Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tratamento com Melão-de-São-Caetano para Irritação na Pele

A pele é o maior órgão do corpo, e, também, é o mais exposto. Por isso, ela está suscetível a sofrer escoriações, ferimentos e também irritações. As irritações podem ser ocasionadas por diversos motivos, pois sempre estamos encostando nossa pele em algo, mesmo que seja nas nossas roupas. As irritações se manifestam em  manchas vermelhas, pequenas protuberâncias, coceira, etc.

Existem diversos remédios que amenizam as irritações na pele, e estes podem ser usados em forma de óleos, cremes e comprimidos. Porém, é indicado que se utilizem tratamentos naturais, pois estes apresentam menos riscos à nossa saúde. O remédio natural de uso tópico que iremos falar sobre é muito eficaz contra irritações na pele ou dermatites. Além disso, também pode ser utilizado no tratamento de escabiose, popularmente conhecida como sarna. Este remédio a base de Melão-de-São-Caetano (Momordica charantia) e é indicado pela Anvisa.

Receita

Ingredientes:

  • 5 gramas das folhas, frutos e sementes de Melão-de-São-Caetano
  • 1 litro de água

Modo de Preparo: Para extrair as propriedades do Melão-de-São-Caetano, deixe em decocção, fervendo a água com as partes da planta por cerca de 10 minutos. Aplique nos locais afetados duas vezes ao dia. Como alternativa, pode-se banhar uma vez ao dia com a mistura.

É preciso mencionar que esta mistura pode interagir com hipoglicemiantes. Não utilize por via oral, pois pode causar coma hipoglicêmico (por diminuição de açúcar no sangue), convulsões em crianças, problemas hepáticos e dor de cabeça.

Saiba quais são os benefícios do Melão-de-São-Caetano

O Melão-de-São-Caetano possui diversas propriedades que podem tratar irritações na pele, micoses, dentre outras doenças.

Benefícios e outros tratamentos

O Melão-de-São-Caetano é um vegetal originado da Ásia, e que possui um grande potencial farmacêutico. O nome científico desta planta é Momordica charantia L., e ela é uma trepadeira que possui frutos verdes e amargos. O Melão-de-São-Caetano pode ser encontrado tanto nas áreas urbanas quanto rurais, e por isso se tornou muito popular.

O principal uso do Melão-de-São-Caetano é em relação à diabetes, pois suas propriedades tratam os sintomas destas doença. Ademais, também é utilizado para cicatrização, tratamento de feridas, problemas de estômago, tosse, problemas respiratórios, úlceras, reumatismos.

Assim, este vegetal pode ser muito bem utilizado nos tratamentos caseiros para irritações na pele. Segundo a pesquisadora Maria do Carmo dos Santos Lima, na sua entrevista cedida à Embrapa, “Além de prevenir doenças, o melão-de-são-caetano controla micoses e alguns parasitas que infestam animais, como os carrapatos e pulgões”. Desta forma, além de tratar as irritações, também combate doenças de pele causadas pelos fungos e outros parasitas.

Acima falamos sobre um certo tipo de infusão feita com o Melão-de-São-Caetano, porém também podem ser produzidos sabonetes líquidos para que sejam usados todos os dias. Os sabonetes são produzidos com sabão de coco, sumo das folhas do melão-de-são-caetano e água morna. O mais interessante é que este sabonete líquido também pode ser usado em animais que apresentem sintomas de doenças na pele e parasitas.

O uso do Melão-de-São-Caetano, seja em forma de infusão ou sabonetes, é benéfico pois diminui os gastos com medicamentos dermatológicos. Ademais, minimiza a inserção de aditivos químicos nos nossos organismos.

Existem diversos outros remédios caseiros que podem ser usados para combater as irritações, como passar óleo de coco no local, aplicar compressas de camomila, linhaça, Amor-perfeito, etc. É imprescindível que tenha certeza de que nenhum dos produtos usados nos tratamentos caseiros irão ocasionar uma irritação mais forte, ou até mesmo uma reação alérgica. Limpe sempre o local com água corrente, e não use sabonetes, detergentes ou outros produtos industrializados no local, exceto se houver recomendação médica.

A maioria das irritações na pele também tendem a coçar. Entretanto, é importante que o indivíduo evite tocar nos locais, pois as mãos podem estar sujas e ocasionar inflamações. Além disso, as unhas contém diversas bactérias e impurezas, e o ato de coçar o local já irritado pode transmiti-las para a sua pele.

Receitas e Naturais em seu email