Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios da Batata

A batata é um ingrediente essencial em diversas receitas e muito consumida aqui no Brasil e no mundo, seja cozida, assada, frita, ensopada, etc sempre há espaço para ela em nossos pratos. É uma das principais fontes de carboidratos e excelente para acrescentar ao prato das crianças, que costumam gostar muito desse tubérculo. Antes de falar sobre as propriedades da batata e os benefícios que ela pode trazer para a nossa saúde, vamos contar a sua história.

Você sabia que a batata inglesa na verdade é andina? Há milhares de anos, os indígenas dos Andes já cultivavam o tubérculo, que se adaptava muito bem ao clima da região. Os incas expandiram o cultivo por todo o seu império além de manipular a plantação de forma a eliminar a toxicidade que as batatas “selvagens” tinham. Quando a América foi tomada pelos espanhóis, no início do século XVI, algumas mudas de batata foram levadas para a Europa e por lá se espalhou.

Durante a Revolução Industrial, cerca de dois séculos depois, o tubérculo já era bastante consumido pela população, sobretudo pelos trabalhadores ingleses e, por isso, o chamamos de batata inglesa. Hoje em dia, a batata compõe o grupo dos quatro alimentos mais cultivados em todo o mundo, ficando atrás somente do arroz, do trigo e do milho.

Nutrientes e Propriedades da Batata

Batata

Conheça os benefícios da batata

É muito comum ouvirmos falar que a batata é rica em carboidratos e, por isso, deve ser evitada por quem está de dieta. Mas lembre-se que, mesmo em dieta, você precisa de uma certa quantidade de carboidratos para um bom funcionamento de seu organismo, principalmente o cérebro e a batata pode cumprir esta função.

Mas não é só energia que esse alimento tem a nos oferecer; ela também contém vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, como os carotenoides e os fenóis. Para se ter uma ideia, uma batata média com a casca tem cerca de 45% da vitamina C, 18% do potássio e 10% da vitamina B6 que necessitamos por dia. Em sua composição ainda encontramos fósforo, ferro, magnésio e zinco.

É um alimento alcalino, ou seja, de baixa acidez, por isso ajuda a controlar a acidez do sangue.

Devido a essas substâncias, o tubérculo, tão presente na mesa dos brasileiros, é capaz de fortalecer o sistema imunológico, além de prevenir a pressão alta e atuar como um relaxante muscular. Em nossa alimentação, ela é bem mais completa que outras formas de carboidrato, como o arroz branco, os pães e as massas, e não deve excluída do cardápio de quem quer perder peso. Basta consumir com moderação. O correto é consumir a batata antes das atividades físicas, pois os carboidratos dão energia.

Dica: prefira sempre a batata cozida e, sempre que possível, consuma também a casca do legume. A batata frita, além de perder parte de seus nutrientes, também é fonte de gorduras ruins e se torna bem mais calórica que a batata cozida gentilmente.

Veja uma receita simples que usa a batata como ingrediente, que é uma excelente opção para incluir este tubérculo em sua dieta:

Receita de Salada de Batata com Vegetais

Ingredientes:

Salada de batata com vegetais

Salada de batata com vegetais

  • 2 batatas rosa grandes
  • 2 cenouras médias
  • 1 chuchu
  • 1 batata-doce média
  • 3 ovos cozidos e picados
  • 1 1/2 xícara de maionese
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • Salsa picada a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo: Cozinhe as batatas, a cenoura, o chuchu, a batata-doce e os ovos. Cozinhe separadamente, pois cada um tem um tempo de cozimento diferente e assim você mantém todos em sua textura ideal. Não deixe que fiquem muito cozidos, deixe no ponto al dente, exceto os ovos, que devem ser bem cozidos. Espere esfriar e corte os vegetais e os ovos em cubos de tamanhos iguais. Misture tudo em uma tigela e reserve.

Em uma outra vasilha, misture a maionese com o suco de limão e coloque o sal e a pimenta a gosto. Junte depois a salsinha picada. Tempere os vegetais com esse molho e sirva. Se fizer com antecedência deixe na geladeira para refrescar um pouco.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email