Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chás para Bronquite

A bronquite é uma inflamação nos brônquios que são tubos que levam oxigênio até os pulmões Existem duas formas de bronquite: a aguda que causa chiado no peito, tosse e dificuldade na respiração que tem uma duração de um tempo e a bronquite crônica que tem os mesmos sintomas mas duram a vida toda.

Sendo agudo ou crônico, o problema acontece quando os brônquios inflamam, incham e ficam mais contraídos e produzem uma maior quantidade de muco na tentativa de limpar os pulmões. Isso dificulta a entrada de oxigênio até os pulmões. Os cílios que são responsáveis em varrer a secreção para fora, não trabalham direito e a passagem de ar tem um sério risco de entupir.

A bronquite, alérgica ou asmática, pode ter seus sintomas reduzidos com um chá de cravo da Índia. Com este ingrediente simples, muitas vezes já encontrado nas cozinhas por seu poder aromático, podemos fazer um ótimo chá. Vejamos:

Chá de Cravo da Índia

  • Cinco Cravos da Índia
  • Uma xícara de água

Modo de preparo: Ferva a água e, acrescente os cravos da Índia. Deixe em repouso por quinze minutos, após isso, coe o chá. Beba uma xícara do chá de cravo  três vezes ao dia.

Cuidados: A ingestão em excesso pode provocar irritação e queimaduras da mucosa estomacal.

O cravo da índia é muito eficaz no tratamento da bronquite

Eucalipto: Chá, inalação e tópico

O eucalipto é uma remédio caseiro poderoso para o tratamento de rinites, sinusite, resfriados, gripes, asma, bronquite, pneumonia febre, tuberculose, dor muscular, mau hálito, acne e vermes intestinais. Ele tem ação descongestionante, expectorante, antisséptica, anti-inflamatória e vermifuga.

  • 01 Colher de chá de folhas de eucalipto picadas
  • 01 Xícara de chá de água

Modo de preparo: Coloque a água em um panela e coloque para ferver. Quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas de eucalipto. Tampe e deixe descansando por alguns minutos até amornar. Coe e bebe 2 x ao dia.

Inalação com eucalipto

  • 01 Litro de água fervente
  • 05 Gotas de óleo essencial de eucalipto

Coloque a água em uma tigela e adicione as gotas de óleo de eucalipto e inale o vapor. Dica: coloque uma toalha na cabeça para aproveitar mais o vapor.

Uso tópico do eucalipto

  • 02 Gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 100 ml de óleo mineral

Misture os óleos e faça massagens no peito.

Contra-indicações: Deve ser evitado por mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação. Pessoas com problemas cardíacos ou com pressão alta devem informar seu médico sobre consumo do eucalipto.

Verbasco e altéia

O verbasco é uma planta usada para problemas respiratórios como bronquites, catarros, tosses e asma e outros. Tem ação expectorante, antibacteriana, sedativa, antiespasmódica e diurética. A altéia é utilizada no tratamento de tosses em crianças, inflamações, bronquite crônica e outras. Ela tem propriedade expectorante, anti-inflamatória, calmante e emoliente.

  • 01 Colher de chá de folhas secas de verbasco
  • 01 Colher de chá de raiz de altéia

Modo de preparo: Coloque a água em uma panela para ferver. Quando levantar fervura, desligue o fogo e adicione o verbasco e a altéia. Tampe e deixe descansando por 15 minutos. Coe e beba de 3 à 4 xícaras a dia.

Contra indicações: O verbasco não pode ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação. A altéia deve ser evitada por mulheres grávidas e que estejam em período de amamentação e durante o uso de álcool.

Guaco

O guaco é eficiente no tratamento de tosse, rouquidão, gripes, infecção de garganta, bronquites, alergias e outros. Tem ação expectorante, broncodilatadora, anti-asmática e cicatrizante.

Chá para expectoração

  • 02 Colheres de sopa de guaco
  • 02 colheres de sopa de folhas de eucalipto
  • 01 Litro de água fervente

Modo de preparo: Ferva a água e adicione o guaco e as folhas de eucalipto. Tampe e deixe descansando por 15 minutos. Coe e se necessário adoce com mel. Tome de 2 à 3 xícaras de chá ao dia.

Chá para a tosse

  • 20 gramas de guaco, de preferência, fresco
  • 250 ml de leite
  • 02 Colheres de sopa de açúcar mascavo

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes em uma panela, aquecendo em fogo baixo. Mexa de vez em quando para diluir bem a mistura. Quanto mais o açúcar estiver caramelizado, melhor. Beba 01 xícara de chá, sempre morno, antes de dormir.

Contraindicações: O guaco não deve ser consumido por pessoas que tenham doenças hepáticas, que utilizam medicamentos anticoagulantes e para crianças com menos de 1 ano de idade.

Xarope de Agrião

O agrião tem ação descongestionante e expectorante. É usado para bronquite, asma e tosse.

  • 01 Boa porção de agrião picado
  • Meio abacaxi cortado em rodelas
  • 02 Beterrabas picadas
  • 600 ml de água
  • 03 Copos de açúcar mascavo

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador. Coloque em uma panela e leve ao fogo, deixando em fogo baixo por 40 minutos. Após amornar, coe e adicione 1/2 de mel e misture bem. Beba 1 colher de sopa 3 x ao dia. Para as crianças a medida para consumir deve ser de 1 colher de café 3 x ao dia.

Contraindicação: Por seu poder abortivo, não deve ser consumido por mulheres grávidas.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email