Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tratamentos Naturais para Pele Oleosa

Nossa pele é um órgão que sente os impactos do meio em que vivemos, como estamos emocionalmente e mais. É comum que em certas épocas do ano tenhamos a pele mais seca, comumente no inverno, e também a pele mais oleosa durante o verão, devido ao calor. Porém, o aspecto da nossa pele também pode estar relacionado a genética. Muitas pessoas, para resolver o problema da pele seca, recorrem a óleos e cremes, algo mais simples. Porém, solucionar a questão da pelo oleosa pode ser uma problemática.

Os tratamentos naturais são muitos indicados para tratar as peles oleosas, deixando-a mais seca sem utilizar produtos industrializados. Os processos utilizando argila, aveia, sabonetes caseiros, dentre outros produtos, são recomendados. Abaixo, iremos falar um pouco mais sobre estes processos, confira.

Tratamentos naturais

Argila: A máscara de argila é utilizada para se absorver toda a gordura da pele, retirando a oleosidade. É recomendado que, antes de se aplicar a máscara, faça uma esfoliação com café, açúcar ou aveia, para que as células mortas sejam retiradas e nossa pele fique mais expostas. Assim, a argila irá realmente absorver toda a oleosidade.

Misture uma colher de argila com uma xícara de água. Misture bem, até que fique homogêneo, e aplique na pele, fazendo uma camada fina. Deixe o produto atuar por cerca de 15 minutos, depois retire-o com água, passando um pano caso não saia com facilidade. Passe um hidratante depois do tratamento.

mascara de argila

Existem muitos tratamentos naturais para pele oleosa, como a máscara de argila

Loção de Iogurte: Os tônicos naturais são uma boa opção, uma vez que eles retiram a oleosidade além de hidratar a pele. Utilize 2 colheres de iogurte, 1 colher de suco de limão e 1 colher de óleo essencial de alecrim em sua mistura. É recomendado que a faça durante a noite, até mesmo antes de ir dormir.

Umedeça o seu rosto com água morna antes de aplicar a loção, e a passe com algodão em sua pele. Pode-se também passá-la com os dedos, limpos, e massagear o rosto.

Esfoliante de Aveia: A aveia é ótima para hidratar e retirar a oleosidade, e, com arnica, a deixa com um ar mais saudável, corado e fresco. Utilize 2 colheres de aveia, 6 gotas de própolis, 6 gotas de arnica e 4 colheres de água.

Para se passar esta máscara, o mais recomendado é que o faça com os dedos, massageando o rosto de forma circular e fazendo pressão. Deixe-a no rosto, depois de fazer os movimentos, até que ela seque. Depois, retire-a com água morna.

Máscara de Mamão ou Abacate: O mamão e o abacate são ótimas frutas para hidratação e parra retirar a oleosidade, de forma que, ao passá-las sua pele terá dois tratamentos em um. O modo de preparo da máscara das duas frutas é igual, basta que retire as sementes, amasse a polpa  a aplique na pele. Esta máscara pode ser deixada por cerca de 10 minutos na pele. É recomendado que após ela, lave-se o rosto com água fria.

Máscara de Iogurte e Argila: Além do iogurte e da argila, que absorvem o excesso de óleo e hidratam a pele, a receita ainda recebe o pepino, que exerce a limpeza, o zimbro e a alfazema, que normalizam a produção de óleo na pele.

Utilize 2 colheres de iogurte natural desnatado, 1 colher de polpa de pepino ou o pepino cortado, 2 gotas de essência de alfazema, 1 gota de essência de zimbro e 2 colheres de argila. Misture todos os ingredientes e aplique no rosto duas vezes ao mês, ou quando sentir que sua pele está mais oleosa.

Dicas para pele oleosa

Estes tratamentos são recomendados, porém, deve-se tomar diversos outros cuidados para que a oleosidade da pele não retorne. Por exemplo, deve-se lavar o rosto duas vezes ao dia, com água fria, ou sempre que retornar para casa. Isso porque, quando saímos, a sujeira e poeira da rua ficam em nossa pele, e, com o tempo, bloqueiam nossos poros e os estimulam a produzir mais óleo. Se possível, lave o rosto com sabonetes e géis adstringentes, que irão liberar os poros.

Evite utilizar cremes e loções que tenham óleos, principalmente nas áreas mais oleosas, que são o nariz, queixo e testa. Procure por um produto oil-free. Inclusive, os protetores solares também devem ser oil-free, com fator de proteção alto. Outra coisa que também deve ser pouco usada é a maquiagem, principalmente as que são muito pastosas. Sempre opte por pós, principalmente quando se trata de bases. Ou então, pelos produtos matte, que se tornaram famosos no mercado.

Sempre beba água durante o dia, cerca de 2 litros. Evite comer fritura e outros alimentos gordurosos, opte por legumes e verduras. Troque os refrigerantes por sucos naturais, como de laranja, acerola e outros com propriedades antioxidantes. Assim, sua pele será sempre saudável, hidratada e com pouca oleosidade.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email