Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais são as Melhores Receitas de Esfoliantes Naturais?

Uma das formas de manter a pele mais bonita e macia é a esfoliação. O processo remove as células mortas que ficam depositadas na superfície da pele e deve ser realizado principalmente no verão que há uma tendência a ter mais ressecamento. Assim, ao esfoliar, recuperamos o brilho e a maciez da derme, tanto no rosto quanto no corpo.

Independente da idade, a esfoliação acelera o ritmo de regeneração e rejuvenescimento da pele, suavizando pequenas rugas, desobstruindo os poros, favorecendo a penetração e intensificando a ação de qualquer outro produto cosmético aplicado posteriormente. Além disso, o processo ainda ajuda a fixar aquele bronzeado.

Existem vários produtos vendidos em farmácias e perfumarias que têm essa finalidade, mas o que muitas não sabem é que vários produtos caseiros, que além de serem ótimos, muitas vezes tem um melhor custo-benefício. Além disso, as esfoliações caseiras são feitas com produtos naturais, que são muito mais benéficos para a saúde e não possuem substâncias tóxicas.

Receitas Para Esfoliar o Rosto e o Corpo

Esfoliações com açúcar

A esfoliação com açúcar é um dos métodos mais fáceis e também benéficos para a esfoliação. Os grãos do açúcar realizam uma esfoliação completa, sem agredir a pele. Também, além de eliminar as células mortas e deixar a pele mais macia, o açúcar também age na hidratação, visto que este é um produto com alto poder de umectação. E, o açúcar também possui o ácido glicólico, importante para a eliminação das células mortas, das manchas de Sol e também do envelhecimento precoce.

 Para pele oleosa:

  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sumo de limão
  • 1 gota de óleo vegetal, pode ser amêndoas, uva, abacate ou azeite
Saiba como fazer uma esfoliação.

A esfoliação pode ser utilizada para retirar células mortas, hidratar e amaciar a pele.

 Para pele do rosto normal e seca:

  • 1 colher (chá rasa) de açúcar
  • 1 colher (chá rasa) de sal
  • 3 colheres (chá) de óleo vegetal ou azeite
  • 3 gotas de sabonete líquido

Para o corpo

  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fubá (se não tiver, pode ser mais uma de açúcar)
  • 2 colheres (sopa) de óleo vegetal ou azeite
  • 1 colher (chá) de sabonete líquido

Para realizar a aplicação desta esfoliação, misture todos os ingredientes em uma vasilha de vidro, até que o preparo fique homogêneo. Depois, utilizando um pincel, passe a mistura no rosto e realize movimentos circulares com os dedos. Evite realizar a esfoliação nas áreas mais sensíveis, como embaixo dos olhos.

Esfoliações para o corpo

Como o verão está aí, a esfoliação também é ótima para tira aquelas bolinhas chatas que ficam no bumbum. O nome dessas bolinhas é foliculite e as causas mais comuns são as roupas apertadas e a falta de exposição ao sol. As próximas duas receitas, se forem aplicadas  pelo menos uma vez por semana, ajudam a diminuir bastante o problema. O modo de preparo e a aplicação são iguais aos das receitas anteriores.

Esfoliante de mel:

  • 3 colheres de sopa de açúcar cristal
  • 3 colheres de sopa de mel

 Esfoliante de óleo de amêndoas:

  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de óleo de amêndoas

Um cuidado que sempre devemos ter em relação às esfoliações é não esfregar com força e também não fazer esfoliações em excesso, porque isso pode ferir a pele. A  recomendação de dermatologistas é fazer  o procedimento duas vezes por semana nas peles normais e três vezes para as mais oleosas.

Esfoliante com café

O café e outro grão que pode ser muito bem utilizado para a esfoliação, quando moído. Enquanto as partículas estimulam a eliminação das células mortas, o café também tem substâncias anti-inflamatórias e adstringente. Logo, acalma irritações, promove uma limpeza profunda na pele e elimina maus odores.

  • 1/2 xícara de café em pó
  • 2 colheres de azeite de oliva

Para fazer esta esfoliação, misture os dois ingredientes e passe-os no rosto utilizando os dedos. Porém, é preciso mencionar que o café possui grãos maiores, e que podem ocasionar arranhões e irritações, caso a esfoliação seja feita com muita força e sem o cuidado necessário.

Receitas e Naturais em seu email