamento de antibióticos também podem experiências um quadro grave de candidiase.

Ademais, os antibióticos podem ter interações medicamentosas. Por exemplo, o uso deste medicamento inibe a ação dos anticoncepcionais, o que pode causar uma gravidez inesperada. Além disso, algumas pessoas até mesmo possuem alergia aos antibióticos, o que pode levar até mesmo a morte.

Desta forma, muitos indivíduos preferem utilizar tratamentos naturais, que incluem plantas com ações antibacterianas. Estes medicamentos fitoterápicos são menos prejudiciais, e podem ser utilizados quando há recomendação médica ou no começo da infecção bacteriana. É importante mencionar que, quando o médico recomenda o uso de um medicamento antibacteriano, este tratamento deve ser respeitado. Porém, pode-se concilia-lo com os chás.

Uma pesquisa realizada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo mostrou que ” o óleo essencial de Eucalyptus globulus possui atividade antimicrobiana superior à da clorexidina em relação à bactéria gram-positiva Sthaphylococcus aureus e igual ação antimicrobiana para as bactérias gram-negativas
Escherichia coli e Proteus vulgaris, e ao fungo Candida albicans. A papaína apresentou efeito antimicrobiano em relação à Candida albicans apenas na concentração a 10%, e o xilitol não apresentou efeito antimicrobiano nas concentrações 10 e 20% testadas.”

Receitas e Naturais em seu email