Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Preparar a Farinha de Casca de Maracujá? Quais os Benefícios?

As farinhas funcionais vêm ganhando destaque no mundo da alimentação saudável. Dentre elas, a pioneira muito provavelmente é a farinha de maracujá, que começou a ser estudada há quase vinte anos. Ela é feita a partir da parte branca da casca da fruta, normalmente descartada no consumo. Os pesquisadores descobriram que, quando jogamos fora essa parte do maracujá, acabamos perdendo muitas de suas propriedades. A farinha é uma boa forma de se consumir essas propriedades na alimentação cotidiana.

E, além da farinha de maracujá ser extremamente fácil de ser preparada, ela também é muito nutritiva. Ela possui a fibra pectina, a vitamina B3 (niacina), ferro, cálcio e fósforo, que são preservados mesmo com o procedimento utilizado para fazer a farinha. A quantidade de fibras presente na farinha de maracujá é 10 vezes maior do que presente no próprio suco, deito de maracujá. A principal fibra presente neste alimento é a pectina, que transforma-se em gel e trás uma boa sensação de saciedade. Abaixo, confira como a farinha de maracujá deve ser preparada e quais são os seus benefícios e nutrientes.

Farinha de maracujá

Ingredientes:

  • 6 maracujás firmes e sem rugas
  • 1 litro de água
  • 1 colher (sopa) de água sanitária

Modo de preparo: Lave os maracujás em água corrente e os coloque de molho na água com água sanitária por 15 minutos. Após esse tempo, enxágue as frutas. Depois corte os maracujás ao meio e tire a polpa (aproveite para fazer um suco). Retire também a casca amarelada mantendo só a parte branca. Corte essa parte em fatias médias e leve ao forno por 30 minutos. Depois bata a casca seca no liquidificador, peneire e guarde em um pote com tampa.

O ideal é consumir de 2 a 3 colheres (sopa) de farinha de maracujá diariamente. Ela pode ser consumida com água, sucos, vitaminas ou no preparo de pães, bolos e biscoitos.

Farinha da casca da maracujá

Farinha da casca da maracujá

Quais são os nutrientes da farinha de maracujá?

A casca do maracujá contém nutrientes e substâncias diferentes da polpa. Assim como em outras frutas, como a maçã, a casca do maracujá tem grandes quantidade de pectina, uma fibra de origem vegetal que ajuda no controle dos picos de glicose e redução dos índices de colesterol. A farinha também contém vitamina B3, ferro, cálcio e ferro. A combinação desses nutrientes traz diversos benefícios para a saúde. Por isso, a farinha de maracujá pode ser usada para enriquecer a alimentação, prevenindo doenças e fortalecendo as defesas do organismo.

A farinha feita com a casca do maracujá pode ser usada para potencializar o emagrecimento. Como a pectina ajuda a regular os picos de glicose, ela também diminui a produção de insulina, que pode levar ao acúmulo de gordura corpórea. Além disso, as fibras reduzem o apetite, sobretudo se forem consumidas entre as refeições.

Outro importante benefício relacionado com o anterior é a prevenção do diabetes, devido à regulação da glicose. Um estudo feito na Universidade Federal da Paraíba mostrou que o consumo da farinha de maracujá, além de auxiliar na perda de peso, reduz os níveis de colesterol e triglicérides. A explicação, mais uma vez está na pectina, que dificulta a absorção de gorduras.

Além de promover uma sensação de saciedade e, por isto, promover o emagrecimento, a farinha de maracujá também melhora as taxas de colesterol e de triglicérides. E, pela quantidade de fibras, proporciona um bom funcionamento do intestino. É importante mencionar que, apesar da farinha de maracujá ser um ótimo alimento, ela também deve ser consumida com moderação.

A recomendação diária da farinha de maracujá é de 25 gramas. Duas colheres da farinha já é, aproximadamente, esta quantidade máxima. Nesta porção, pode-se encontrar 18,6 gramas de fibras. E, isto é 74% da quantidade diária recomendada.