Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

6 Receitas para Fortalecer os Cabelos

Saúde também se faz externamente, nesse sentido, porque não utilizar os benefícios naturais para beleza? Pensando nisso, vamos abrir uma nova categoria no Receita Natural com algumas receitas naturais para cuidado pessoal, começando com cabelos enfraquecidos. Vejamos como utilizar a famosa babosa ou aloe vera (para um nome mais sofisticado como em rótulos de shampoos e condicionadores).

Além da famosa babosa, você também poderá conferir receitas a partir de cavalinha, alecrim, urtiga, canela e também lavanda. Cada uma tendo alguns benefícios específicos que, aliados podem ajudar a fortalecer os fios de cabelo.

Confira as receitas para cabelos fracos

Babosa

A primeira receita utiliza folhas de babosa, em quantidade suficiente para o volume de seu cabelo. Existem, pelo menos, duas formas de usar a aloe vera no cabelo. Vejamos:

Modo de Preparo: Cozinhe as folhas de babosa e esfregue-as no couro cabeludo.  Deixe agindo por 15 minutos e enxague o cabelo, retirando todo o excesso. Ou, como alternativa, corte as folhas pela a base e extrai o sumo. Passe-o nos fios. Na geladeira, o sumo pode durar até dois dias.

A babosa hidrata profundamente os fios do cabelo

Chá de cavalinha

A cavalinha é uma planta medicinal rica em silício, uma substância que fortalece o cabelo, dando resistência, flexibilidade e evitando a quebra dos cabelos. Além da cavalinha deixar os cabelos mais grossos e com brilho, tem ação revitalizante, anti-inflamatória, diurética e adstringente.

  • 02 Colheres de sopa de cavalinha seca
  • Meio litro de água

Modo de preparo: Coloque ferver a água com a cavalinha por 05 minutos.  Deixe descansando por mais 5 minutos e beba 3 xícaras de chá por dia. E você também pode usar este mesmo chá para enxaguar seus cabelos após a lavagem normal.

Contraindicações: Não é recomendada para pessoas que tenham pressão baixa, disritmia no coração, depressão, mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Chá de alecrim

O alecrim é um poderoso aliado para a saúde do cabelo. Ele estimula o crescimento e previne o aparecimento do fios brancos. Tem ação antioxidante, anti-inflamatória e cicatrizante; fortalece a imunidade do organismo e melhora o sistema circulatório.

  • 150 ml de água filtrada
  • 01 Colher de chá de folhas de alecrim

Modo de preparo: Coloque a água ferver e em seguida, adicione as folhas de alecrim. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Coe e tome de 2 à 3 xícaras ao dia. Se preferir, após lavar os cabelos normalmente, finalize enxaguando com o chá de alecrim.

Contra-indicações

Mulheres grávidas não podem consumir o alecrim pois estimula  contrações no útero, o que pode provocar o aborto. Também é contraindicado para quem tem alergia à aspirina, pois o alecrim tem uma substância chamada salicilato, bem similar ao medicamento.  Deve ser evitado por quem tem episódios de convulsões pois aumenta o risco de hematomas nesses casos.

Chá de Urtiga

A urtiga é plantinha muito comum nos quintais e campos. Ela é rica em vitaminas B,C e H, tem magnésio, proteínas, cálcio, ferro, oligoelementos, betacaroteno e sais minerais. Ela combate a queda de cabelos por fortalecer o sistema imunológico e ter propriedades anti-inflamatórias.

  • 02 Colheres e urtiga seca
  • 01 Litro de água

Modo de preparo: Pegue uma panela e coloque a água e a urtiga. Deixe ferver por 3 minutos. Tampe e deixe descansando por alguns minutos. Coe e beba 3 xícaras de chá ao dia. Use esta mesma solução após a lavagem normal dos cabelos para potencializar o tratamento.

Contraindicações: A urtiga tem pelinhos em suas folhas que quando em contato com a nossa pele, expelem o ácido fórmico. Esse ácido pode provocar uma urticária, coceira com ardor que pode durar por horas. Por isso, é necessário fazer a manipulação da erva, somente com luvas.

Chá de canela

A canela é uma velha conhecida da culinária e por suas propriedades medicinais. Ela tem cálcio, manganês e fibras e ação antioxidante, anti-inflamatória e antissépticas que protegem o couro cabelo evitando doenças e infecções pois eliminam as bactérias que provocam a queda de cabelo.

A canela estimula a boa saúde do sistema circulatório, principalmente nos folículos capilares deixando os cabelos fortes, hidratados e brilhantes e clareia os fios naturalmente.

  • Meia colher de sopa rasa de canela em pó
  • 01 Litro de água

Modo de preparo: Coloque a água ferver em uma panela. Desligue o fogo e mistura a canela em pó. Misture bem e deixe esfriar. Coloque a solução em um vidro de spray. Lave os cabelos normalmente e finalize, borrifando o chá de canela.

Contraindicações: Deve ser evitado por quem tem sensibilidade no couro cabeludo e para quem tem os cabelos muito ressecados.

Chá de lavanda

A lavanda é uma planta que tem ação calmante, antifúngica, anti-inflamatória, bactericida e cicatrizante. Ajuda a evitar irritações e infecções no couro cabeludo estimulando o fortalecimento e crescimento saudável dos fios de cabelo. A lavanda hidrata, eliminando o temível efeito frizz.

  • Óleo essencial de lavanda: utilize de 7 à 4 gotas.
  • Um copo de água

Modo de preparo: Misture os ingredientes e coloque em um vidro de spray. Você pode borrifar no cabelo seco antes de sair ou logo após o banho.

 

Receitas e Naturais em seu email