Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais são os Benefícios da Camomila?

Hoje falaremos sobre os benefícios da Matricaria chamomilla, mais conhecida entre as pessoas apenas como camomila. A camomila não é apenas uma erva que possui benefícios medicinais, mas também é muito saborosa e pode ser ingrediente principal para preparar chás deliciosos. A Matricaria recutita também pode ser chamada de Margaça, Camomila-vulgar, Camomila-comum, Macela-nobre, Macela-galega, dente outros nomes populares.

Popularmente, o chá de camomila é utilizado como calmante e melhorar a digestão. Apesar de alguns estudos comprovarem essas propriedades terapêuticas da planta, eles também apontam para outros usos. A camomila pode ser usada também como calmante, antioxidante, anti-inflamatórias e tônico para a pele. Abaixo iremos falar mais sobre todos os benefícios que a camomila pode trazer, confira.

Quais são os benefícios da camomila?

A camomila é uma planta conhecida e utilizada por muitas pessoas. Ela pode ser encontrada em supermercados, lojas de produtos naturais e outros locais, visto que é uma das ervas mais populares para a preparação de chás. Os chás de camomila são, além de muito deliciosos, ótimos para serem usados em tratamentos de alguns males.

Várias propriedades da camomila já foram testadas e comprovadas. Sabe-se que ela atua como um calmante natural, é analgésica, anti-inflamatória, antialérgica e reduz a febre. Por isso, o chá preparado com a erva é indicado para combater inflamações, aliviar a insônia, reduzir o nervosismo e melhorar a dor muscular. A infusão também serve para tratar a enxaqueca tensional, combater a gastrite e a úlcera, acabar com a diarreia e amenizar a cólica intestinal.

Saiba quais são os benefícios da camomila

A camomila possui ação calmante acentuada, e por isso pode ser muito bem utilizada em chás e tônicos.

Os nutricionistas também afirmam que o chá de camomila pode ser um aliado do emagrecimento. O segredo está no efeito ansiolítico da erva. Por ser capaz de reduzir a ansiedade, o chá ajuda a reduzir a compulsão alimentar. Em outras palavras, aquelas pessoas que comem demais por causa do nervosismo poderão controlar a ansiedade e, assim, comer menos. A dica é tomar de 2 a 4 xícaras do chá de camomila diariamente.

Ainda, para a felicidade das mulheres, o chá de camomila também pode reduzir cólicas diminuir o inchaço durante o período pré-menstrual. Esta redução do inchaço deve-se ao camazuleno, uma substância contida na camomila.

Apesar do que muitos pensam, o chá de camomila não é usado somente para sua ingestão. Esta bebida também pode ser usada como tônico, em tratamentos de pele e também nos de beleza. Caso tenha alguma irritação de pele, prepare o chá de camomila, sem adicionar o açúcar, e embeba um algodão no líquido. Aplique o algodão onde houver vermelhidão e protuberâncias devido a picada de insetos, dentre outros problemas de pele. A camomila ajudará a acalmar a pele.

Este mesmo método sobre o qual foi falado acima pode ser usada para aplicar a camomila no rosto, para que ela funcione como um tônico. Além de dar uma aparência mais viva e saudável para a pele, a camomila também clareia eventuais manchas ocasionadas por Sol, feridas, etc. É recomendado que se aplique os algodões embaixo dos olhos, para que a camomila ajude a desescurecer as olheiras.

Este efeito iluminador e clareante da camomila também pode ser aproveitado no cabelo. Basta preparar o chá de camomila em maior quantidade e concentração, a aplica-lo nos fios de duas a três vezes por semana. Isso deve ser feito após passar o shampoo no cabelo e tirar toda a sujeira e oleosidade. Deixe-e a camomila nos fios por cerca de 20 minutos, e depois tire com água corrente.

Apesar de ser natural, o chá de camomila tem contraindicações. O uso em excesso pode causar irritação, excitação, insônia, náuseas e dor de cabeça. Por ser sedativo, a erva também pode reduzir a libido. Para evitar esses problemas, o ideal é consultar um especialista antes de começar a tomar o chá de camomila. Também é importante seguir as recomendações de uso e não abusar das quantidades.

Receitas e Naturais em seu email