Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Quiabo para Diabetes

O quiabo pode ser consumido de diversas maneiras. Quando cru é um excelente componente para saladas frias, podendo ser acompanhado de diversas variedades de legumes como a cenoura, o brócolis, a couve flor e o pimentão. Quando cozido, o quiabo é tradicionalmente o principal parceiro do frango, na culinária mineira, inclusive, é muito consumido com angu, arroz e feijão. Em geral, essas são as formas mais comuns de se consumo, porém, é na receita de água de quiabo, que ele se revela como um forte aliado da saúde humana, devido as suas propriedades medicinais.

Em 2013, uma reportagem exibida pelo programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão, mostrou que alunos do Ensino Médio de uma escola da cidade de Patos de Minas, no Estado de Minas Gerais, foram premiados em uma feria de ciências da Universidade de São Paulo (USP), depois de testarem a eficácia “Água de Quiabo” para o controle dos níveis de diabetes.

O estudo revelou que na mucilagem liberada pelo quiabo, conhecido popularmente como a “baba”, existe uma alta concentração de fibras e que é justamente isso que ajuda a baixar os níveis da glicose, ou seja, de açúcar no sangue. Aprenda a preparar a receita.

Receita de Água de Quiabo para Diabetes

Ingredientes:

  • 2 quiabos médios
  • 200 ml de água filtrada

Modo de preparo: Lave os dois quiabos e retire as pontas e parte superior o fixa a rama. Corte os quiabos ao meio e em seguida, coloque-os dentro de um copo com a água filtrada. Deixe descansar por um período entre oito e dez horas, durante do período da noite. No dia seguinte, retire os quiabos da mistura e ainda em jejum, beba a água que ficou no copo.

Posologia: Beba a água de quiabo diariamente até que os níveis de glicose estejam controlados.

Atenção: Independente do tratamento caseiro ser realizado por componentes naturais é indispensável o acompanhamento médico durante todo o processo, para manter controle sobre os índices de glicose e verificar a eficácia da água de quiabo para o seu organismo. Um vez que conversando com um especialista, também, será possível determinar qual a alimentação mais adequada para cada paciente.

Quiabo

Quiabo in natura

Propriedades Medicinais do Quiabo

Se você é do tipo que torce o nariz para o alimento, conheça boas razões para incluir o quiabo em sua alimentação diária, mesmo que o sabor não seja tão agradável. Para se ter uma ideia, os benefícios da água de quiabo não se restringem ao tratamento da diabetes. A bebida também é eficaz para tratar úlceras estomacais, atua contra a asma, normaliza o colesterol, evita o câncer de cólon de útero e é um excelente aliado no combate a prisão de ventre.

Um dos segredos para que o quiabo seja tão saudável é a presença dos antioxidantes. A vitamina A e o betacaroteno, que atuam na prevenção de diversas doenças. Além disso, ele também contém vitamina C, capaz de combater infecções, e vitamina K, que fortalece os ossos e melhora a circulação sanguínea.

O consumo do quiabo também ajuda no controle do colesterol alto. Os pesquisadores acreditam que esse efeito se deve às fibras dietéticas encontradas no alimento. Em nosso organismo, as fibras se unem com a água, formando um líquido gelatinoso (semelhante à baba do quiabo). Essa substância se cola nas moléculas de gordura, impedindo que parte delas seja absorvida durante a digestão.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email