Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Acabar com a Vontade de Fumar?

Todos nós já estamos cansados de saber dos males trazidos pelo fumo. O cigarro pode causar várias doenças, além de deixar a pele feia, os dentes amarelados e o cheiro que fica impregnado na boca, mãos e até nas roupas.

Sabendo disso, muitos fumantes tentam largar o cigarro, mas devido à nicotina e outras substâncias presentes nele, a pessoa acaba ficando viciada, ou seja, o seu organismo passa a sentir necessidade da nicotina. Por isso, parar de fumar pode não ser tão fácil para algumas pessoas.

Existe uma parcela da população que consegue largar o vício de forma mais fácil. Ainda não se sabe porque algumas pessoas são mais dependentes que outras, mas a questão é que enquanto alguns fumantes conseguem deixar de fumar com facilidade, outros enfrentam grande dificuldade, na tentativa de acabar com o vício.

Para ajudar a perder a vontade de fumar, existem diversos tipos de tratamentos no mercado, como o laser, os adesivos de nicotina, acupuntura auricular, entre outros. Inclusive, no Sistema Único de Saúde (SUS), você pode encontrar tratamentos para largar o vício do cigarro, mas é necessário agendar uma consulta, no posto de saúde mais próximo para dar início ao tratamento.

Uma outra opção para auxiliar quem deseja para de fumar é a medicina natural, também conhecida como medicina alternativa. Rica em plantas com propriedades que atuam em diversas partes do organismo, essa opção também inclui chás, sucos e outras composição que lhe ajudaram a vencer a vontade de fumar.

A Erva Cidreira, também conhecida como Melissa, possui propriedades terapêuticas que resultam em um efeito calmante, que auxilia no controle da ansiedade e, consequentemente, na vontade de tragar um cigarro. Na forma de chá, a bebida é recomendada para os fumantes que desejam abandonar o vício, assim como o Chá de Tanchagem, apresentado em um outro post do blog. Vamos à receita!

Chá de Erva Cidreira para Parar de Fumar

Erva Cidreira

Erva Cidreira

Ingredientes:

  • 30 gramas de folhas e flores de melissa
  • Um litro de água
  • Limão à gosto

Modo de Preparo: Em uma panela média coloque a erva e leve ao fogo para ferver. Assim que água começar a ferver, desligue o fogo e acrescente as folhas e sumidades floridas da melissa. Deixe descansar por aproximadamente doze minutos. Coe, sirva e adicione limão à gosto.

Posologia: Beber uma xícara pequena três vezes ao dia, adicionando suco de limão. Acredita-se que fazendo o uso do chá diariamente, a vontade de fumar irá diminuir aos poucos, até que venha a cessar completamente. Porém, caso o chá não funcione para você, é recomendado que procure por orientação médica. Uma vez que, o chá é composto por ingredientes naturais, que reagem de maneira diferente, em cada organismo.

Doenças Causadas pelo Cigarro

A maioria já conhece quais são os males causados pelo fumo, mas não custa nada lembrar. Caso você seja um fumante, leia com atenção e pense se realmente quer continuar com esse hábito.

O cigarro pode diminuir em até dez anos a vida de um fumante, comparado a uma pessoa que não fuma. Além disso, o cigarro pode causar câncer de boca, laringe e de pulmão.

Faz um grande mal para o coração, pois o cigarro reduz o fluxo sanguíneo, fazendo com que o coração faça mais esforço para bombear o sangue. E nos homens pode causar impotência sexual.

Além de tantos problemas para a saúde, o hábito de fumar ainda envelhece a pele, deixa os dentes amarelados e são um transtorno para os não fumantes, que acabam por se tornarem um fumante passivo, nos casos em que são obrigados a conviver com o vício.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email