Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receitas para Fazer o Cabelo Crescer

A calvície é uma queda de cabelo já pré-estabelecida no indivíduo em sua genética que pode ter início discreto na adolescência e cria força entre os 40 e 50 anos. No ciclo de troca dos fios de cabelo, os que nascem são cada vez mais finos e abrem “clareiras” no couro cabeludo deixando todo desigual e com falhas na região frontal e no alto da cabeça, inclusive em mulheres.

As tintas, secadores e outros procedimentos feitos para embelezar seu cabelo também é a causa de queda. Também há problemas de saúde que influenciam muito nisso como má alimentação, anemia, menopausa e tireoide. Porém, existem loções para passar no cabelo, sucos e vitaminas que podem auxiliar tanto no crescimento de fios no couro cabeludo quanto no fortalecimento destes. Confira.

Receitas

Óleo de Bardana

A nossa primeira receita é utilizada para realizar uma massagem no couro cabeludo. Ela pode ser usada tanto em homens que apresentam calvice, quanto em mulheres que querem fortalecer os fios. A Bardana é uma planta que apresenta flores roxas, originada na Eurásia. Ela é muito usada em tratamento dermatológicos, mas também pode ser usada no controle da oleosidade do cabelo, de caspas e desestimula a queda.

Ingredientes:

  • 6 colheres de sopa de raiz de Bardana
  • 1 garrafa escura
  • 100 ml de óleo de sésamo

Modo de preparo: Corte a raiz de Bardana em rodelas finas, ou mesmo passe-a em um ralador. Coloque-a dentro da garrafa escura, junto ao óleo de sésamo, e deixe-a no sol por cerca de três semanas. Agite a garrafa todos os dias, e após o período de três semanas passar, massageie o seu couro cabeludo com o óleo.

O óleo de Bardana também pode ser encontrado para venda. O preço da tintura de Bardana varia entre R$30,00 e R$50,00. Também está disponível no mercado o tônico capilar da marca Forever Liss, feito de bardana.

Saiba como utilizar o óleo de bardana.

O óleo de bardana pode ser utilizado para crescimento ou fortalecimento do cabelo.

Loção de Alho, Cebola e Limão

Apesar da estranheza que estes ingredientes podem ocasionar a primeira vista, eles formam uma loção muito eficaz no tratamento de infecções bacterianas. A calvice pode ser ocasionada por infecções que causam a queda de cabelo, ou mesmo a impossibilidade dos fios crescerem.

Ingredientes:

  • 1 dente de alho
  • 1 limão
  • 1 cebola
  • óleo essencial

Modo de preparo: O modo mais fácil de preparar esta receita é cortando a cebola e alho em pedaços menores e os triturando com um mixer, ou mesmo no liquidificador. Depois, coloque a pasta formada em um recipiente. Junte com o suco de um limão e cerca de cinco gotas do óleo essencial de sua preferência.

Pode-se passar esta mistura no couro cabelo e deixa-la por cerca de 20 minutos, durante uma semana. É necessário mencionar que, mesmo com o óleo essencial, esta loção possui um cheiro forte que irá impregnar no seu couro cabeludo. Por isso, utilize um shampoo de limpeza profunda após a aplicação.

Vitamina de Cenoura

Como dissemos, além de utilizar receitas que são passadas no couro cabeludo e fios, devemos também utilizar algumas que são ingeridas. Isso porque o método mais eficaz para combater a queda de cabelos e calvice é tratando o corpo de dentro para fora. A cenoura é muito rica em vitamina A, necessária para saúde do cabelo, pele e olhos.

Ingredientes: 

  • 100 g de abacate
  • 3 cenouras médias
  • 1 copo de água
  • Mel

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, até que a mistura fique homogênea e sem pedaços da cenoura. Tome a vitamina todos os dias, no café da manhã. Caso enoje do abacate, pode substituí-lo por couve manteiga.

Mistura de Óleos

Os óleos podem ser aproveitados não só para fortalecerem os fios, mas também para hidratar o couro cabeludo. A hidratação é essencial para que os fios cresçam saudáveis, pois cabelos quebradiços não causam volume.

Esta mistura de óleos pode ser feita de acordo com a sua seleção de ingredientes, escolhendo os óleos que se adaptem melhor ao seu cabelo e que também sejam encontrados mais facilmente. Abaixo iremos mostrar alguns óleos que podem ser utilizados, confira.

Ingredientes: 

  • Óleo de sálvia
  • Óleo de alecrim
  • Óleo de semente de uva
  • Óleo de amêndoa
  • Azeite de oliva

Modo de preparo: Para preparar esta mistura de óleos basta escolher os ingredientes de sua preferência. Utilize-o uma vez por semana, massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos, em círculos.

Além das receitas naturais, hoje em dia existem produtos que podem ser encontrados no mercado. São eles pílulas para crescimento dos fios, como as da marcas Luminous e Gummy Hair, e também produtos manipulados, como o Minoxidil.

Receitas e Naturais em seu email