Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios da Catalonha e Preparo

As hortaliças fazem parte das refeições da maioria dos brasileiros, isso porque elas possuem muitos nutrientes. A catalonha, uma destas verduras, que também pode ser conhecida como almeirão catalonha, é um planta de nome científico Chicorium intybus. As folhas são verdes escuras, alongadas e de sabor amargo.

A catalonha, devido as vitaminas A, C e do complexo B, auxilia na manutenção da saúde da pele, olhos, ossos e dentes, além de combater infecções e estimular o crescimento. Ademais, os sais minerais fósforo, cálcio e ferro, fortalecem os ossos e, juntamente as fibras, mantém bons níveis de proteína, gorduras e açúcar. Assim como outras hortaliças, a catalonha possui efeito de desintoxicar nosso organismo, estimular a produção de energia e prevenir inflamações.

Abaixo, confira mais acerca da catalonha, suas propriedades, modo de preparo e mais.

Sobre a catalonha

Hoje em dia, a catalonha é uma hortaliça muito indicada para quem quer complementar as refeições com um alimento que possui altos níveis de minerais, vitaminas e fibras. Na Itália, ela é conhecida como chicória, assim como em algumas regiões do Brasil. No nosso país, a época em que achamos a catalonha com mais facilidade e fresca nas feiras e supermercados é entre agosto e janeiro.

Como mencionado, a catalonha possui nutrientes que beneficiam nossos dentes, ossos, sangue e sistema nervoso. Em relação a circulação, a hortaliça estimula este aspecto, uma vez que o sangue fica menos espesso. Ademais, a catalonha evita que haja o estreitamento das artérias que levam sangue para nosso coração, uma condição chamada angina. Isso evita que aconteça a redução da pressão arterial.

A catalonha é uma hortaliça que possui diversos benefícios para nossa saúde.

A circulação faz com que hajam menos dores musculares e nas articulações, diminuindo a incidência de inflamações. Alem disso, com a maior circulação, os indivíduos sentem menos dores. Isso beneficia principalmente os atletas e pessoas que sofrem com dores constantes.

O efeito de desintoxicação se estende para o fígado, pois ela auxilia na eliminação de gordura e álcool. Em relação ao sistema digestivo, a catalonha estimula o funcionamento, a produção de sucos gástricos e bile. Ela previne a prisão de ventre, insuficiência hepática, refluxos gastroesofágicos, indigestão, azia, cânceres de estomago e cólon.

Para as mulheres em idade fértil e grávidas, o ácido fólicos, presente na catalonha, auxilia na formação do feto, pois possui componentes para formar o tubo neural.

Como dito, a vitamina A ajuda na manutenção da saúde dos olhos pele, e a vitamina C presente apoia na eliminação de infecções, o que auxilia também na fortificação dos dentes, ossos e na composição dos vasos sanguíneos. Já as do complexo B estimula o crescimento corporal e do cabelo.

Já para quem quer perder alguns quilos ou desinchar, a catalonha também pode ajudar. Isso porque a hortaliça possui poucas calorias e duas substâncias que controlam o hormônio da fome, inulina e oligofrutose. O efeito diurético da planta é muito importante, já que estimula a produção de urina e desincha.

Preparo da catalonha

No preparo da catalonha, algo muito importante que deve ser ressaltado é o preparo anterior da hortaliça, que deve ser feito por alguns minutos antes que ele seja efetivamente cozinhado na refeição. Isso porque a verdura é amarga, e o gosto pode ser levemente desagradável para algumas pessoas. Realmente, o modo mais nutritivo de comer a catalonha é cru. Porém, devido a este aspecto, muitas pessoas preferem fazer o cozimento.

Para tirar o amargor, há duas opções. Primeiro, pode-se deixar as folhas de molho numa vasilha, com bastante água, descansando por cerca de 15 minutos. Passado este tempo, troque a água e faça o mesmo processo. Depois, basta temperar as folhas com o que preferir, como azeite, limão, sal e prepara-la em saladas.

Como a catalonha é amarga, alguns bons acompanhamentos para este ingrediente nas saladas são mel, suco de limão, sal, mostarda, cebolinha, gengibre, pimenta, etc. Isso porque precisa-se de um equilíbrio entre o amargo, azedo e doce.

Porém, pode-se também colocar as folhas para cozimento por 10 minutos. Depois de cozinhar, é preciso escorrer as folhas e refoga-las em fogo baixo com quaisquer temperos e óleos que preferir. Geralmente, quando refogada, as folhas podem ser usadas em angus, suflês, tortas, carnes, etc. O preparo da catalonha refogada se compara ao de várias outras hortaliças. Apenas coloca-la na frigideira com azeite, alho e cebola.

A catalonha pode ser utilizada em diversos preparos, pois, além de ser deliciosa, é muito nutritiva.

Receitas e Naturais em seu email