Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais os Melhores Tratamentos Naturais para Queda de Cabelo?

A queda de cabelo pode ser causada por diversos fatores. Dependendo de qual for a causa, é possível reverter o problema com o tratamento adequado. Em outros casos, a calvície pode ser apenas adiada, como, por exemplo, quando há propensão genética causando a queda. Por isso, a queda de cabelo deve ser sempre observada por um especialista.

Existem diversos tratamentos para impedir a queda do cabelo, que, ao mesmo tempo, também incentivam o crescimento de novos fios. Alguns utilizam medicamentos, que são passados no couro cabeludo diariamente. Outros, combinam pílulas de vitaminas com tônicos. Porém, nem todos que possuem queda de cabelo gostam de utilizar remédios sintéticos e produtos industrializados, preferindo optar por tratamentos naturais.

Felizmente, existem diversos tratamentos naturais que impedem a queda de cabelo. Por exemplo, a babosa, também conhecida por Aloe Vera, é ideal para ser aplicada no couro cabeludo e evitar a queda dos fios. Abaixo, saiba mais sobre a queda de cabelo e conheça alguns tratamentos.

Queda de cabelo

Perder até cem fios de cabelo por dia é algo normal. O problema é quando a queda ultrapassa essa quantidade. Como não é possível contar em casa quantos fios você perde, a melhor maneira de saber se o problema é preocupante é observar se há falhas no couro cabeludo. Sempre que houver falhas muito grandes, pode-se atestar que há algum problema no que se trata da queda dos fios.

Um teste rápido também pode ser feito em casa para diagnosticar a situação, de forma ainda mais fácil. Segure uma mecha grande e passe os dedos puxando levemente, se mais de 15 fios se soltarem, é hora de procurar um especialista.

Saiba como tratar a queda de cabelo.

Saiba como tratar a queda de cabelo.

Um dos fatores que pode levar à queda de cabelo é a falta de nutrientes como vitaminas e sais minerais. Dessa forma, quem se alimenta mal pode sofrer com falhas no cabelo que só serão resolvidas com a reposição desses nutrientes. Comer alimentos saudáveis, como frutas, verduras e cereais integrais já é um bom passo para evitar o problema. Vale a pena apostar também carnes, leguminosas e oleaginosas, que contém nutrientes importantes para manutenção dos fios.

Também, outro fator que pode desencadear a queda de cabelo é o estresse. Muitas vezes, quando tem-se uma rotina cheia e há muita ansiedade, os fios podem cair, e cada vez com mais intensidade. Por isto, é recomendado ter uma rotina saudável, calma e até mesmo optar por tratar o estresse com uma terapia.

Tratamentos Caseiros

Alguns tratamentos caseiros podem auxiliar no combate à queda, mas não substituem as indicações do dermatologista, caso a situação seja muito grave. Essas receitas geralmente tratam o couro cabeludo e fortalecem os fios, fazendo com que os cabelos cresçam novamente. Ainda, muitas podem ser usadas diariamente, sem quaisquer problemas.

Chá Verde

O chá verde é rico em catequinas, substâncias que reprimem o DHT, o dihidrotestosterona, um dos principais motivos para a queda de cabelo. Também, a a epigalocatequina galato promove o crescimento de novos fios, fortalece as raízes e ativa os folículos pilosos.

Faça um pouco de chá verde e aplique, depois de frio, no couro cabeludo. Massageie bem, penteie e depois lave normalmente. Por ser antioxidante, o chá limpa o couro cabeludo e facilita o crescimento dos fios.

Curry

O curry, comumente utilizado como especiaria, é rico em proteínas e beta-caroteno, que reduzem a perda de cabelo e aceleram o crescimento. Logo, também é uma ótima opção para tratar a queda de cabelo.

Prepare um óleo aquecendo de 5 a 10 folhas frescas juntamente com algum óleo natural. Quando as folhas estiverem escuras, separe somente o óleo e espere esfriar. Passe a mistura no couro cabeludo massageando bem com a ponta dos dedos. Deixe o óleo agir por pelo menos 20 minutos e depois lave os cabelo. O procedimento deve ser feito por uma semana.

Chá de Alecrim

A queda de cabelo também pode ser ocasionada por inflamações, e, nestes casos, o chá de alecrim é uma ótima opção de tratamento. Também, o alecrim fortalece os folículos capilares, tornando-os mais fortes e evitando as quedas.

Faça um chá bem concentrado usando folhas frescas de alecrim e água quente. Depois lave os cabelos, enxágue com essa mistura e deixe secar sem enxaguar. O alecrim tem um cheiro agradável e, por isso, pode ser deixado sobre os fios.

Receitas e Naturais em seu email