Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Sabonete Caseiro Esfoliante e Hidratante

Hoje em dia está em voga o skin care, que são os cuidados com a pele. Muitas empresas oferecem cremes hidratantes, sabonetes esfoliantes, óleos hidratantes, dentre outros produtos para que o indivíduos cuide ainda mais da sua saúde e também aparência. A esfoliação é um processo importante para a saúde da pele, porque ajuda a remover impurezas e células mortas, além de ativar a circulação sanguínea na região. Existem no mercado diversos sabonetes, em barra e líquido, que ajudam na esfoliação. Porém, também é muito fácil preparar um produto caseiro, com um menor custo.

Com a receita de sabonete abaixo, é possível que você esfolie todo o corpo diariamente na hora do banho, e também o rosto. As sementes do gergelim serão responsáveis pela ação esfoliante e, caso você queira, pode usar um molde de sabonete massageador para potencializar ainda mais os resultados. Ademais, os óleos propões uma ação hidratante.

Receita

Ingredientes para o sabonete: 

  • 100 g de base de glicerina para sabonete branco
  • 3 ml de essência de algas à base de óleo para sabonete
  • Álcool de cereais
  • 3 colheres (café) de gergelim torrado
  • Corante marfim
  • 1 colher de óleo de coco

Materiais para a produção:

  • Molde para sabonete de silicone ou plástico
  • 1 borrifador
  • 1 copo medidor
  • 1 espátula de plástico
  • 1 panela de vidro ou esmaltada
  • Plástico filme

Modo de Preparo

O primeiro passo é picar a base de glicerina em pedaços pequenos. Depois, coloque em uma panela de vidro ou esmaltada e leve para derreter em banho-maria. É importante que a glicerina não ferva. Se a temperatura da água ficar muito alta, desligue o fogo e vá mexendo até que os pedaços se derretam totalmente. Pode-se também utilizar o microondas, determinando intervalos curtos até que a glicerina derreta totalmente.

Sabonete de Gergelim

O sabonete de gergelim pode ser usado tanto na pele quanto no corpo para esfoliação.

Enquanto isso, coloque o gergelim torrado, o corante e a essência no copo medidor. Use o borrifador para borrifar álcool de cereais sobre essa mistura, e mexa bem. Depois, junte a glicerina derretida e mexa com a espátula por cerca de 10 minutos. Borrife o álcool de cereais novamente antes de despejar a massa no molde para sabonete. Então, volte a borrifar o álcool e deixe esfriar por 40 minutos. Desenforme e deixe secar por mais 3 horas. Por fim, embale em plástico filme.

Se armazenado em local seco e à sombra, o sabonete esfoliante tem validade de três meses. Para que a receita dê certo, é importante que você não utilize essências cítricas (caso não encontre a que foi indicada na receita).

Como cuidar da pele?

O sabonete de esfoliação cuja a receita ensinamos acima é apenas uma das etapas do skin care, pois, para que estejamos sempre saudáveis e, consequentemente, com uma aparência vigorosa, é necessário realmente determinar uma rotina de cuidados. Para que entenda como funciona esta rotina, iremos falar sobre alguns produtos que podem ser utilizados, e também as suas alternativas naturais.

No que se refere ao nosso rosto, é importante que, todos os dias, lavemos a área com água fria e corrente. O sabonete esfoliante pode ser utilizado de uma a duas vezes por semana, e, no resto dos dias, deve-se usar um sabonete de limpeza profunda. Quem possui pele seca deve optar por produzir um produto a base de hidratantes, como óleo de coco, manteiga de karité, etc. Já os que possuem peles oleosas, sabonetes de enxofre e aroeira. Caso queira comprar o seu sabonete e não produzi-lo, a marca La Roche Posay possui diversas opções eficazes.

Após lavar o rosto, é importante secá-lo e então, realizar uma hidratação. Esta hidratação pode ser feita com cremes especiais para o rosto, como os comercializados pela Nivea. Pode-se também optar por óleos, sejam eles únicos ou misturas, para peles secas. Nas peles oleosas, uma ótima receita utiliza iogurte natural e cenoura. Entretanto, esta mistura deve ser retirada da pele, após ser usada.

Depois da hidratação, é imprescindível a utilização de um protetor solar. Apesar de comumente utilizarmos protetores industriais, muitos não sabem que algumas receitas caseiras também são eficazes. Por exemplo, uma mistura de óleo de amêndoas, óleo de coco, cera de abelha, óxido de zinco, óleo de jojoba, Vitamina E e aloe vera em gel contém fator de proteção de 24 a 30.

Para o corpo, além de se utilizar o sabonete esfoliante nas áreas não sensíveis, é importante que seja feita uma hidratação diária, com algum óleo de sua preferência.

Receitas e Naturais em seu email