Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Benefícios do Poejo

O poejo (Mentha pulegium) é bastante comum em hortas e jardins aqui no Brasil. A popularidade da planta se deve, principalmente, às suas propriedades medicinais, conhecidas popularmente há várias gerações. Acredita-se que o chá preparado com as folhas do poejo seja um eficaz expectorante e, por isso, o remédio caseiro é indicado para tratar a tosse, gripe e outras doenças do trato respiratório. Essa propriedade, somada ao cheiro exalado pela planta, faz com que muitos a chamem de “hortelã dos pulmões”.

Poejo

Folhas de Poejo

Outras Propriedades

Os benefícios do poejo não ficam restritos ao sistema respiratório. Algumas substâncias contidas nas folhas ajudam a reduzir a acidez no estômago. Dessa forma, o consumo do poejo contribui para melhorar a digestão e combater a azia.

Dentre as propriedades do poejo, podemos destacar os efeitos

  • carminativo
  • digestivo
  • vermífugo
  • expectorante
  • antisséptico
  • antiespasmódico
  • emenagogo

A aplicação de compressas à base de poejo é capaz de aliviar as dores reumáticas e a planta também atua como um repelente natural, espantando moscas, pulgas e outros insetos. Já o chá pode melhorar a cólica menstrual, acabar com a insônia e reduzir a ansiedade.

Contraindicações

A pulegona, substância que compõe o poejo, pode ser considerada tóxica se consumida em alta quantidade. Por essa razão, é importante seguir as recomendações de especialistas e não ingerir o chá em excesso. O borneol, que também é encontrado na planta, deve ser evitado por gestantes, sobretudo nos primeiros meses de gravidez, pois há chances de ocasionar um aborto.

Dica Natural

Você preparar sachês perfumados com o poejo para colocar nos armários e demais ambientes de sua casa. Basta colocar algumas folhas secas em pequenos pedacinhos de pano fino, amarrar firmemente e pendurar no lugar desejado. Além de deixar o espaço com um cheirinho agradável, o sachê ajuda a afastar insetos e acabar com o mofo. Vale a pena experimentar!