Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tratamento Caseiro para Pele Oleosa

Quando as glândulas sebáceas do rosto produzem mais gordura do que necessária, a pele se torna oleosa. Logo, esta oleosidade em excesso ocasiona diversos problemas, como espinhas, cravos e brilho excessivo. As espinhas e cravos ocorrem pois a gordura obstrui os poros do rosto, o que causa estas inflamações. A produção excessiva de óleo na pele pode acontecer devido ao uso constante de maquiagem, limpeza do rosto mal realizada, produtos que não compatíveis com a sua pele, dentre outros motivos. Porém, também pode ser uma condição genética.

Mas o que podemos fazer para controlar a oleosidade da pele? Muitas pessoas utilizam os produtos vendidos em farmácias e lojas de belezas, que são adstringente e realizam uma limpeza profunda. Entretanto, eles costumam ser mais caros. Logo, é recomendado o uso dos tratamentos naturais. O pepino, que temos sempre em casa, é um reconhecido aliado dos tratamentos de beleza. Ele possui um alto teor de vitaminas, além de enxofre e outros sais minerais. O enxofre é indicado para reduzir a oleosidade da pele, enquanto os outros componentes ajudam a nutrir as células profundamente. A receita que ensinaremos a seguir leva pepino, mel e levedo de cerveja. Essa loção é ótima para tratar a pele oleosa. Veja como preparar!

Receita

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de pepino triturado
  • 1 colher (chá) mel
  • 1 colher (sopa) de levedo de cerveja
  • soro fisiológico (caso necessário)

Modo de Preparo: Em um recipiente, junte todos os ingredientes e misture com uma colher. Se encontrar dificuldade para dissolver os ingredientes, vá acrescentando algumas gotas de soro fisiológico até obter uma mistura pastosa e homogênea. Aplique na pele limpa e seca com uma espátula. Deixe a loção agir por 20 minutos e enxágue com água fria. E não se esqueça do protetor solar.

Saiba como utilizar máscaras para retirar a oleosidade da pele

A máscara de pepino diminui a oleosidade da pele e tem uma ação adstringente.

Benefícios e outros tratamentos

A pele oleosa pode ser um grande problema para muitos. O excesso de óleo causa a obstrução dos poros do rosto, o que pode ocasionar inflamações e cravos. Estas inflamações, que são as espinhas, podem deixar marcas na pele, o que é um incômodo para diversas pessoas. Apesar da oleosidade poder ser um problema genético, também pode ser desencadeada por alguns  hábitos que não são saudáveis para a pele, além dos desequilíbrios hormonais.

Alguns dos motivos são o uso de produtos inadequados à pele, falta de higiene e limpeza do rosto, alimentação com muita gordura e frituras, exposição constante a ambientes quentes, mal ventilados e a exposição aos vapores de óleos. Além disso, o excesso de de exposição ao sol, a má alimentação e mudanças bruscas  de clima podem incentivar a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

Apesar de parecer ser algo extremamente ruim, a produção de sebo é algo necessário para nossa saúde, se ocorrer de forma controlada. A gordura eliminada forma uma camada protetora no rosto, que lubrifica, protege e também beneficia na coesão das células. Assim, devemos cuidar para que nossa pele seja saudável e hidratada, sem que se torne seca. Logo, a produção de óleo dege ser algo controlado.

Pode-se usar alguns medicamentos e produtos industriais indicados para diminuir a oleosidade. Entretanto, eles produtos possuem muitas substâncias químicas, que pode ser maléficas para a nossa pele. Principalmente a do rosto, que é muito sensível. Desta forma, recomenda-se a utilização de tratamentos caseiros, que são  menos agressivos.

O mel e o levedo de cerveja servem para retirarem as células mortas da pele, além de desobstruir os poros. A levedura de cerveja também hidrata a pele de modo significativo. Já o pepino é um ingrediente muito comum nas máscaras faciais. Ele reduz a oleosidade, hidrata e também confere uma sensação de bem estar após a aplicação na pele.

Outros ingredientes que podem ser adicionados nos tratamentos caseiros são a aveia, hortelã, café, etc. O mais importante é que seja estabelecida uma rotina saudável, utilizando algum sabonete benéfico para o seu tipo de pele, hidratante e também máscaras de esfoliação e para controle da oleosidade. Ademais, sempre lave o rosto regularmente, quando senti-lo mais oleoso do que o normal.

Receitas e Naturais em seu email