Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais são os Benefícios da Banana?

A banana é muito comum no Brasil, apesar de ser originada da Ásia, e pode ser encontrada durante todo o ano. A fruta alimenta, protege contra doenças e tem um bom custo, de modo que se tornou comum na casa de todos os brasileiros. Por tudo isso, vale a pena ter sempre uma penca na fruteira.

Durante muitos anos a banana foi vista como inimiga das dietas, por ser rica em calorias e carboidratos. Mas hoje em dia muitos nutricionistas defendem o consumo da fruta, porque, apesar dessas características, ela tem muitos nutrientes e traz diversos benefícios para a saúde. Rica em vitaminas e minerais, a banana nutre e ainda sacia.

Benefícios da Banana

Segundo o ditado popular: “De manhã a banana é ouro, de tarde é prata e de noite mata”. Será? Esse é mais um daqueles mitos que são passados de geração para geração sem nenhuma comprovação científica. Na verdade, estudos revelam que consumir uma banana durante a noite pode garantir uma boa noite de sono. A fruta contém boa quantidade de uma substância chamada triptofano, que ajuda a combater a insônia.

O triptofano ainda é responsável pela produção da serotonina, que é conhecido como o “hormônio da felicidade”. Combinado a endorfina, ocitocina e a dopamina, a serotonina trás uma sensação de relaxamento e satisfação. Por isso a banana pode ser muito bem utilizada por pessoas que possuam depressão, ansiedade ou então insônia.

Uma banana tem em média  90 calorias. Pode ser um número alto, mas ele é compensado pelos vários nutrientes encontrados na fruta. Ela é rica em fibras, que diminuem a sensação de fome. Além disso, uma porção de banana contém potássio, fósforo, cálcio, magnésio, vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B.

É importante ressaltar que a fruta é composta por 75% de água e 25% de matéria seca. Essa porcentagem pode variar um pouco de acordo com a variedade da fruta, pois existe banana prata, banana maçã, banana da terra, dentre outras.

Banana

A fruta tropical é ótima para a saúde

Além de todos os benefícios, a banana também é muito versátil na cozinha. Ela pode ser usada no preparo de bolos, tortas, sucos, vitaminas e pratos salgados. A fruta in natura também é um ótimo lanche para se comer entre as refeições ou antes de praticar alguma atividade física. Os especialistas dizem ainda que a banana verde é tida como um alimento funcional, pois contém uma grande quantidade de fibras.

Para consumir a fruta verde, o ideal é preparar a biomassa: cozinhe 6 bananas verdes com a casca na panela de pressão por 15 minutos. Depois bata tudo no liquidificador até obter um purê. Essa mistura pode ser misturada a sopas, caldos, molhos ou mesmo no feijão.

A banana é comumente recomendada a atletas, pois ela possui muitos minerais, potássio e carboidratos. Por isso, ela fornece energia e ainda previne cãibras. Por isso, a banana, combinada com água e também alongamentos, é uma boa opção para quem quer evitar contrações musculares involuntárias.

Ainda, o potássio, além de auxiliar na prevenção de cãibras, também o benéfico para a nossa saúde cardíaca. Isso porque o mineral é um condutor de eletricidade, auxiliando a manter um ritmo cardíaco ideal. O mineral também diminui a pressão arterial e normaliza os batimentos cardíacos quando em caso de estresse.

Um aspecto interessante sobre a fruta é que ela possui 3g de fibras, o que é 10% do total que devemos consumir todos os dias. Ou seja, a banana é um ótimo aliado no que se trata de saúde intestinal, pois as fibras melhoram a nossa função intestinal e a digestão.

A banana possui grandes quantidades de ferro e magnésio, o que beneficia nosso corpo ao aumentar a produção de hemoglobina, uma proteína presente nas hemácias. Assim, aumenta o transporte de oxigênio no nosso corpo, devido à potencialização das função exercida pela proteína.

O manganês e a vitamina C, presentes na fruta, ainda são benéficos quanto à saúde da nossa pele, trazendo elasticidade, e também dos nosso ossos. Os ossos mais fortalecidos evitam a ocorrência de osteoporose.

Em resumo, a banana é uma ótima fruta para lanches ou então para se incorporar em comidas. Porém, cada variedade de banana tem um melhor uso. A banana da terra é boa para cozinhar, assar ou fritar. Ou seja, ideal para churrascos, doces ou até mesmo acompanhamento em refeições, se frita. Já a banana prata é ideal para a preparação de vitaminas, devido à sua doçura, e também para comer in natura.

Já a banana maçã, além de comer in natura, pode também ser utilizada para fazer purê. Ela é uma variedade mais “massuda” da fruta. A banana nanica é indicada para bolos e a ouro é a menor, mais doce e ótima para doces, bolos, vitaminas, etc.

Receitas e Naturais em seu email