Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Máscara Nutritiva de Aveia e Mel: Receita e benefícios

A dica de hoje é para quem gosta de ficar mais bonita de forma natural. Esta receita caseira é rica em nutrientes que atuam diretamente nas células derme.

O mel tem poder regenerativo, amenizando marcas e manchinhas. Já a aveia é um poderoso hidratante, pois cria uma barreira que impede a perda de líquidos pela superfície da pele. Veja os ingredientes necessários e prepare a máscara nutritiva hoje mesmo.

Aveia e Mel

Aveia e Mel

Você vai precisar de:

  • 1 colher (chá) de mel
  • 1 colher (chá) de farinha de aveia
  • 1 gema

Modo de Preparo: Em um recipiente limpo, adicione o mel e a gema de ovo. Misture bem os dois ingredientes e vá acrescentando a farinha de aveia aos poucos. Caso não encontre a farinha, processe a aveia em flocos até fica bem fininha.

Aplicação: O primeiro passo é lavar bem o rosto com água morna e um sabonete neutro adequado ao se tipo de pele. Seque bem com uma toalha macia e aplique a mascara nutritiva sobre a pele, massageando levemente com as pontas dos dedos. Deixe a mistura agir por cerca de 40 minutos e depois enxágue com água fria em abundância. Repita esse procedimento a cada 15 dias.

Benefícios da Aveia e do Mel

O mel é usado como cosmético desde as primeiras civilizações. No antigo Egito, as mulheres já preparavam cremes e unguentos à base de mel para deixar a pele mais macia e hidratada. Dizem que Cleópatra se banhava com leite de cabra para cuidar de sua pele. Que tal aproveitar a dica de beleza da famosa rainha egípcia?

O mel possui propriedades poderosíssimas que hidratam e fortalecem a pele. Ele é rico em minerais, enzimas e vitaminas, além de ter poder antibacteriano. Assim, ele limpa as impurezas da pele e a hidrata de forma profunda, enriquecendo-a com todos os nutrientes necessários para que ela mantenha sua elasticidade e vigor. Além disso, o mel também atua no fortalecimento do sistema imunológico, podendo também ter ações sedativas, antissépticas, antioxidante e tonificante.

Quem utiliza o mel consegue manter sua pele com aquela aparência jovem por mais tempo, sem infecções que ocasionam as espinhas e com a pele sempre nova, pois as partículas presentes no mel, dando aquela sensação arenosa, esfoliam nossa pele, limpando também os poros.

O mel pode ser utilizado para tratar peles oleosas. Para elas, basta bater um mamão papaia, sem sementes e sem casca, no liquidificador com o mel. Esquente a mistura por alguns segundos no microondas, ou mesmo no fogão, passe no rosto ainda morna e depois a retire com água gelada. Há também soluções para a esfoliação, basta adicionar à receita acima 25 g de linhaça, e, depois, passar a mistura pelo rosto, massageando suavemente.

Bom, já vimos os benefícios do mel, agora vamos falar sobre a aveia? Muitos conhecem a aveia como alimento funcional, e isso se deve as suas muitas propriedades nutricionais, que também se aplicam a pele. Esse vegetal, chamado de Avena sativa, é na verdade muito resistente e pode ser encontrado nos climas mais adversos, pois reage bem as diferentes condições. Ela passou a ser cultivada na Escócia, Grã-Bretanha, países escandinavos e Alemanha, e assim se tornou comum no mundo todo.

A aveia, depois da colheita, tem seus grãos torrados, processo que não elimina seus nutrientes. Depois, ela passa pelos mais diversos processos para originar os produtos que consumimos hoje, como a aveia em flocos, em farelo ou flocos.

Incrivelmente, este vegetal tão simples possui riqueza em fibras solúveis e insolúveis, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, cobre, cromo e zinco. Entre seus nutrientes também temos vitaminas, principalmente a B1, biotina e altos índices de proteína.

Se tratando da nossa pele, a aveia tem o poder de normalizar o pH da nossa pele, o que evita que hajam irritações, acalmando a região. Para potencializar esta propriedade, podemos fazer uma máscara de aveia para peles com coceira e irritação adicionando chá de camomila.

Tudo isso só é possível devido à sua concentração de amidos e beta glucanas, que retém água. Possui atividade antioxidante, anti-inflamatória, cobre, zinco, selênio e vitaminas do complexo B. Por isso, a aveia é muito utilizada em cosméticos que tem como objetivo hidratar e proteger nossa pele.

Saibam que a combinação de mel com a aveia é uma das misturas poderosas para a sua pele. Com este adicionais ainda citados acima, você pode potencializa-la de acordo com o seu desejo. Peles secas, oleosas, irritadas e descascando se beneficiam com esses ingredientes, basta você continuar o tratamento por algum tempo. Não se esqueça que só uma aplicação não basta para que você atinja seus objetivos.

Tem alguma dúvida? Conhece alguma outra receita? Comente aqui embaixo!

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email