Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá anti estresse

A contemporaneidade ocidental trouxe consigo cobranças sociais e agendas cada vez mais apertadas, o que acentua os problemas já comuns da modernidade de estresse, em especial quando associado aos fazeres laborais.

Estudo conduzido entre os anos de 2005 e 2008 pela Universidade de Oxford demonstrou que as crianças estão demonstrando níveis alarmantes de estresse cada vez mais cedo. Com cobranças desde pequenos associadas ao seu futuro e com agendas tão competitivas quanto a de seus pais, as crianças têm cada vez menos tempo para brincarem e interagirem entre si de forma natural.

Com aulas desde de manhã cedo e os mais variados cursos, que vão desde natação e artesanato até história da arte, robótica, lógica e canto, crianças com menos de seis anos de idade estão apresentando níveis de estresse comparados até a última década aos níveis de adolescentes que encaravam a escolha pelo curso de graduação “dos seus sonhos”.

A indústria farmacêutica possui uma variada cartela de opções industrializadas para solucionar o problema de estresse na atualidade. Entretanto, cada vez busca-se mais por opções naturais que sirvam de alternativa aos medicamentos tradicionais, principalmente pelos efeitos colaterais sérios e amplos que o consumo desses remédios costuma acarretar.

Nesse artigo você encontrará alguns chás para combater o estresse de forma natural e sem agredir sua saúde e seu organismo. Boa leitura!

Chá anti estresse – Alcaçuz

Chá anti estresse - Alcaçuz

Chá anti estresse – Alcaçuz

O alcaçuz é uma planta medicinal utilizada por aqueles que sofrem com estresse, fadiga e cansaço. Essa erva medicinal possui propriedades relaxantes importantes porque contém cortisol na sua constituição química. Nesse sentido, consumir o chá de alcaçuz é uma forma interessante e natural de manter o nível adequado de cortisol no seu corpo. Com isso, você evitará o abatimento tão comum durante as crises de estresse.

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa com folhas de alcaçuz picadas
  • 1 xícara de água

Modo de preparo: Faça uma infusão. Primeiramente ferva a água e, após desligar o fogo, coloque as folhas de Alcaçuz e tampe. Deixe a mistura agir por 10 minutos. Posteriormente, coe o chá, adoce de acordo com seu gosto e aguarde a temperatura ficar agradável para consumo.

Posologia: Beba até três xícaras por dia do chá. Preferencialmente, dê um intervalo mínimo entre o consumo de 3 horas.

Cuidados: Não consuma mais que seis gramas da planta no dia. O consumo excessivo do chá de alcaçuz para o estresse pode aumentar a pressão arterial.

Chá anti estresse – Alecrim

Chá anti estresse - Alecrim

Chá anti estresse – Alecrim

Entre diversos outros benefícios para a saúde, como auxílio no tratamento de reumatismo e redução de gases intestinais, o alecrim também é uma opção interessante para aqueles que sofrem com o estresse.

Amplamente conhecida por ser uma erva que relaxa os nervos e acalma os músculos, o chá de alecrim é muito utilizado para aumentar o fluxo sanguíneo. Essa aceleração é importante quando o estresse e o desânimo se fazem presentes por estimular o cérebro. Além disso, a planta combate o estresse de forma natural por possui propriedade antioxidante, essencial para o sistema nervoso humano.

O chá de alecrim está entre os mais indicados para aqueles que sofrem de estafa mental.

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa das folhas de alecrim picadas
  • 1 xícara de água

Modo de preparo: Ferva a água e, após fervida, desligue o fogo. Adicione as folhas de alecrim na água e tampe a infusão por cerca de dez minutos. Coe o chá e adoce de acordo com seu gosto.

Posologia: É indicado que o chá de alecrim para o estresse seja bebido duas vezes ao dia, uma de manhã cedo e outra ao longo da tarde.

Cuidados: O chá de alecrim deve ser consumido de forma moderada. Sua ingestão desenfreada pode causar irritações gastrointestinais e nefrite.

Contraindicações

Veja quais pessoas devem evitar o consumo do chá de alcaçuz ou do chá de alecrim no combate ao estresse.

  • Gestantes
  • Lactantes
  • Crianças com doze anos ou menos, exceto sob prescrição pediátrica
  • Pessoas que sofrem com diarreia

O que você achou desse conteúdo? Deixe um comentário com a sua opinião e divulgue essas dicas com seus familiares e amigos que sofrem com o estresse.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email