Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Cravo da Índia

Durante o período dos descobrimentos, navegadores europeus viajavam em busca de produtos raros e valorosos através do globo, muitos deles desconhecidos no Velho Continente até então. Foi nessa época que o mundo ocidental conheceu o cravo-da-índia (nome científico Syzygium aromaticum e em inglês dianthus), uma especiaria utilizada na culinária e no preparo de medicamentos naturais.

Para se ter ideia de quanto estas iguarias eram valiosas e justificavam atravessar oceanos inteiros para obtê-las, basta ver que no século XVI o cravo vindo do oriente era quase tão caro quanto o ouro: um quilo da flor seca equivalia à sete gramas do metal dourado. E os nossos antepassados nem sequer conheciam todas as propriedades benéficas do condimento.

Hoje o preço do cravo da índia está em torno de dez reais cada cem gramas, a depender da quantidade e qualidade da especiaria.

Propriedades Medicinais

Hoje em dia existem vários pesquisadores que, assim como os desbravadores antigos, buscam conhecer melhor os produtos fornecidos pela natureza. Diferentes estudos revelam que o cravo-da-índia possui muitas propriedades benéficas e substâncias importantes para a nossa saúde.

Recentemente, mostramos que a especiaria é um repelente bastante eficaz, que também afasta formigas. Além disso, o cravinho ajuda no emagrecimento e funciona como um antibiótico natural.

Flor do Cravo

Flor do Cravo

E as vantagens no consumo do cravo-da-índia não param por aí. Veja outros benefícios:

  • É analgésico e antisséptico;
  • Acelera o metabolismo;
  • Melhora as funções da tireoide;
  • Tem função antioxidante;
  • Ajuda no controle do colesterol;
  • Favorece a perda de peso;
  • É bactericida;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Previne o envelhecimento precoce das células.

Como consumir o Cravo da Índia: Geralmente utilizamos o cravo da índia para aromatizar receitas doces. A especiaria também é bastante usada no preparo de chás. A infusão é uma ótima maneira de aproveitar os benefícios do cravinho, mas vale apostar no sabor marcante da flor seca para dar sabor e perfume a diversas receitas.

Informações Adicionais sobre o Cravo

A planta do cravo da índia na verdade é uma árvore com origem na Indonésia, e o cravo é a flor desta planta, mas que foi seca. Os benefícios do cravo também podem ser aproveitados através do óleo do cravo.

O cravo é também muito usado para a saúde bucal, devido à suas propriedades antissépticas, como no tratamento da gengivite, veja a receita caseira de enxaguante bucal feito com o cravo da índia.

Misturar o cravo da índia com álcool e borrifar pela casa, além de deixar um aroma agradável na casa ainda mantém os insetos fora de casa.

Para quem é adepto das dietas da moda, está sempre procurando algum alimento funcional, ou termogênico, fazendo combinações com fibras, sempre com o objetivo de eliminar gorduras e queimar calorias mais rapidamente; se você está nesta onda, já deve ter ouvido falar de cravo da índia e linhaça. O cravo acelera o metabolismo, ajuda o processo de digestão; uma forma simples é chupar o cravo pois ele estimula a salivação e faz com que as enzimas digestivas atuem no estômago. Outra forma é preparando o chá de cravo da índia e tomar após as refeições.

Associando o uso da linhaça no café da manhã, e o chá de cravo após as refeições o intestino vai funcionar melhor, o metabolismo fica mais rápido e a queima de gordura mais fácil. Claro que exercícios físicos devem ser feitos.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email