Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Remédio Natural Para Cólica Menstrual

Para muitas mulheres, a chegada do período menstrual vem sempre acompanhada de fortes dores. Por isso, é comum o uso de analgésicos e outros medicamentos para aliviar a cólica menstrual, até mesmo entre as adolescentes. Como todos sabem, é sempre bom evitar o uso de remédios sem prescrição médica. No caso da cólica, vale a pena apostar nos tratamentos naturais, que costumam ser bastante eficazes.

Como alternativa para os já conhecidos chazinhos, hoje ensinaremos uma receita de xarope para cólica menstrual. Os ingredientes principais são ervas famosas, o alecrim e a camomila. O primeiro deles atua nas contrações musculares, enquanto o segundo funciona como analgésico. Assim, o remédio natural traz ótimos resultados.

Receita

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de água filtrada
  • 1 colher (sopa) de alecrim fresco
  • 1 colher (sopa) de flores e folhas de camomila
  • ½ xícara (chá) de mel

Modo de Preparo: Junte a água e as ervas e leve ao fogo. Depois que levantar fervura, conte 10 minutos e desligue. Coe o chá, junte o mel e volte com a mistura para o fogo. Quando o xarope esfriar, guarde em um pote de vidro.

Durante o período menstrual, tome 2 colheres (sopa) do xarope de camomila e alecrim durante o dia.

Saiba como tratar a cólica

A bebida com camomila, alecrim e mel é perfeita para relaxar os músculos e evitar a cólica.

Benefícios e outros tratamentos

As cólicas, também chamadas de dismenorreias, podem ser um empecilho na vida de diversas mulheres durante o período menstrual. Elas causam dores e mal-estar, e até mesmo ânsia de vômito.

O útero é um órgão que possui cerca de 7 cm e três camadas, a externa, a média e a interna. A camada responsável por ocasionar as cólicas é a interna, que descama todos os meses quando a mulher não se encontra grávida. Para que o útero possa descamar e liberar o sangue deste processo, é utilizado a prostaglandina, molécula simular aos hormônios, que realiza as contrações uterinas.

E, são estas contrações uterinas que comprimem os nervos e ocasionam as cólicas. Porém, a cólica não possui a mesma intensidade em todas as mulheres, dependendo do tamanho do útero. Comumente, as adolescentes, que possuem este órgão menor, sentem mais cólica, pois a prostaglandina possui pouco espaço de atuação. Já as mulheres adultas, com o útero maior, proporcionam a prostaglandina mais espaço para se espalhar, ocasionando menos dores.

Ainda, quando se engravida, o útero aumenta o seu tamanho e o colo uterino também se expande. Por isso, estas mulheres que foram gestantes também experienciam menos cólicas, visto que a prostaglandina tem mais área para atuar e também sai com mais facilidade por onde o bebê nasceu, no caso de partos naturais.

Muitas mulheres utilizam os remédios sintéticos para tratar a cólica. Entretanto, como estas dores são frequentes, é maléfico para a saúde a ingestão exacerbada destas substâncias. Visto isso, é preferível a utilização de remédios caseiros, como que mencionamos acima.

A alecrim é uma planta que, além de facilitar o período menstrual e aliviar as cólicas, também ameniza os outros sintomas da Tensão Pré-menstrual, também chamada de TPM. O alecrim reduz o estresse, acalma os nervos, ajuda na digestão e diminui os gases intestinais. Outro ingrediente da receita, a camomila também possui a função de relaxar os músculos, algo essencial para tratamento das cólicas.

Ademais, pode-se usar outros métodos para tratar a cólica, como bolsas de água quente, exercícios relaxantes, como yoga e pilates, dentre outros. É importante utilizar maneiras de relaxar os músculos do útero, e não torna-lo ainda mais rígido. No período menstrual, evite consumir cafeína e alimentos “quentes”, como amendoim. Ainda, ingira muita água durante todo o dia.

Outras ervas que podem ser usadas para amenizar a cólica são a erva-doce, artemísia, orégano e alfazema. Elas podem preparar chás ou mesmo banhos de imersão.

Receitas e Naturais em seu email