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Benefícios do Brócolis

É muito importante que, no que se trata de alimentação, que ela seja variada e com muitos vegetais e verduras benéficos para nossa saúde. Quando o assunto é alimentação saudável, os brócolis logo nos vêm à cabeça. Tem muita gente que detesta o vegetal, principalmente as crianças. Mas vale a pena colocá-lo no prato pelo menos algumas vezes na semana, devido às suas propriedades funcionais.

Assim como outros vegetais com cor verde escura, o brócolis é ótimo para a saúde. Ele contém diversos nutrientes, como vitaminas e sais minerais, além de substâncias antioxidantes, que retardam o envelhecimento celular. Além disso, pesquisas apontam que consumir porções diárias de brócolis previnem a ocorrência de câncer de próstata. Confira mais benefícios deste vegetal abaixo.

Benefícios do Brócolis

O brócolis é um vegetal da família da couve, repolho, dentre outros. São comestíveis as folhas, as flores e os pedúnculos florais. Ainda, algumas pessoas comem os talos. O brócolis é originado da Europa, e sempre foi recomendado em casos de falta de cálcio. Isso porque o brócolis possui cinco vezes a quantidade de cálcio da dose de 100 gramas de leite.

O brócolis é considerado como um alimento nutracêutico, porque possui diversos nutrientes essenciais para o nosso organismo. Ele é rico em vitamina C, A, proteínas, cálcio e ferro. A vitamina A é muito importante para a manutenção da saúde das nossas córneas, enquanto a vitamina C melhora a imunidade, evita o envelhecimento da pele e ainda melhora a absorção de ferro.

O vegetal contém ainda substâncias que não entram para a categoria dos nutrientes, mas que também trazem benefícios para a saúde, como os isoticianatos, que induzem a produção de enzimas protetoras. Além disso, o brócolis possui indóis, que desativam os estrógenos, luteína, que protege a retina e auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer e a zeaxantina, um antioxidante potente que também atua na prevenção de problemas de visão.

Conheça os benefícios e nutrientes do brócolis,

Conheça os benefícios do brócolis.

Por causa dessas substâncias, o consumo do brócolis está diretamente relacionado à prevenção de diversos tipo de câncer, sobretudo o de bexiga. Estudos mostraram que a luteína e o sulforafano são substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres que prejudicam as células, tornando-as cancerígenas. Ademais, pesquisas mostram a eficácia do brócolis na eliminação da bactéria Helicobacter pylori, que infesta a mucosa do estômago e pode ocasionar infecções que causam câncer.

Por ser rico em cálcio, o vegetal também pode retardar os efeitos da osteoporose e fortalecer os ossos. A vitamina C fortalece as defesas do organismo e as substâncias antioxidantes combatem os radicais livres.

O brócolis é um vegetal que ajuda no emagrecimento, por isso é muito incluído em dietas. Ele promove a saciedade e possui poucas calorias. Ademais, devido à vitamina C e outras substâncias, o brócolis é um ótimo desintoxicante. Ele evita a impureza do sangue, combatendo os radicais livres, e evita problemas como furúnculos, coceiras, erupções cutâneas, gota, artrite, reumatismo, cálculos renais, etc.

Como dito, o brócolis era indicado em diversos casos de problemas de saúde. Este vegetal trata a anemia, devido ao alto teor de ferro. Além disso, ele também fortalece o sistema imunológico, de modo que evita infecções e também inflamações. O sulforafano é uma substância anti-inflamatória que potencializa a ação do brócolis.

O brócolis geralmente é cozido em água e utilizado no preparo de saladas. Mas existem outras formas de se consumir o vegetal para variar o cardápio. Para disfarçar o sabor marcante, caso não goste, é possível picar o brócolis em pequenos pedaços e cozinhar juntamente com o arroz. O vegetal também pode ser utilizado no preparo de sucos, batido com laranja ou abacaxi.

Para potencializar a absorção de nutrientes, uma boa dica é temperar as saladas com azeite e limão. Outra sugestão é cozinhá-lo no vapor, para que fique mais verdinho e não perca suas substâncias ativas.

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