Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Iogurte de Ameixa e Aveia para Prisão de Ventre

Nos últimos tempos, o uso do iogurte para combater a prisão de ventre virou moda. Algumas marcas oferecidas no mercado prometem acabar com a prisão de ventre em poucos dias, o que atrai os consumidores. Mas, será que os iogurtes realmente funcionam? A verdade é que alguns alimentos podem sim ajudar o intestino a funcionar melhor. Os iogurtes para prisão de ventre são alimentos probióticos, ou seja, que contêm micro-organismos vivos que ajudam na manutenção da flora intestinal.

Mas quem não quer recorrer aos iogurtes industrializados,  pode utilizar uma receita caseira ótima para acabar com o intestino preguiçoso. As mistura leva ameixa, bastante conhecida por melhorar o funcionamento intestinal e aveia, que contém fibras. Além de tudo isso, a receita é muito gostosa.

Receita Iogurte

Ingredientes:

  • 1 copo de iogurte natural;
  • 1 litro de leite integral, desnatado ou semidesnatado.
  • 3 ameixas pretas;
  • 1 colher de mel;
  • 1 colher de farelo de aveia.

Modo de Preparo: Aqueça o leite, e deixe-o o ferver por alguns minutos. Depois, deixe-o ficar morno, até 40ºC, aproximadamente. Utilize um termômetro para medir sua temperatura. Depois que o leite tiver esfriado até a temperatura mencionada, adicione o iogurte natural e misture. Coloque a mistura em um recipiente de vidro, depois o tampe com um papel filme ou um pano limpe. Deixe o iogurte em um local aquecido, como o forno, por um período de 6 a 8 horas.

Após este período, coloque o iogurte em um liquidificador. Adicione a ameixa, aveia e mel. Bata por alguns minutos, até que não reste pedaços grandes da ameixa. Guarde o iogurte em um recipiente na geladeira. O iogurte deve ser consumido logo após o preparo, de preferência em jejum. o ideal é que se tome a receita todos os dias, para o intestino funcionar com regularidade.

Iogurte de ameixa com aveia.

Conheça a receita do iogurte de ameixa com aveia, uma ótima opção alimentar.

Benefícios do Iogurte

O iogurte pode ser utilizado tanto por pessoas que experienciam algum problema intestinal, como a prisão de ventre, quanto os que querem começar uma alimentação saudável e equilibrada. O iogurte é obtido através da fermentação do leite por bactérias, os lactobacilos. Estes lactobacilos convertem o açúcar em ácido láctico, o que foi reproduzido pela indústria alimentícia de forma avançada e em larga escala.

Os iogurtes são alimentos muito nutritivos, pois possuem vitaminas e minerais. As vitaminas do complexo B não são produzidas em quantidades suficientes em nosso organismo, por isso temos que as obter por meio de nossa alimentação. Os iogurtes possuem em destaque a B12 e a B6. A B12 ajuda na formação das hemácias, tornando-as mais saudáveis, e ainda no metabolismo do sistema nervoso. Já a vitamina B6 auxilia na respiração das células, metabolismo das proteínas, e também evita que haja a retenção de líquido.

Ademais, os iogurtes também possuem cálcio, magnésio, potássio, proteínas e carboidratos. Por isso, são benéficos para uma dieta balanceada e equilibrada. Desta forma, o iogurte promove uma maior saciedade, ajudando na perca de peso. Ainda, as bactérias do iogurte são probióticas, pois melhoram a absorção de vitaminas e minerais, evitando doenças intestinais e no estômago.

Já a ameixa preta e seca, presente neste nosso iogurte natural, é ignorada por muitos, mas que possui muitas fibras, vitaminas e minerais. Uma porção diária de ameixa oferece 87% do valor total que devemos ingerir de vitamina K, mais 20% do índice de vitamina B.

A ameixa é um alimento antioxidante, o que protege o corpo dos danos que podem ser ocasionados por radicais livres. Ademais, a ameixa possui boro e potássio, o que auxilia na manutenção da saúde dos ossos. A vitamina A presente na fruta também contribui para a visão do indivíduo. Já o potássio reduz problemas cardíacos, como pressão alta, derrames, dentre outras.

A ameixa estimula o organismo a evacuar, e realizar uma digestão completa. Ela possui fibras e sorbitol, auxiliando neste processo. O sorbitol é uma substância laxante, evitando intestino preso.

A aveia, também um ingrediente do iogurte, é um alimento funcional, que contribui uma boa saúde da pele, do intestino e também diversas outras questões. Por isso, este iogurte é uma opção alimentar muito nutritiva.

Receitas e Naturais em seu email