Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais São os Benefícios do Vinagre de Maçã? Como Usar?

A palavra vinagre deriva da palavra francesa vinaigre, que significa vinho azedo. Se você já deixou um vinho guardado por muito tempo, deve ter notado que ele perde seu sabor e fica com o gosto bem mais acre. Quando isso acontece, dizemos que vinho “vinagrou” e essa é, muito provavelmente, a origem do vinagre que conhecemos atualmente.

Desde a época de Hipócrates, o pai da Medicina, o vinagre é usado para fins medicinais, para além dos usos culinários. Atualmente, existem diversos tipos de vinagre, sendo os feitos com vinho branco ou tinto os mais comuns. O vinagre de maçã, no entanto, merece atenção especial por ser rico em propriedades benéficas.

Quais são as propriedades do vinagre de maçã?

No mundo inteiro, o vinagre de maçã é conhecido por suas propriedades medicinais. Por conter substâncias que atuam em diversos órgãos e nas células do organismo, o produto natural pode ser consumido para melhorar problemas de saúde, para o emagrecimento, clareamentos dentes, rejuvenescimento de pele, dentre outros fins. O vinagre de maçã é muito vantajoso para a saúde, mas também para estética e outras questões, como limpeza.

O vinagre de maçã tem mais de 30 substâncias benéficas. Ele tem alto teor de vitaminas A e C, além de sais minerais e ácidos graxos essenciais. Por isso, melhora digestão, ajuda no controle do colesterol, combate problemas nas articulações, reduz os níveis de açúcar no sangue e elimina gorduras. Além de todas essas utilidades, ele é ótimo para os cabelos.

Vinagre de Maçã

Vinagre de maçã: conheça seus benefícios para a saúde!

O diabetes e o colesterol alto são problemas metabólicos cada vez mais comuns que podem estar associados a diversas outras doenças. Ambos são muito ligados a alimentação e, por isso, vários alimentos podem ajudar na prevenção desses problemas. O vinagre de maçã é um deles.

Estudos mostram que o consumo de vinagre de maçã em conjunto com uma alimentação balanceada pode regular os níveis de açúcar no sangue. Com relação ao colesterol alto, a presença de antioxidantes e outras substâncias pode baixar o colesterol LDL e ainda prevenir doenças cardiovasculares.

Também, o consumo de vinagre para emagrecer é muito indicado para processo de emagrecimento. Geralmente, a receita é tomar 1 copo de  água com 1 colher de vinagre todos os dias pela manhã em jejum. Essa forma de consumo não foi suficientemente estudada, mas existem estudos que apontam sim para o potencial emagrecedor do vinagre de maçã por causa dos benefícios que já mencionamos antes.

Quando ele é acrescentado na alimentação, favorece a eliminação de gorduras e pode reduzir a circunferência abdominal. Por melhorar a digestão e ser levemente diurético, o produto ainda combate o inchaço.

Também, o vinagre de maçã é extremamente benéfico para eliminar as bactérias e fungos, devido às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Também, melhora as dores nas articulações, combate doenças de pele, ajuda no controle da pressão arterial, previne o Mal de Alzheimer e diminui a fome.

Como usar o vinagre de maçã?

Antisséptico: O vinagre pode ser usado como antisséptico natural, para eliminar bactérias e outros microorganismos. Também, o vinagre serve para tratar algumas doenças, como resfriados, gripes ou dores de garganta. Use  4 colheres de chá de vinagre em um copo de água quente para fazer um gargarejo.

Reduzir o colesterol: Como mencionado, o vinagre também pode ser usado para reduzir o colesterol. Pode-se usar 30 ml de vinagre de maçã com 200 ml de água, diariamente. Segundos pesquisas da Universidade de Birmingham, este tratamento pode diminuir o colesterol em até 13%.

Emagrecimento: Como mencionado, o vinagre de maçã pode ser utilizado para auxiliar no processo de emagrecimento, pois este líquido é um supressor de apetite. Para este fim, pode-se inserir o vinagre nas refeições, utilizando-o em saladas, e até mesmo ingerindo pequenas porções de água com vinagre uma vez por dia. Isto não é recomendado para pessoas que tenham problemas de estômago.

Eliminar caspa: Para eliminar a caspa, pode-se aplicar o vinagre com água diretamente no couro cabeludo, deixando-o 15 minutos. O vinagre irá limpar as pelas mortas da pele, mata as bactérias, fungos e também equilibra o Ph do couro cabeludo.

Eliminar micose: O vinagre de maçã pode ser usado para eliminar e tratar a micose, tanto nas unhas quanto na pele. Caso for para tratamento das unhas, deixe os pés ou mãos de molho na água com vinagre por cerca de 10 minutos por dia. Se o caso for a pele, tome um banho com vinagre, passando-o pelo corpo.

Receitas e Naturais em seu email