Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xampu Caseiro de Jaborandi para Crescimento do Cabelo

O jaborandi é uma planta cujo nome científico é Pilocarpus jaborandi. Ela é originada do Maranhão, e se caracteriza por ser uma árvore pequena, cuja as raízes e folhas são utilizadas para diversos fins. Ainda, o jaborandi sempre foi uma planta muito utilizada pelos índios tupi-guarani, que inclusive a deram o seu nome.

Ademais, o jaborandi é conhecido por auxiliar no crescimento e na queda dos cabelos. A planta ativa a circulação no couro cabeludo, facilitando o crescimento dos fios. Por isso, a receita de xampu caseiro pode ajudar quem sofre com a perda das madeixas. Porém, vale lembrar que nenhum produto irá recuperar os bulbos nos casos de calvície genética, algo muito comum nos homens depois de uma certa idade. O tratamento natural é indicado quando os cabelos demoram a crescer ou estão caindo por uso de medicamentos e estresse.

Receita

Ingredientes:

  • 200 ml do xampu de sua preferência
  • 5 ml de tintura de jaborandi
  • 1 ampola de vitamina A

Modo de Preparo: Em um recipiente limpo, misture o xampu que você sempre utiliza com a tintura de jaborandi. Em seguida adicione a ampola de vitamina A e misture mais um pouco. Use um funil para recolocar o xampu em sua embalagem original.

Saiba como usar o jaborandi

O jaborandi pode ser utilizado para fortalecer e evitar a queda do cabelo.

Benefícios e outros tratamentos

O jaborandi é uma planta brasileira, cujo tamanho varia entre 3 e 7,5 metros de altura. Felizmente, ela se adapta a diversos solos e climas. Porém, preferencialmente, a jaborandi deve ser regada diariamente, mas não em excesso. Ademais, esta planta pode ser propagada por meio de mudas e sementes.

Como mencionamos, o jaborandi é uma planta que pode ser usada para produzir um xampu muito benéfico para o cabelo, pois estimula o crescimento dos fios e também os fortalece. O xampu de jaborandi deve ser utilizado como um produto comum, antes da aplicação do condicionador. Muitas pessoas relatam que os cabelos ficam secos após o uso constante do produto. Por isso, o ideal é que você utilize a mistura uma vez por semana e observe os resultados.

É interessante mencionar que, para que o produto com jaborandi tenha melhores resultados, é preferível optar por um xampu de boa qualidade, de preferência sem sal. Também, ao invés de preparar a mistura, pode-se aplicar o chá de jaborandi diretamente no cabelo. xampu de boa qualidade, de preferência sem sal. Use uma mistura de 2 colheres da erva para 1 litro de água filtrada e fervida.

Porém, o jaborandi não pode ser usado apenas para tratamento do cabelo. A planta também possui propriedades anti-inflamatória, antirreumática, depressora cardíaca, estimulante, expectorante, febrífuga, hipoglicêmica, dentre outras. A principal substância presente no jaborandi é a pilocarpina, um composto usado para a produção de colírios que servem para a contração da pupila. Ainda, a planta é recomendada de ser utilizada para tratar úlceras, feridas, acnes, tosse, intestino preso, etc.

A tintura de jaborandi pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias de homeopatia. Caso não queira produzir o seu próprio xampu de jaborandi, mas ainda queira usar um produto com este ingredientes, você também pode optar por alguns produtos industriais. Por exemplo, a Bio Extratus, uma empresa famosa de cosméticos, possui uma linha antiqueda com diversos princípios ativos, como jaborandi, quilaia, alecrim, etc.

Além do jaborandi, existem outras plantas e produtos naturais que podem ser usados para evitar a queda do cabelo e fortalece-lo, proporcionando o seu crescimento. Temos como exemplo o chá de alecrim, que pode ser aplicado nos fios, da raiz as pontas. Outras opções são a pasta de abacate e os chás de carqueja, folhas de amora, orégano, hortelã, camomila, etc.

Ademais, pode-se adotar hábitos mais saudáveis para que o cabelo continue crescendo forte e saudável. É preciso tomar muita água, para que os fios permaneçam hidratados. O ideal é que também sejam consumidos todos os nutrientes, de forma diversa na alimentação. Assim, o cabelo estará sempre forte e bem nutrido.

Receitas e Naturais em seu email