Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receitas de Chás para Celulite

A celulite é uma companhia indesejada que as mulheres nunca queriam ter. Elas tem sua vaidade corrompida por causa desse problema que deixa a pele com aspecto de casca de laranja. E com certeza ela afeta até a vida social de muitas pessoas, que evitam por exemplo ir à praia, vestir certos tipos de roupas e tem problemas até no relacionamento conjugal ou com namorado.

Mas afinal, o que é a celulite? A celulite é uma alteração causada no tecido gorduroso da pele que deixa as células cheias de toxinas e água, causando ondulações e nódulos; se manifesta internamente através dos furinhos na pele, a tal casca de laranja. É o processo de uma infecção bacteriana.

A celulite surge por vários fatores da vida cotidiana: um fator determinante é o aumento de peso; outros fatores externos são má alimentação, poluição, falta de exercícios e cigarro. Mas as plantas medicinais oferecem a solução para diminuir esse problema de maneira bem fácil.

Chá de Centella Asiática

A centella asiática é um potente anticelulite que melhora a nutrição da área afetada. Tem ação anti-inflamatória, antibacteriana, cicatrizante, depurativa, desintoxicante e estimulante do metabolismo da gordura.

A centella asiática é excelente para o tratamento de celulite

A centella asiática é excelente para o tratamento de celulite

Você vai precisar de

  • Meia colher de chá de centella asiática
  • 1 Xícara de água

Como fazer: Coloque a água em uma panela e acrescente a centella asiática. Deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Depois tampe e deixe descansando por 10 minutos. Coe e tome de 2 à 3 xícaras ao dia.

Contraindicações: Não deve ser consumida por gestantes, pessoas com problemas de gastrite, úlcera, problemas no rim e fígado mulheres em período de amamentação.

Chá de Gengibre

O gengibre (Zingiber officinale) tem substâncias anti-inflamatórias chamadas gingeróis que inibem a formação de inflamação, impedindo o surgimento da celulite. Tem ação vasodilatadora, digestiva, anti-inflamatória, analgésica e anticoagulante.

Você vai precisar de

  • 1 rodela de gengibre
  • 1 limão
  • 1 Xícara de água

Como fazer: Coloque a água no fogo mas ao surgir as pequenas bolhas de fervura, acrescente o gengibre. Deixe ferver por 5 minutos. Coe e esprema o o suco do limão na água fervida. Beba 3 vezes ao dia, em jejum seria melhor ainda.

Contraindicações: Não devem consumir o chá de gengibre pessoas diabéticas, com pressão alta, grávidas e pessoas com problemas de coagulação no sangue.

Chá de Marapuama

A marapuama (Ptychopetalum olacoides), também conhecida com o Liriosma ou pau-homem, melhora a circulação sanguínea, linfática e aumenta o metabolismo. Tem ação antidiarreica, afrodisíaca, antireumática e anti-estresse.

Você vai precisar de

  • 2 Colheres de sopa de cascas de marapuama seca e picadas
  • 1 litro de água

Como fazer: Pegue uma panela adicione a água e as cascas de marapuama. Deixe ferver por 20 minutos. Tampe, deixe descansando até amornar e coe. Tome de 2 à 3 vezes ao dia.

Contraindicações: Deve ser evitada por gestantes e mulheres em período de amamentação, pessoas com problemas cardíacos, pessoas que tenham pressão alta.

Chá de Castanha-da-índia

A castanha-da-índia ( Aesculus hippocastanum) combate a retenção de líquidos em nosso organismo, pois facilita a circulação, evitando a celulite. Tem ação laxante, diurética, anti-inflamatória, acelera o metabolismo, é vasoconstritora (diminui edema dos vasos sanguíneos).

Você vai precisar de

  • 2 colheres de chá de folhas de castanha-da-índia
  • 1 Litro de água fervente

Como fazer: Ferva a água e depois adicione as folhas de castanha-da-índia, deixe descansando por 20 minutos. Coe e tome 3 xícaras ao dia.

Contraindicações: Não podem fazer uso da castanha-da-índia lactantes, crianças menores de 8 anos de idade, junto com medicamentos anticoagulantes, antes e após qualquer cirurgia, gestantes, pessoas que tem transtorno intestinal, pessoas com problemas e fígado ou rim e pessoas com lesões na mucosa digestiva.

Chá de Dente de leão

A dente de leão ( Taraxacum officinale) é uma das plantas mais indicadas para o tratamento da celulite. Tem ação anti-inflamatória, antioxidante, é diurética, laxante e desintoxicante.

Você vai precisar de

  • 2 Colheres de folhas secas ou ramos da raiz de dente de leão
  • 1 litro de água

Como preparar: Coloque os ingredientes e uma panela e deixe ferver por 5 minutos. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Coe e tome 3 xícaras ao dia.

Contraindicações: Devem evitar o consumo de dente-de-leão pessoas com problemas nos rins, estomacais, biliares e gestantes.

Chá de chapéu-de-couro

A chápeu-de-couro (Echinodorus grandiflorus) também conhecida como chá-de-campanha, chá-do-brejo, chá-mireiro e congonha-do-brejo. Age combatendo edemas, inchaços e retenção de líquidos e limpa as impurezas do sangue. Tem propriedades laxante, diurética e depurativa.

Você vai precisar de

  • 2 Colheres de sopa de folhas de chapéu-de-couro
  • 1 Litro de água

Ferva a água e acrescentes as folhas de chapéu-de-couro. Tampe de deixe descansando por 10 minutos Coe e tome de 4 à 5 xícaras por dia.
Contraindicações: Não podem consumir este chá gestantes, mulheres em período de amamentação, pessoas alérgicas ao chapéu-de-couro e crianças.

 

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email