Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais são os Benefícios do Mamão? Como Usar?

Você é do tipo que não abre mão de uma fatia de mamão do seu café da manhã? Se sim, saiba que esse é um excelente hábito para a saúde. O mamão é uma fruta super benéfica, que pode ser encontrada facilmente aqui no Brasil e custa muito pouco. Ele contém vitaminas C e E, riboflavina e minerais como fósforo, potássio, cálcio e ferro. Além disso, 100 gramas de mamão possuem, em média, 40 calorias.

Logo, devido à todos os nutrientes e vitaminas que possui, o mamão auxilia o organismo a prevenir doenças, aumenta o sistema imunológico e também pode, além de proporcionar o emagrecimento, estar envolvido em tratamentos dermatológicos e nos cabelos. Confira abaixo todos os benefícios do mamão.

Benefícios do mamão

O mamão, uma fruta muito comum no Brasil, possui diversos benefícios. Além de ser muito saboroso, o mamão também e rico em fibras e muitos outros nutrientes, como a vitamina C e o licopeno. Também, possui diversos minerais, como o potássio. Abaixo, confira alguns dos benefícios do mamão.

Melhora a Digestão

O mamão ajuda a melhorar a digestão porque possui enzimas digestivas, como a papaína. Elas estimulam o bom funcionamento do aparelho digestivo e melhoram a quebra de nutrientes. Dessa forma, o consumo da fruta pode combater problemas como a congestão e a má digestão de um modo geral. Para obter o benefício, vale a pena em uma porção de mamão logo pela manhã.

Conheça os benefícios do mamão.

Conheça os benefícios do mamão.

Também, o mamão possui fibras e egrande parte da sua composição é água, o que melhora o funcionamento do intestino.

Combate ao Câncer

O mamão é fonte de antioxidantes como o licopeno e os carotenoides. Essas substâncias atuam no organismo, neutralizando a ação dos radicais livres. Dessa forma, é possível retardar o envelhecimento precoce das células e dificultar que elas se multipliquem desordenadamente. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes ajuda a prevenir diferentes tipos de câncer, além de melhorar a saúde como um todo.

Controle do Colesterol e Problemas do Coração

Por conter uma boa quantidade de fibras, o mamão também ajuda a regular os níveis do colesterol no sangue. Durante a digestão, as fibras dificultam a absorção de gorduras, incluindo mal colesterol (LDL). A vitamina C contida na fruta também contribui para evitar as doenças cardiovasculares, porque dificulta a oxidação do colesterol.

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, reduz as quantidades de homocisteína no sangue, uma substância capaz de causar danos nos vasos sanguíneos. Assim, somando todos esses benefícios, o mamão pode ser considerado com um “amigo do coração”.

Benefícios Cosméticos

Falando agora sobre os benefícios para a pele e os cabelos, podemos dizer que o mamão é um ótimo cosmético. Por conter tantas vitaminas e antioxidantes, ele age nas células da pele e ajuda a recuperar os cabelos danificados. Essas propriedades podem ser aproveitadas comendo mamão diariamente ou aplicando ele sobre a pele e os cabelos.

Uma máscara feita com um pouco de mamão amassado com farinha de aveia é ótimo para nutrir a derme, evitar o envelhecimento e dificultar o aparecimento de rugas. Essa mesma mistura pode ser aplicada nos cabelos limpos como um tratamento de hidratação.

Ajuda a emagrecer

Ainda, como o mamão é uma fruta que possui poucas calorias e baixo índice glicêmico, ela auxiliar no processo de emagrecimento. Esta é uma fruta muito mais nutricional e, por isto, ela pode ser consumida diariamente sem apresentar grandes malefícios.

E, como o mamão também ajuda a combater a prisão de ventre, já que possui enzimas que facilitam a digestão, isto também pode auxiliar no emagrecimento.

Como usar?

O meio mais comum de utilizar o mamão é comendo-o de forma natural, apenas descascando-o. Também, pode-se comê-lo com granola, aveia, dentre outras farinhas ou grãos. O mamão verde também pode ser utilizado para fazer um refogado, com sal, pimenta, cebolinha, dentre outros ingredientes.

Caso não goste do mamão in natura, pode-se fazer uma batida com mel, leite, dentre outros ingredientes que goste. Também, é indicado congelar outras frutas e batê-las junto.

E, caso deseje utilizar o mamão para tratamentos estéticos, como máscaras faciais e capilares, pode-se apenas amassá-lo com um garfo e passar no local que deseja. Se desejar usar o mamão nos fios, pode-se combiná-lo com algum óleo, como o óleo de coco.

Receitas e Naturais em seu email