Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Saiba os Benefícios da Pitanga e aprenda uma Receita de Chá

Fruta bastante popular no Brasil, a pitanga é fruto que advém da pitangueira, de nome científico Eugenia Uniflora. É fonte de vitaminas e diversos benefícios para a nossa saúde. Esse fruto não é produzido para fins comerciais no país, pois após um curto período, ele se torna muito amargo. Porém, é facilmente encontrado em quintais e terrenos baldios.

A pitangueira é uma árvore que tem sua origem na Mata Atlântica brasileira. Seu plantio é extremamente fácil, é necessário apenas colocar a semente da pitanga na terra úmida. Ela se desenvolve em todos os solos, e por isso se tornou muito conhecida. Além de saborosa, a pitanga tem diversas propriedades medicinais que auxiliam no tratamento de enfermos.

A fruta contém vitaminas A e C, além de cálcio, ferro e fósforo. As pitangas roxas contém maior quantidade de compostos fenólicos e antocianinas, comparadas com as pitangas laranjas e vermelhas. Também, estudos mostraram que as pitangas tem níveis de carotenoides superiores aos da própria cenoura.

Quais os benefícios da pitanga?

Além de diurética, ela pode ser usada para auxiliar no controle da febre e no tratamento de reumatismo, hipertensão, obesidade e bronquite, além de ser considerada um calmante natural. Suas folhas também são usadas como ingrediente para um chá delicioso, fácil de fazer e com muitas vantagens para a saúde.

Assim como a fruta, o chá feito com as folhas da pitanga pode ser usado para o controle da febre, tratamento de hipertensão, podem funcionar como antioxidantes, anti-inflamatório, diurético e calmante natural. Auxilia também na prevenção de doenças cardiovasculares, doenças inflamatórias e infecção na garganta, ajuda no tratamento da bronquite, controle de rugas e acnes.

Chá-de-pitanga

Conheça o Chá de Pitanga

Como dito, a coloração da pitanga que irá determinar a quantidade de compostos na fruta. Quanto mais forte for sua coloração, como no caso da pitanga roxa, mais compostos fenólicos ela possui. Com isso, a pitanga roxo é extremamente benéfica para a saúde dos olhos, pois possui Vitamina A e carotenoides em abundância, o que previne cataratas. Tais compostos também fortalecem o sistema imunológico.

Combinando todos seus benefícios, o chá de pitanga pode ser considerado um grande aliado no combate ao envelhecimento precoce e na luta pela perda de peso. Com todas essas vantagens, você deve estar se perguntando como fazer esse chá e é sobre isso que vamos comentar agora.

Chá de Pitanga – Receita

Para fazer o chá citado e usufruir dos seus nutrientes, você irá precisar selecionar as melhores folhas da pitanga, ao contrário do que ocorre com algumas frutas, aqui você irá utilizar apenas as folhas no preparo da bebida.

Como preparar: Leve 1 litro de água ao fogo e espere ferver. Após levantar fervura, desligue o fogo, adicione as folhas selecionadas e tampe a panela. Aguarde 10 min e sirva. Pode ser consumido quente ou frio.

É recomendável que você tome até 3 xícaras do chá por dia, uma em cada refeição. Mas atenção, quantidades maiores que isso podem significar um excesso e representar um risco à sua saúde. Como todo remédio, esse também precisa de atenção ao ser ministrado, apesar de natural, toda substância usada em excesso pode ser prejudicial à saúde.

Além do chá, também é possível realizar banho com as folhas de pitanga, o que irá auxiliar na diminuição da oleosidade da pele e cabelos. Já o óleo, retirado das folhas e do caule, tem funções anti-inflamatórias e hidratantes, podendo ser passada por todo o corpo. Porém, é necessário a consulta ao dermatologista para que ele diga se o óleo é adequado ou não ao seu tipo de pele.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email