Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Camomila para os cabelos e pele

A camomila é usada como tônico e para limpeza da pele. Serve também como calmante em casos de alergia cutânea. A planta é usada em larga escala para hidratantes por da brilho à pele, eliminando seu aspecto seca e envelhecido. A compressa de chá de camomila sobre a pele, tonifica, limpa, desintoxica e desincha.

Além de fazer uma faxina em nossa pele, ela também promove a eliminação de olheiras, manchas e cicatriza lesões. Para fazer sua limpeza caseira basta preparar o chá e despejar em uma bacia. Coloque uma toalha em cima da cabeça de forma que você absorva o vapor. Conforme seu rosto umedece, passe um bolinha de algodão em todo o rosto, principalmente em áreas que tenham cravos e espinhas.

O chá de camomila também pode ser usado para clarear os cabelos. Molhe suas madeixas no chá e deixe agindo por 30 minutos. O efeito clareador vai acontecer gradativamente, nas primeiras vezes que fizer este procedimento será possível notar reflexos dourados nos fios. É ideal para quem tem cabelos castanhos mais claros, pois causa um efeito natural semelhantes a luzes naturais.

Para clarear olheiras ou manchas e tonificar a pele, faça o chá de camomila, coe e umedeça a pele com bolinhas de algodão e deixe agindo de 20 à 30 minutos. Depois somente enxague com água fria. Este procedimento também é ótimo para desinchar os olhos.

A camomila é um potente clareador por possuir dois pigmentos colorantes em sua composição: o azuleno e a apigenina. A apigenina tem coloração amarelada e o azuleno neutraliza o amarelo do cabelo e produz a coloração branca.

Essa pigmentação natural deixa lindo os cabelos em tom loiro. A camomila não é capaz de descolorir o cabelo, ele apenas realça o tom claro dos cabelos que já são dessa forma. Com o uso frequente da camomila, seus cabelos ganham mais brilho e luminosidade. Por ter ação adstringente, a camomila reduz a oleosidade do couro cabeludo.

A camomila é um excelente clareador e tem ação calmante para a pele.

Já ensinamos a fazer uma receita do chá de camomila que tem diversas propriedades benéficas à saúde, é hora de utilizar esta planta para estética também. A camomila tem uma boa fama para clarear e dar brilho nos cabelos e também para a pele. Na verdade, este também é um chá, mudando apenas na forma de utilização. Vejamos:

  • Seis colheres de sopa de flores de camomila frescas
  • Um litro de água

Modo de Preparo: Faça uma infusão, quer dizer, ferva a água, desligue o fogo e, só então, acrescente as flores e deixe descansar por alguns minutos. Camomila para os cabelos: Lave os cabelos e em seguida enxague-os com o chá. Isso trará brilho aos fios, mas cuidado, em excesso pode clarear os cabelos. Camomila para a pele: Para pele irritada, faça compressas como chá, umedecendo uma toalha e aplicando sobre o rosto.

Receitas com Camomila para os cabelos

Para deixar os cabelos claros luminosos

Para deixar os cabelos luminosos e salientar ainda mais os fios claros é possível conseguir esse efeito com um shampoo específico.

Shampoo de ervas

  • 125 ml de água
  • 01 colher de chá de camomila seca
  • 01 colher de chá de calêndula seca
  • 01 colher de chá de raspas de casca de limão
  • 02 colheres de sopa de shampoo natural neutro

Modo de preparo: Coloque a água e os demais ingredientes em uma panela. Tampe e deixe fervendo por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e deixe descansando por 30 minutos. Coe e adicione a solução no shampoo neutro. Agite o frasco para misturar bem. O prazo de validade é de um mês se guardado na geladeira para conservação.

Para realçar os cabelos loiros

  • 03 colheres de sopa de camomila seca
  • 03 colheres de sopa de calêndula seca
  • 500 ml de água
  • 01 colher de sopa de suco de limão

Modo de preparo: Coloque a água, a calêndula  e a camomila em uma panela e tampe. Ferva por alguns minutos; desligue o fogo e deixe esfriando. Coe, transfira para um recipiente limpo, adicione o limão e agite bem. Utilize esta solução após lavar o cabelo com shampoo.

Hidratante de cabelos

  • 01 xícara de água fervente
  • 02 colheres de sopa de flores secas de camomila ou 02 sachês do chá em caixinhas
  • 02 colheres de sopa de Maizena (amido de milho)

Modo de preparo: Adicione a camomila na água fervente e tampe. Deixe descansando por 15 minutos. Coloque a solução em uma panela e adicione a Maizena. Coloque a panela no fogo e mexa para evitar que empelote até que fique uma pasta um pouco durinha. Desligue e deixe esfriar.  Misture a solução a seu creme de hidratação preferido e aplique no cabelo. Deixe agindo por 20 minutos e enxague.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email