Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Óleo Fortificante Para as Unhas

As unhas servem para proteger os dedos de possíveis machucados que podem ocorrer no dia-a-dia. Sem nossas unhas, as extremidades dos dedos ficariam expostas a ações do ambiente e também a acidentes. Antigamente, não se havia o hábito de cuidar das unhas, mas com o tempo elas passaram a receber mais atenção, por meio de cuidados especializados.

O problema é que às vezes as unhas ficam fracas, causando lascas. Isso pode acontecer devido a vários fatores, como problemas de alimentação, uso de produtos químicos e até mesmo alguns problemas de saúde. Alguns ingredientes podem ajudar a nutrir a unhas tornando-a mais forte. A receita abaixo é uma opção caseira para que quem unhas mais resistentes.

Receita de Óleo Fortificante

Ingredientes:

  • 1 colher (sobremesa) de óleo de gérmen de trigo
  • 1 colher (sopa) de mel
  • duas colheres (sopa) de óleo de rícino
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1 gema peneirada

Modo de Preparo: Misture bem todos os ingredientes até formar um líquido cremoso homogêneo. O sal deve desaparecer e os óleos não podem ficar separados dos demais ingredientes. Caso tenha em casa, utilize um mixer pequeno.

Saiba como fortalecer suas unhas

Aprenda como evitar unhas quebradiças e fracas.

Como Utilizar?

Aplique esta mistura sobre as unhas antes de dormir e deixar agir de um dia para o outro. Na manhã seguinte, lave as mãos normalmente. O óleo deve ser usado durante três noites por semana.

As unhas quebradiças, assim como as unhas amareladas, podem ser um sinal de que alguma coisa não anda bem com a sua saúde. Por isso, se você notar que o problema é recorrente e que a receita caseira não está funcionando, procure um médico. Falta de nutrientes, problemas de fígado e outros males costumam refletir na saúde da unha, cabelos e pele. Observe sempre esses sinais dados pelo próprio corpo.

A unha é uma estrutura corporal composta majoritariamente por queratina. Elas são produzidas por glândulas que ficam secretando a queratina. Esta forma camadas grossas que se aderem aos dedos. Praticamente todos os vertebrados possuem unhas, e diferentemente do seu uso atual para os humanos, elas são utilizadas para a sobrevivência. Nos animais, as unhas possuem diferentes formatos, de acordo com o modo de vida do animal. Em alguns elas se tornam garras, sendo mais afiadas nas pontas. Em outros, formam-se cascos.

As unhas podem se tornar fracas por diversos situações, como mencionado acima. Alguns motivos comuns são má alimentação, hipotireoidismo, má circulação, anemia, dentre outros. As unhas dependem de nutrientes para crescerem saudáveis, fortes e suportarem colisões no dia-a-dia, e a fraqueza desta estrutura significa que algo esta errado. Por isso, manter uma dieta saudável é essencial.

Além de utilizar o óleo, existem diversos modos de fortalecer as unhas e fortifica-las. É recomendado sempre passar cremes nas mãos e mantê-las hidratadas, incluindo nas unhas. Retire o esmalte a noite e hidrate suas mãos. Ademais, a melhor forma de manter suas unhas saudáveis é utilizando removedores de esmalte sem acetona, pois a acetona é uma substância fragilizadora.

Como forma de prevenir a quebra e enfraquecimentos das unhas, utilize sempre luvas na hora de realizar faxina de casa. Devido ao uso constante da água, isso proporciona o surgimento de inflamações na base da unha, prejudicando o crescimento da cutícula e, assim, o enfraquecimento. Os produtos utilizados para limpeza possuem substâncias agressivas, e por isso é importante proteger não só suas unhas, como também a pele das mãos.

Porém, a dica principal é manter uma boa alimentação, com ingredientes cheio de vitaminas, proteínas e fibras. São recomendados leite, couve, brócolis, espinafre, fígado, ovo, aveia, dentre outros. Dê prioridade aos alimentos com ferro, cálcio, Vitamina A e também Vitamina B5. Apesar da unha ser um tecido morto, a parte da matriz irá se beneficiar com todos os nutrientes.

Receitas e Naturais em seu email