Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Cabelos Fracos, Finos e Ralos- Tratamentos Naturais

Com o aumento de tratamentos de belezas, muitas pessoas tem se submetido a eles afim de mudar o aspecto do cabelo e adequá-lo aos seus desejos. Porém, muitos destes tratamentos possuem substâncias químicas fortes e utilizam secadores e pranchas com altas temperaturas, que podem prejudicar a saúde dos seus fios, deixando-os fracos, finos e ralos. Além disso, este tipo de cabelo, com pouca elasticidade e resistência, pode também ser decorrente de uma má alimentação, estresse, genética, dentre outros motivos.

Muitas pessoas optam por tratamentos ainda mais agressivos para recuperarem os fios, um grande equívoco. Isso porque os tratamentos vão prejudicar ainda mais o cabelo, ao invés de ajuda-lo e nutri-lo. Por isso, é recomendado que no caso de recuperação de cabelos fracos, finos e ralos, utilize-se tratamentos naturais, como máscaras, óleos e chás, que podem nutrir o cabelo de forma eficiente e sem conservantes e produtos químicos.

Abaixo, iremos falar um pouco de alguns tratamentos, como é recomendado realiza-los, modo de preparo, etc. Confira!

Tratamentos capilares

Umectação Azeite: Até quando utilizamos o azeite para outros fins podemos perceber que ele é muito nutritivo e oleoso, deixando tudo com um aspecto brilhoso. Bom, isso também é válido para os cabelos. O azeite é uma fonte de vitaminas A, D, E e K, que hidratam nossos cabelos e ainda os torna mais forte.

Para utilizar o azeite em uma umectação, é necessário que ele esteja morno. Então, esquente-o no fogão ou microondas por cerca de 40 segundos. Separe o seu cabelo em mechas, e vá aplicando o azeite com um pincel. É recomendado que seja passado do meio dos fios para baixo, pois como o azeite é muito oleoso, ele pode prejudicar o couro cabeludo.

tratamentos capilares

Tratamentos capilares para cabelos fracos

Máscara de Ovos: Muitas pessoas tem receio de fazer a máscara de ovos devido ao medo de deixar o cabelo com algum cheiro. Porém, caso você tire aquela película que vem por cima da gema, lhe asseguro que o cheiro não será forte. Este tratamento é uma bomba de proteína, que fortalece os fios.

Bata dois ovos com 100 ml de água, de forma que a mistura fique homogênea. Depois, aplique-a nos cabelos, tomando cuidado para que os fios não fiquem grudados. Esta máscara não é recomendada para loiras, pois ela pode deixar o cabelo amarelado.

Máscara de Abacate: O abacate é muito famoso por ser ótimo em tratamentos para pele e cabelo. E ele realmente é. A fruta é rica em vitaminas e possui alto índice de gordura, de forma que ela irá fortalecer e hidratar o cabelo.

Para esta máscara é necessário meio abacate, água e um fio de óleo de azeite para potencializar. Pode-se também substituir o azeite por óleo de coco. Amasse o abacate, misture-o com 2 colheres de água e adicione um fio de óleo. Depois, basta aplicar esta máscara por todo o cabelo.

Gel de Babosa: Para utilizar a babosa, é recomendado que seja passada no cabelo em forma do gel que a planta solta. Ela protege os fios de raios UV, regenera os folículos capilares e alivia coceiras e caspas. Para os cabelos fracos e ralos, é uma ótima opção.

Na hora da colheita do gel, corte a base da planta. Com uma colher de madeira ou plástico, raspe o interior da planta e colete todo o gel ali presente. Aplique a babosa pura no couro cabeludo, massageando de forma circular. Depois, passe nos fios, da raiz para baixo.

Outras dicas para cabelos fracos

Como dito acima, existem diversos motivos pelos quais o seu cabelo pode estar frágil. Os banhos muito quentes incentivam os fios a produzirem muito óleo e também os deixam sem fibras. Já a utilização dos secadores em altas temperaturas faz com que as cutículas fiquem danificadas, o que dificulta a retenção de quaisquer hidratações e nutrientes. Do mesmo modo que estas altas temperaturas enfraquecem o cabelo, o Sol, com seus raios UV, também prejudica os fios.

Outro motivo muito comum do enfraquecimento capilar é o manejo não recomendado do cabelo. Isso porque muitas pessoas não se preocupam de pentear os fios molhados de forma cuidadosa, fazendo-o rapidamente e de qualquer jeito. O que muitos não sabem é que quando o cabelo está molhado, as cutículas estão mais abertas e expostas, e ao pentearmos com brutalidade ou enxugarmos de modo relapso, fazemos com que os fios se quebrem e descamem. Além disso, deixar o cabelo preso por muito tempo também causa tensão excessiva nos fios e faz com que eles não cresçam e se desenvolvam corretamente.

Porém, a causa mais comum de enfraquecimento capilar é, sem dúvidas, a má alimentação. Quando comemos alimentos pobres em nutrientes e bebemos pouca água, todo o nosso corpo sente este impacto, inclusive os fios. Eles deixam de receber parte dos nutrientes que precisam, e por isso se tornam finos, quebradiços e ralos. Então, além de qualquer tratamento capilar, devemos também prestar mais atenção em nossa alimentação e ingerir vitaminas, proteínas, fibras e mais.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email