Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como usar Argila na Pele: Todos os benefícios da Argila

Os tratamentos cosméticos com base em argila são muito comuns devido às substâncias benéficas nela contidas. Sua origem são os minerais provenientes do solo como o alumínio e a sílica. Na natureza, ela geralmente é encontrada úmida, semelhante a um barro porém, para o uso cosmético, ela é seca e transformada em um pó limpo e fino. Para a aplicação e uso em tratamentos estéticos ela é novamente umedecida com água mineral ou chá de camomila até formar um creme ou pasta.

Muitas propriedades podem ser encontradas na argila, mas, conforme os tipos, elas serão melhor aproveitadas em cada caso. Veja abaixo os principais benefícios da argila e logo após conheça os diferentes tipos de argila e suas utilidades para a pele.

Mas atenção, nem todo tipo de argila pode ser utilizado na pele. A argila expandida, por exemplo, é uma material para construções. Fique atenta!

Benefícios

A maior parte dos benefícios da argila para a pele se devem à presença dos minerais. Veja a lista:

Argila Para a Pele

Argila Para a Pele

  • favorece a reprodução das células da pele;
  • por sua textura, ajuda na esfoliação da derme e do couro cabeludo;
  • é capaz de absorver impurezas e toxinas;
  • auxilia na reconstrução dos tecidos;
  • reduz a oleosidade da pele e do couro cabeludo;
  • combate os microrganismos responsáveis pelos surgimento de cravos e espinhas;
  • estimula a circulação sanguínea;
  • tem efeito calmante e hidratante.

Tipos de Argila

Argila Verde: Várias funções são atribuídas à argila verde: adstringente, tonificante, bactericida, cicatrizante e analgésica. Por isso, seu uso é indicado para quem tem a pele muito oleosa e possui acnes. Ela irá absorver o excesso de oleosidade produzido pelas glândulas sebáceas e controlará a presença de bactérias na superfície da pele.

Argila Branca: Esse tipo é que contém maior quantidade de alumínio, o que explica sua coloração. Ela ajuda a tirar manchas, clarear a pele e reduzir a oleosidade. Por ter ação cicatrizante, também auxilia no controle das marcas deixadas por espinhas. Seu uso é indicado para que tem apele sensível.

Argila Rosa: A argila rosa contém alto teor de ferro, além de outros minerais essenciais. Ela absorve as toxinas e a oleosidade excessiva da pele, ao mesmo tempo em que oferece os minerais que dão brilho e elasticidade. Por isso, é indicada para todos os tipos de pele e também pode ser aplicada no couro cabeludo.

Argila Cinza: A coloração cinza desse tipo de argila se deve à presença do titânio. Na pele, ela é capaz de atenuar as manchas e promover a desintoxicação das células. Por isso, a argila cinza é usada em tratamento estéticos para reduzir o inchaço e a circunferência abdominal. Ela também é bastante esfoliante e combate os cravos e espinhas.

Argila Preta:
Também conhecida como lama vulcânica, a argila preta é a mais rara e difícil de ser encontrada. Ela tem alto teor de alumínio e silício, sendo indicada para tratar doenças e rejuvenescer a pele. Quem tem a pele oleosa ou muito seca pode se beneficiar com o uso desse tipo.

Argila Amarela: A argila amarela, por sua vez, é rica em dióxido de silício que ajuda a formar o colágeno, tão importante à nossa pele. Além disso, tem outras funções como adstringente, relaxante, remineralizante, desintoxicante e hidratante.

Como Usar a Argila

Agora que você já conhece os diferentes tipos de argila e seus benefícios cosméticos, vamos entender como é feito o uso da argila.

Primeiramente, é preciso que você compre uma argila em pó de boa qualidade, que poderá ser fácil de se comprar em farmácias especializadas e lojas de produtos naturais. As mais comuns no mercado são a verde e a branca.

Na hora de utilizar, é necessário hidratar a argila. Use água mineral ou chá de camomila em temperatura morna e vá acrescentando aos poucos, até que a argila vire uma pasta grossa bem homogênea. Ela pode ser aplicada com um pincel ou com as mãos, delicadamente. No rosto, evite aplicar perto dos olhos e nos lábios.

Depois disso, é necessário esperar a máscara de argila secar. É comum sentir que a pele está se repuxando ou pinicando. Outro efeito comum é a vermelhidão causada pela ativação da circulação. Assim que você notar que a argila está totalmente seca, remova delicadamente com água e enxugue com uma toalha macia. Evite aplicar qualquer produto sobre a pele nas próximas 2 horas.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email