Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Fortificante de Unhas Caseiro

Se suas unhas estão quebradiças, isso pode ser resultado de uma má alimentação, que causa a deficiência de vitaminas e minerais que ajudam na composição das unhas. Para deixá-las mais resistentes, é muito importante que a pessoa, além de cuidar especificamente das unhas, também tenham uma boa alimentação.

A unha é uma estrutura formada por camadas grossas de queratina, secretadas por glândulas. A matriz da unha é a área pela qual a estrutura cresce, e esta camada precisa de nutrientes para se manter saudável. Pode-se utilizar uma mistura fortificante para tornar a unha mais saudável. Iremos mostrar esta receita abaixo, além de algumas dicas.

Receita

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de azeite de oliva;
  • 5 gotas de tintura de babosa.

Modo de Preparo: Basta misturar as gotas da tintura no azeite até ficar bem homogêneo. A tintura de babosa pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Use um algodão para aplicar a mistura sobre as unhas antes de dormir. Deixe o fortificante agir durante toda a noite e retire somente na manhã seguinte. Repita o processo até que as unhas estejam bem fortes e saudáveis.

As bases fortificantes podem ser utilizadas para fortalecer as unhas.

Os óleos fortificadores podem ser utilizados para estimular o crescimento das unhas, além dos hábitos saudáveis.

Dicas para manter a unha forte

Regimes severos e uma alimentação pouco balanceada podem refletir diretamente na beleza dos cabelos e das unhas. Por isso, lembre-se de incluir frutas e verduras em seu cardápio e tome pelo menos 2 litros de água durante o dia. Além disso, fique exposto ao Sol por algumas horas, sempre utilizando protetor solar.

É importante que sejam consumidos alimentos com vitaminas, minerais e outros nutrientes. Alguns dos alimentos indicados são ovos, leite, vegetais folhosos de cores escuras, abacate, batata doce, fígado, dentre outros.

O ato de roer as unhas também pode enfraquecê-las, pois a nossa saliva é ácida. Evite o mau hábito para fortalecer as unhas e deixá-las mais compridas. Ademais, tirar a cutícula facilita a entrada de fungos e bactérias, causado o enfraquecimento. Prefira empurrar a cutícula ou apenas tirá-la superficialmente.

Além de utilizar as bases caseiras, também é possível comprar bases nos comércios. Abaixo iremos falar sobre alguns óleos que pode-se encontrar em farmácias ou substituírem o óleo de babosa utilizado na nossa receita inicial.

Óleo essencial de melaleuca (tea tree): Este óleo, além de fortalecer as unhas e as tornar mais lisas, também possui propriedades antibactericidas e antifúngicas. Assim, previne-se doenças como a micose, causada pelos fungos.

 Óleo essencial de alecrim: O óleo essencial de alecrim é fácil de ser encontrado, e por isso ele pode ser utilizado na receita acima como ótimo substituinte. Ele estimula o crescimento das unhas, acelerando este processo.

Óleo essencial de cravo: O óleo essencial de cravo, além de ter um cheiro marcante e delicioso, também é cheio de nutrientes e fortalece as unhas, promovendo um crescimento saudável.

Sabe-se que diversos produtos de limpezas, como os mais potentes utilizados para limpezas pesadas de banheiros, possuem substâncias que podem enfraquecer as unhas e até mesmo a pele das mãos. Por isso é recomendado que as faxinas sejam feitas utilizando luvas, para que as unhas não sejam expostas a estes produtos.

Ademais, é recomendado que antes de dormir, sejam usados cremes de hidratação nas mãos, espalhando-os pelas unhas. Estes cremes, além de hidratar a matriz das unhas, também podem ser utilizados para amolecer as cutículas. Assim, elas podem ser empurradas, e não retiradas.

Um ótimo hábito é consumir vitaminas E e B7, para fortalecer as unhas ainda mais. Estas vitaminas podem ser compradas em forma de capsulas, fabricadas por diversas empresas. A biotina, também chamada de vitamina B7, é uma substância que está proximamente ligada à produção de queratina pelo corpo.

Receitas e Naturais em seu email