Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Tratar e Diminuir os Poros Dilatados?

Os poros são orifícios na pele, que servem para secretar suor e sebo do corpo. Porém, muitas vezes, os poros podem ficar dilatados, devido ao acúmulo de gordura e células mortas ao redor dos poros. Isto faz com que os poros e o rosto em geral fique inchado e dilatado. Os poros abertos são mais comuns em quem tem a pele oleosa, pois o acúmulo ocorre mais facilmente. E, nos meses mais quentes do ano, o problema se agrava porque passamos a suar mais, deixando resíduos sobre a pele.

O uso de algumas soluções caseiras pode ser bem eficiente para amenizar o problema. O segredo é combinar esses tratamentos com produtos adequados para o seu tipo de pele e manter cuidados diários de limpeza, como lavar o rosto diariamente com água gelada. Abaixo, iremos falar mais sobre os tratamentos e hábitos que podem ser adquiridos para amenizar os poros dilatados, confira.

Máscara de Argila

A argila é ótima para tratar o problema de poros dilatados, porque reduz a produção de sebo pela glândulas. O chá verde, por sua vez, ajuda a fechar os poros e tem ação antioxidante. Assim, pode-se combinar os dois ingredientes para fazer uma máscara muito saudável, hidratante e com ação de limpeza.

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de chá verde gelado
  • 1 colher (sopa) de argila verde

Modo de preparo: É muito simples preparar a máscara, basta misturar bem os dois ingredientes até formar uma pasta lisa e homogênea. É importante evitar de usar instrumentos metálicos, pois eles reagem e oxidam a argila. Aplique sobre a pele limpa, e deixe agir por cerca de 15 minutos. Depois, enxágue com água bem fria. O procedimento pode ser repetido todas as semanas.

A máscara de argila verde ajuda a fechar os poros abertos

A máscara de argila verde ajuda a fechar os poros abertos

Soro de Leite

O soro de leite pode ser usado para fechar os poros. Este é um tônico extremamente saudável para a pele, e pode ser utilizado diariamente, apenas para limpeza e tratamento, e também antes da maquiagem, como um tônico.

Ingredientes: 

  • Leite
  • Vinagre ou suco de limão

Modo de preparo: Misture o leite, o vinagre ou o suco de limão em uma panela. Deixe descansando em temperatura ambiente, até que coalhe. Depois que o leite coalhe, quebre os coágulos com uma colher, e deixe descansar de novo até que o soro forme novamente.

Depois de lavar o rosto, umedeça uma bola de algodão e espalhe por toda a pele. Deixe agindo por cerca de 20 minutos. Após esse tempo, lave novamente com água fria e seque com uma toalha macia. Essa limpeza pode ser feita todos os dias antes de dormir, se você tiver acesso a soro de leite.

Máscara de Maisena

Outra dica bem simples é fazer uma pastinha de amido de milho e água boricada para aplicar na pele. A mistura gelada fecha os poros e acalma a derme.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 2 colheres (sopa) de água boricada gelada

Modo de preparo: Se não tiver água boricada, pode usar também soro fisiológico. Deixe o líquido na geladeira e só misture à maisena quando estiver bem frio. Faça uma pasta e passe por toda a pele do rosto. Mantenha sobre a pele por cerca de 20 minutos. Enxágue com água fria.

Quais outros tratamentos utilizar? Quais hábitos adotar?

Para diminuir os poros dilatados, é preciso ter cuidados diários, para manter uma limpeza adequada da pele, além de também mantê-la hidratada. É importante fazer esfoliações semanais usando um pouco de farelo de aveia e um sabonete líquido adequado ao seu tipo de pele. Também pode-se optar por mel, café e outro produto para fazer o tratamento.

Ainda, procure sempre lavar o rosto com água fria, pois a água quente incentiva a produção de sebo pela a pele. E, é preciso tomar muito cuidado com o preparo da pele antes da maquiagem. Antes de aplicar produtos, coloque uma toalha gelada nos locais onde os poros abertos mais se destacam. Ademais, sempre retire a maquiagem totalmente, com um sabonete adequado ou com lenços demaquilantes antes de dormir.

E, use produtos adequados para pele oleosa e com poros dilatados. Comumente, usar produtos para outros tipos de pele podem até mesmo piorar o problema, incentivando as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais gordura. Por fim, é necessário mencionar que algumas receitas sugerem o uso de limão, mas é preciso sempre lembrar que esta fruta pode manchar a pele em contato com o sol ou luz forte.

Receitas e Naturais em seu email