Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Conheça os Benefícios do Chuchu para a Saúde

O chuchu é aquele vegetal dito como insosso e inodoro. Ou seja, sem sabor e sem cheiro. Apesar da pouca atratividade por meio do sistema sensorial, o chuchu tem se tornado um forte aliado de quem procura perder peso.

Identificado por cientistas como Sechium edule, também conhecido, popularmente, pelos nomes de machucho, caiota e pimpinela, o chuchu é muito comum no Brasil. O que faz com que ele chegue as prateleiras do supermercado com um preço bem acessível.

Além de ser muito comum em hortas caseiras fazendo com que o brasileiro fique sem desculpa para não consumir o vegetal, principalmente depois que souber que ele tem alto poder antioxidante, o que auxilia no melhoramento do metabolismo humano.

Benefícios para a Saúde

O chuchu contém grande quantidade de água e baixíssimo índice calórico somando, apenas, 19 calorias para cada 100 gramas do vegetal. Para se ter uma ideia, a mesma porção de batata, teria 77 calorias em sua composição.

Além disso, ele é fonte de fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade e acelera o trânsito intestinal – o que faz com que o intestino funcione melhor; auxiliando também, na redução da pressão arterial e proporcionando mais energia para a realização de outras atividades.

Chuchu

Chuchu: conheça as propriedades nutricionais

O chuchu é um aliado de quem quer perder peso. Devido às suas propriedades: antioxidantes, estimulantes, fortalecedoras, diurético, entre outras, ele é um forte componente para aumentar a sensação de saciedade.

Ao incluí-lo na dieta o corpo passa a exigir uma porção menor de comida para sentir-se satisfeito. No fruto também é possível encontrar minerais essenciais como: cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, bem como vitaminas A, C e do complexo B. O cálcio, por exemplo, junto às demais vitaminas que exercem a mesma função trabalham para prevenir doenças ósseas e fortalecendo dentes e ossos.

Sua propriedade antioxidante também é excelente para a beleza da pele e dos cabelos por fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce. Sua ação antioxidante também ajuda a combater os radicais livres auxiliando na prevenção de doenças e no fortalecimento das defesas do organismo, prevenindo, inclusive sintomas da depressão.

Como Consumir?

O chuchu se tornou uma iguaria da culinária brasileira devido a sua facilidade de absorver sabor de outros alimentos. Cortado em fatias espessas ou em cubos ele é um excelente acompanhamento para carnes.

Nas saladas, o chuchu pode ser combinado com legumes como: a cenoura e a batata, temperado com azeite e condimentos. Refogado ou frio a melhor maneira de consumir o chuchu é cozido. Seja no vapor ou apenas fermentado em água quente.

O segredo é não deixar que ele passe do ponto, pois quando cozido além do necessário, ele perde parte de suas propriedades nutricionais. Também é importante descascar que é melhor que ele seja contado quando estiver prestes a ser preparado. Pois assim como no cozimento excessivo, ocorre a perca de parte das vitaminas.

Existem também pratos nos quais ele se apresenta em forma de creme e há, também, sopas que levam em seus ingredientes essa iguaria. Além de chás e sobremesas que se utilizam do chuchu como matéria prima.

Vale a pena aproveitar a época em que ele é vendido mais barato para consumir com frequência ou, quem sabe, plantar uma rama em seu quintal!

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email