Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Loção para o cabelo crescer

O bem estar é essencial para termos uma vida feliz e produtiva e isso depende muito da aparência que além de demonstrar nossa vaidade, é muito importante para o nosso corpo. Existe aquela marchinha que diz ” é dos carecas que elas gostam mais”, mas te garanto que muitas pessoas não pensam assim.

A calvície é uma queda de cabelo já pré-estabelecida no indivíduo em sua genética que pode ter início discreto na adolescência e cria força entre os 40 e 50 anos. No ciclo de troca dos fios de cabelo, os que nascem são cada vez mais finos e abrem “clareiras” no couro cabeludo deixando todo desigual e com falhas na região frontal e no alto da cabeça, inclusive em mulheres.

As tintas, secadores e outros procedimentos feitos para embelezar seu cabelo também é a causa de queda. Também há problemas de saúde que influenciam muito nisso como má alimentação, anemia, menopausa e tireóide. Mas temos dicas que vão te ajudar com esses problemas, confira:

O alecrim auxilia no tratamento de queda de cabelo e calvície

O alecrim auxilia no tratamento de queda de cabelo e calvície

Alecrim

O alecrim (Rosmarinus officinalis) além de estimular o crescimento de fios saudáveis também previne o crescimento de cabelos brancos.

Óleo de alecrim – você vai precisar de

  • Uma porção de óleo de azeite de oliva ou de girassol
  • Uma boa quantidade de folhas frescas de alecrim

Como fazer

Pegue uma panela coloque o óleo e adicione as folhas de alecrim, aqueça em fogo alto por um minuto até as folhas murcharem bem.  Coloque em um recipiente com tampa, não há necessidade de coar a mistura. Aplique no couro cabeludo  com algodão ou pano limpo deixe agir por alguns minutos e lave bem com água morna para retirar os resíduos. Ele pode ficar armanezado em local seco por até 1 semana.

Contra-indicações

O alecrim pode causar reações alérgicas e irritações na pele; em grávidas pode causar aborto e não pode ser utilizado em períodos de amamentação. Pode também provocar náuseas, vômito e diarreia.

Cavalinha

A cavalinha (Equisetum) tem ação anti-inflamatória, diurética, anti-hipertensiva, anti-hemorrágica, remineralizante, anti-reumática e cicatrizante. Possui silício, um mineral que serve para fortalecer os cabelos, unhas e ossos; ele hidrata os cabelos, da resistência e elasticidade aos fios que crescem grossos e fortes.

Chá de cavalinha – Você vai precisar de

  • 2 Colheres de sopa de cavalinha
  • Meio litro de água

Como fazer

Misture a água com a cavalinha e deixe ferver no fogo por 5 minutos. Desligue e deixe descansando por 5 minutos também. Tome 3 xícaras ao longo do dia em um período de 1 mês e meio. Você também pode usar o chá diretamente nos cabelos. Após a lavagem enxague com o chá antes de secar.

Contra-indicações

Não podem tomar o chá pessoas que tiverem gastrite ou úlcera, problemas renais ou cardíacos, gestantes e lactantes. Pode causar irritação na pele, vermelhidão, aceleramento cardíaco e taquicardia em pessoas alérgicas. Por ter alta concentração de nicotina, pode causar suor nos pés e nas mãos.

Urtiga

A urtiga (Urtica) também é chamada de urtiga-maior, ortiga e urtigão. Ela impede a queda dos cabelos, combate a caspa e a seborreia. Tem ação anti-alérgica, analgésica e anti-inflamatória.

Chá de urtiga – Você vai precisar de

  • Uma xícara de chá de água fervente
  • 4 Gramas de folhas secas de urtiga

Como fazer

Coloque as folhas de urtiga na água fervente e deixe ferver por 10 minutos. Coe e beba 3 vezes ao dia.

Contra-indicações

O consumo em excesso da urtiga pode desencadear alergias na pele, deve ser evitada por pessoas que apresentem edemas cardíacos e problemas renais. Pode causar alterações no ciclo menstrual e pode causar aborto em gestantes ou parto prematuro.

Henna

A Henna (Lawsonia inermis) tem ação anti-bacteriana, antifúngica, adstringente e antisséticas. É estimulante e sedativa. É ideal para tratar caspas e seborreia. Ela age de maneira eficaz para alizar os cabelos naturalmente.

Chá de Henna – Você vai precisar de

  • 200 ml de água filtrada
  • 10 gramas de folhas secas de Henna

Como fazer

Adicione as folhas de Henna na água, coloque em uma panela e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Coe e tome somente duas xícaras de chá de Henna ao dia. Não pode passar disso.

Canela

A canela (Cinamomum verum) também chamada de caneleira-verdadeira, tem propriedades antibacterianas e antissépticas que eliminam as bactérias que causam a queda de cabelo. Proporciona cabelo hidratado e volumoso

Chá de canela – Você vai precisar de:

  • 500 ml de água
  • Uma porção de canela

Como fazer

Coloque a água e a canela em um panela e deixe ferver de 5 à 10 minutos. Coe e tome no mínimo 2 vezes ao dia.

Camomila

A camomila (Matricaria chamomilla), também conhecida como margaça e Macela-nobre, tem ação sedativa, cicatrizante, antibacteriana, anti-inflamatória, antiespasmódica e calmante.

Chá de camomila – Você vai precisar de

  • 3 Colheres de chá de camomila
  • 1 litro de água fervente

Como fazer

Pegue a camomila e adicione na água fervente, tampe o recipiente e deixe descansando por 3 minutos. Coe e beba de 2 à 3 vezes ao dia. Você pode melhorar o sabor acrescentando meu ou sumo de limão.

Contra-indicações

Não pode ser consumida por grávidas, crianças menos de 5 anos pessoas alérgicas à pólen e a própria camomila.

 

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email