Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Usar Camomila nos Cabelos?

Que a camomila faz muito bem para a saúde todo mundo sabe. Ela age como calmante natural, reduzindo a ansiedade, o estresse e a insônia. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition revelou também que a erva também pode prevenir doenças do coração e evitar o aparecimento de tumores no cérebro.

Além dos benefícios para o bom funcionamento do organismo, a camomila também tem utilidades cosméticas. O sachê de chá usado deixado alguns minutos na geladeira é excelente para remover as olheiras e inchaço no entorno dos olhos.

Para os cabelos, o efeito mais conhecido da camomila é o clareador. Se você já tem cabelos louros o castanhos claros, o chá ajuda a dar mais destaque para os tons dourados, deixando os fios com uma cor mais natural. E, também, a camomila pode ser utilizada para hidratar os fios.

Como Usar o Chá de Camomila?

Primeiramente, para utilizar o chá, é preciso prepara-lo. Confira a receita abaixo.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de flores secas de camomila
  • 1/2 litro de água filtrada

Modo de preparo: Leve a água para ferver em uma chaleira. Quando começar a ferver, junte a camomila e desligue o fogo. Tampe a chaleira e deixe a erva em infusão atá amornar. Depois de morno, coe e reserve para usar nos cabelos.

Agora, em relação à utilização do chá, ele possui diversos fins. Abaixo, confira como ele pode ser usado, seja para hidratação, detox dos fios, tratamento de caspa ou seborreia, clarear os fios e também para a umectação. Seja utilizado sozinho ou juntamente à outros ingredientes, o chá de camomila é extremamente saudável e trás muitos benefícios aos fios.

Conheça os benefícios do chá de camomila para o cabelo

Saiba como utilizar o chá de camomila para realizar hidratação, umectação, detox, limpeza e clareamento dos fios.

Clarear os fios

Com o chá já frio, passe nos cabelos mecha a mecha, espalhando bem, e vá para o sol. A receita é ótima para quem vai para a praia, porque a exposição à luz solar estimula o clareamento dos fios.

Depois que os cabelos estiverem lavados, você também pode usar um borrifador para borrifar chá pelos fios. Deixe o chá agir até a próxima lavagem. Os fios ficarão com um aroma gostoso de camomila o dia inteiro e também irão clarear, devido à exposição ao Sol durante o dia.

Outra opção é fazer o chá mais concentrado em colocar um pouco no seu shampoo de uso diário. Assim, você aproveita os benefícios da camomila sempre que for lavar os cabelos. Também, é possível colocar um pouco do chá no condicionador e no creme de hidratação.

Após a lavagem dos cabelos ou o processo de hidratação, o chá de camomila pode ser usado para dar o primeiro enxágue nos fios. As substâncias da camomila ficarão nos cabelos, ajudando no clareamento.

Hidratação

Para hidratar o seu cabelo utilizando chá de camomila, pode-se utilizar uma receita muito simples de ser feita.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de camomila
  • 2 colheres de creme de tratamento
  • 1 colher de sopa de Bepantol líquido.

Modo de preparo: Arescente ao chá já frio duas colheres de sopa de creme e uma colher de sopa de Bepantol líquido. Misture estes ingredientes até que seja formado um creme homogêneo. Para aplica-lo no cabelo, é preciso que ele esteja previamente lavado com shampoo, sem condicionador.

Passe a máscara nas mechas e as massageie para que o produto entre bem nos fios. Deixe agir por cerca de 30 minutos e retire o produto com água gelada. Cuidado para não deixar vestígios do creme no cabelo, pois isto pode deixa-lo oleoso.

Detox e tratamento de caspa e seborreia

O chá de camomila também pode ser utilizado para realizar o detox e tratamento contra a caspa e seborreia. Para tal, pode-se fazer o chá da erva e o aplicar diretamente no couro cabeludo, sem qualquer limpeza. É ideal que ele esteja sujo, pois isto aumenta ainda mais a limpeza. Deixe o chá por cerca de duas horas e depois o retire, lavando o cabelo normalmente.

Umectação

Para a umectação, deve-se fazer uma preparação prévia ao uso do produto, para que ele aja por um período antes de aplica-lo no cabelo. Esta receita é ideal para reparar profundamente os fios, retirando a aparência de ressecamento.

Ingredientes:

  • 4 colheres de chá de camomila já preparado
  • 100 ml de azeite de oliva extravirgem
  • 1 recipiente de vidro

Modo de preparo: Coloque o chá de camomila e o azeite extra virgem no recipiente de vidro. Agite-o levemente e tampe com um papel toalha ou pano. Guarde este recipiente durante uma semana sem o expor ao Sol, calor ou qualquer outro tipo de luminosidade.

Após esperar o tempo necessário, passe o óleo nas mechas do cabelo, com este seco e sujo. Massageie cada uma das mechas e aguarde de duas à seis horas para retirar todo o produto com água gelada. Posteriormente, aplique o shampoo.

Receitas e Naturais em seu email