Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais São os Benefícios do Agrião?

As plantas não servem apenas para fins gastronômicos, como muitos pensam e restringem seu uso. Muitos vegetais também funcionam como remédios e fitoterápicos, atuando na prevenção e tratamentos de doenças, além da manutenção da saúde do organismo. E quando o assunto é saúde, não podemos nos esquecer do agrião. Essa hortaliça, de sabor picante, é rica em vitaminas, fibras e sais minerais. Popularmente, o agrião é conhecido por aliviar a tosse, mas os benefícios não param por aí.

O agrião também é indicado para outros problemas respiratórios, além de aumentar a sensação de bem estar e melhorar a memória. Por tudo isso, vale a pena incluir um pouco de agrião no seu cardápio. Vamos aprender um pouco mais sobre os benefícios dessa planta.

Quais são os benefícios do agrião?

O agrião, cujo nome científico é Nasturtium officinale, é muito comum nas casas dos brasileiros, podendo ser utilizado tanto para fins gastronômicos quanto medicinais. O seu gosto é picante e forte, e por isso é ideal de ser inserido em patês e temperos.

Nasturtium officinale é eficiente no tratamento de doenças respiratórias, pois contém substâncias que ajudam na eliminação do muco. As vitaminas A e C, encontradas em grande quantidade nessa hortaliça possuem função expectorante e descongestionante. Elas também reforçam o sistema de defesa e, por isso, protegem o organismo contra infecções e outras doenças. Assim, o agrião ajuda a combater gripes e resfriados, bem como amenizar os sintomas da sinusite, bronquite, asma e tosse.

Conheça as propriedades do agrião.

Conheça as propriedades do agrião.

Esses benefícios também se devem às propriedades anti-virais do agrião, que é capaz de eliminar os vírus causados das gripes, resfriados e outras doenças respiratórias causadas por vírus. Além de auxiliar no tratamento de doenças respiratórias, o agrião também melhora o funcionamento do fígado, aumenta imunidade, facilita a digestão, previne a catarata e contribui para a formação dos ossos e dentes, prevenindo também o escorbuto. Estas propriedades devem-se ao alto teor de vitamina A, K e também pobreza em calorias.

Cerca de 100g de agrião possui apenas 23 calorias e 0,4 g de carboidratos. Logo, percebe-se que este alimento é pouco calórico, e por isso pode ser inserido em diversas refeições, sem promover a obtenção de calorias excessivas.

O agrião ainda é fonte de vitamina B6. Esse nutriente facilita a recepção de serotonina pelo sistema nervoso. Isso quer dizer que o consumo de agrião ajuda a controlar a depressão, aumentando a sensação de bem estar. A vitamina também melhora o humor, a concentração e previne a perda de memória.

O uso contínuo do agrião ainda pode evitar diversos tipos de câncer, já que as folhas contêm substâncias que eliminam os radicais livres, pois ele é um excelente antioxidante. Pode ser considerado também um excelente antibiótico natural, pois combate infecções como a cândida e outras bactérias no cólon e intestino.

Como consumir o agrião?

O agrião é ingrediente de várias receitas encontradas no Receita Natural, como o xarope de mel e agrião, o suco calmante e o remédio caseiro para tosse. Os remédios naturais são uma boa forma de se aproveitar os benefícios do agrião. Outra forma de se beneficiar, é incluir a hortaliça no preparo de saladas, sucos e outras receitas. Os especialistas recomendam o consumo de 100g de agrião com talos toda semana.

É recomendado que as folhas de agrião sejam inseridas em sucos de laranja e limão, ou mesmo que sejam refogadas com alho e cebola. O principal objetivo é que a planta não perca as suas propriedades.

O agrião é um dos vegetais mais antigos utilizados pelos homens na sua alimentação. Por isso, hoje em dia essa hortaliça é cultivada em todo o mundo, e em todos os continentes as suas propriedades são reconhecidas. A forma de se usar estas folhas varia bastante de um país para outro.

A hortaliça ainda é utilizada no mercado da beleza, estando presente em loções para cuidar da pele, reduzindo a presença de acnes.

Receitas e Naturais em seu email