Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Loção Caseira Para Espinhas no Corpo

A espinha, ou acne, é um problema de pele causado pelo acúmulo de gordura na derme. A pele, como todos sabem, possui pequenos furinhos chamados de poros. Quando as glândulas sebáceas produzem sebo em demasia e a presença de células mortas ou outras impurezas obstruem esses poros, ocorre uma situação favorável para o aparecimento de bactérias. Assim, surge o processo de inflamação, que conhecemos como acnes, caracterizado por erupções avermelhadas na pele, com ou sem presença de pus.

O aparecimento de espinhas é bem mais comum no rosto, onde a oleosidade é maior. Porém, em algumas pessoas, elas também podem surgir nas costas, nos braços e no bumbum. Isso ocorre por causa de fatores genéticos, que aumentam a produção de sebo na derme, além do fato dessas áreas ficarem mais tampadas, favorecendo o avanço do processo infeccioso. Para solucionar esse problema, a receita abaixo pode ser bastante eficaz. Os ingredientes são encontrados em farmácias.

Receita

Ingredientes:

  • 120 ml de leite de rosas
  • 5 ml de álcool canforado
  • 2, 5 g de ácido salicílico
  • 4 g de enxofre precipitado
  • 2,5 g de resorcina

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes em um recipiente limpo com tampa e agite bem. Volte a agitar sempre que for usar. Aplique a mistura somente sobre a região atingida uma vez ao dia.

Entenda como utilizar esta receita

Esta loção caseira para espinhas possui ingredientes anti-infecciosos e adstringentes.

Benefícios e outros tratamentos

Como mencionamos, as acnes surgem devido a inflamações que ocorrem nas glândulas sebáceas e nos folículos pilossebáceos. Muitas pessoas utilizam os remédios fabricados em indústrias para diminuírem a ocorrência de espinhas. Porém, pode-se também usar os tratamentos caseiros, que além de serem menos agressivos, também podem ser igualmente eficazes.

O leite de rosas, um dos ingredientes da nossa loção, além de ser utilizado para limpeza da pele, também pode ser usado para combater as espinhas. Isso porque este produto é antisséptico e adstringente, eliminando a oleosidade da pele. Logo, isso evita que haja acúmulo de sebo. Ademais, o leite de rosas também hidrata a pele e ameniza manchas recentes.

O álcool canforado é outro ingredientes valioso, pois a cânfora é uma substância antisséptica e com propriedades anti-inflamatórias. Ainda, a cânfora reduz as irritações na pele, vermelhidão e estimula a cicatrização de modo mais eficiente. Além disso, o álcool potencializa a função da cânfora, visto que é antisséptico.

Outro ingrediente, o ácido salicílico é um hidroxiácido que possui propriedades esfoliantes e antimicrobianas. Assim, este ácido afina e elimina a camada morta da pele, por meio da esfoliação, e também age de forma eficaz, evitando infecções e atividades de bactérias.

O enxofre precipitado é pó fino e amarelo. Ele age eliminando os fungos, bactérias e infecções, com ações fungicidas, antiseborreicas e queratolíticas. Por último, temos a resorcina, um ácido muito indicado para indivíduos que possuem pele oleosa. Este ácido regenera a camada mais extensa da pele, além de também ser antisséptico, antifúngico, esfoliativo e antipruriginoso.

Esta loção da qual falamos acima é muito eficaz. Porém, existem outros tratamentos que também podem tratar as acnes pelo nosso corpo. Tanto para evita-las quanto para trata-las é indicado manter a pele sempre hidratada, bebendo muita água. Ainda, use um bom protetor solar diariamente, de preferência sem óleo.

Evite tomar banhos muito quentes e, sempre que possível, exponha a pele ao sol da manhã ou do fim da tarde. Também é indicado fazer uma esfoliação a cada 15 dias, para eliminar a pele morta e também a a oleosidade em excesso.

É imprescindível reforçar que as espinhas no corpo podem indicar problemas mais profundos no nosso organismo. E, cada local onde há a ocorrência de espinha pode indicar uma questão adicional sobre a saúde do indivíduo. Logo, deve-se haver atenção para ir ao dermatologista quando necessário. Por exemplo, as espinhas nos braços indicam exposição a hidrocarbonetos clorados, a derivados do alcatrão, a óleos de corte e também ocorrência de doença celíaca ou intolerância ao glúten.

Além disso, outros ingredientes podem ser utilizados para se preparar a loção, como o peróxido de benzoíla e o sulfeto de potássio. Devemos mencionar ainda que cada indivíduo deve prestar atenção no caso do seu corpo apresentar reações adversas às substâncias. Não só podem ser produzidas as loções, mas também sabonetes caseiros.

Receitas e Naturais em seu email