Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Espinheira Santa Emagrece? Conheça os Benefícios

A espinheira santa é uma planta medicinal bastante conhecida em todo o Brasil. Os povos nativos do nosso país já fazem uso dela desde antes da chegada de Cabral. Na medicina popular, o consumo da planta é indicado para tratar diversos problemas de saúde, principalmente aqueles ligados ao sistema digestivo.

Além do nome espinheira santa, ela também é conhecida pela nomenclatura científica, Maytenus ilicifolia, bem como outros nomes populares, como espinho-de-deus, erva-cancerosa e salva-vidas. Alguns grupos indígenas a chamam de erva cancerosa justamente por usá-la no combate a alguns tipos de tumores, o que é um efeito ainda não comprovado cientificamente.

E, além destes usos previamente mencionados, a espinheira santa também é indicada para as pessoas que desejam emagrecer, devido às suas propriedades laxantes e diuréticas. O chá não promove o emagrecimento sozinho, mas deve ser utilizado em conjunto com dietas saudáveis. Abaixo, saiba como usar a espinheira santa para o emagrecimento.

Espinheira santa

A espinheira santa é uma planta originada do Brasil, e hoje em dia está presente, majoritariamente, no sul do país. Ela é um arbusto, que pode até mesmo se utilizado para ornamentação. Como mencionado, a espinheira santa sempre foi utilizada pelos nativos brasileiros. E, ela tornou-se popular nos meios urbanos em 1930.

Como comentamos antes, o principal campo de ação da espinheira santa é o aparelho digestivo. Por isso, ela é indicada para tratar problema como gastrite, úlcera, azia e má digestão. Também, o chá tem efeito depurativo, sendo indicado para acnes, eczemas e outros problemas de pele. Outro efeito conhecido é o emagrecedor, sobre o qual falaremos melhor adiante.

Conheça as propriedades da espinheira santa

Saiba quais são as propriedades da espinheira santa, e como ela pode ser usada para contribuir com o emagrecimento.

E, a espinheira santa também também é indicada para quadros de infecções urinárias, respiratórias, asma e diarreia. Ademais na Argentina o chá desta planta é muito utilizado para induzir a menstruação. Outros usos não comprovados são os relativos ao tratamento de câncer.

Por fim, o chá feito com as folhas da espinheiro também pode ser aplicado em lesões da pele, machucados e câncer de pele, pois ele ajuda no tratamento e cicatrização destas.

O chá de espinheira emagrece?

O chá de espinheira santa é utilizado como um emagrecedor natural, pois algumas de suas propriedades terapêuticas podem sim ajudar na perda de peso. No entanto, é sempre importante enfatizar que a planta não fará milagres. Ela apenas estimulará o emagrecimento obtido por meio de uma dieta com redução de calorias, devido às suas propriedades laxante e diurética.

A espinheira atua como um laxante leve. Assim, torna o funcionamento intestinal mais ágil e eficiente. O inchaço causado pela prisão de ventre pode aumentar a circunferência abdominal, ou seja, a barriguinha. O efeito laxativo combate justamente esse problema, incentivando que o indivíduo vá mais ao banheiro e emagreça.

E, a maior parte das ervas emagrecedoras age como diurético, assim como a espinheira santa. Isso quer dizer que elas estimulam o organismo a eliminar os líquidos retidos. Quando tomamos o chá de espinheira santa, ele reduz o inchaço causado pela retenção hídrica. Dessa forma, a perda de peso se torna mais rápida e perceptível no corpo todo.

O terceiro efeito importante para a perda de peso é a melhoria geral da digestão. Se o sistema digestivo funciona bem, aproveitamos melhor os nutrientes consumidos na alimentação e também elimina-se o que é necessário. O consumo do chá também pode ajudar na eliminação de gorduras.

Logo, como pode-se perceber, todas as propriedades da espinheira santa contribuem com o processo de emagrecimento. Porém, é preciso mencionar que esta planta, como citamos anteriormente, não irá agir sozinha. É preciso que este chá seja usado em conjunto com dietas, saudáveis, que visam o emagrecimento.

Entretanto, é preciso mencionar que o chá de espinheira santa é contraindicado para grávidas e lactantes. As recomendações de consumo precisam ser respeitadas para evitar efeitos colaterais como enjoo, dor de cabeça e problemas estomacais. Procure um especialista para orientações mais específicas para o seu caso.

Receitas e Naturais em seu email