Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Remédio para Hemorroida

Sendo um ótimo remédio para hemorroidas, este chá de hamamélis (Hamamelis virginiana) que, apesar de preparado como um chá qualquer, não deve ser ingerido. Deve ser utilizado topicamente onde houver inflamações de pele e mucosas. Outra característica da hamamélis é ser muito eficaz contra hemorróidas. Vejamos a receita conforme recomendação da ANVISA. Apesar de não ser ingerido, pode ser utilizado em adultos e crianças

 

Você vai precisar de:

  • 3 a 6 g (de uma a duas colheres de sopa) da casca da hamamélis
  • 150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Para extrair as propriedades da casca da hamamélis, é preciso ferver a casca juntamente com a água por alguns minutos

Posologia

Aplicar na forma de compressa nas regiões afetadas de duas a três vezes ao dia

Cuidados

  • Não ingerir, pode, provocar irritação gástrica e vômitos
  • Não ultrapassar o limite de uso de quatro semanas

Outras dicas

O que é a hemorroida?

A hemorroida é o resultado de veias inchadas, inflamadas e doloridas que estão localizadas na parte inferior do reto ou do ânus. Podem ser internas quando estão dentro do ânus. A hemorroida externa está na parte inicial do ânus, fazendo o ânus se abrir, projetando-se para fora.

Banho de assento

O banho de assento refresca a região afeta e alivia a dor. Basta ter uma bacia e água fria (não gelada). Molhe com uma esponja macia durante 10 minutos.

Flor calêndula

A calêndula é muito usada para tratar queimaduras e ferimento pois tem ação calmante, antisséptica e anti-inflamatória. Pode ser usada para banho de assento com água fria para aliviar a hemorroida. Basta colocar 2 colheres de sopa de flores de calêndula secas em dois copos de água. Deixar ferver por 5 minutos. E depois que esfriar é só fazer o banho de assento.

Amora silvestre

Ingredientes

  • 50 gramas de folhas secas de amoreira picadas
  • 50 ml de água

Modo de preparo

Faça a compressa, com água em temperatura ambiente junto com as folhas, com um pano limpo por 20 minutos.

Mirtilo

O mirtilo faz a proteção do coração e também da circulação. Comer mirtilos regularmente pode amenizar as inflamações causadas pela hemorroidas.

Cavalinha

  • 05 gramas de cavalinha
  • 100 ml de água

Modo de preparo

Após esfriar em temperatura ambiente, faça o banho de assento por aproximadamente 20 minutos.

A hamamélis é excelente para hemorroidas por sua ação anti-inflamatória

Linhaça

A linhaça além de ser ótima para prisão de ventre, tornando o material fecal mais suave em sua transição para evacuação, ela alivia a hemorroida. Por isso, inclua em sua alimentação sementes de linhaça.

Psyllium

O psyllium é uma fibra as quais sua semente quando entra em contato com a água, cria uma espécie de mucilagem que ajuda a estabilizar o intestino, deixando a evacuação menos difícil. Ingerir psyllium vai amenizar a dor, na hora a evacuação do bolo fecal.

Cassis ou groselha-negra

A cassis ou groselha-negra melhora e muito a circulação, aliviando o problema da hemorroida. Existem cápsulas de óleo desta semente à venda em casa de produtos naturais e farmácias homeopáticas.

Cipestre

O cipestre é uma planta com alto teor de polifenóis e flavonoides. Estes componentes fazem o efeito anti-inflamatório e vasoconstritor no sistema circulatório durante a crise de hemorróida. Basta fazer o banho de assento durante 20 minutos com a água em temperatura ambiente

Argila verde

A argila verde tem ação antibacteriana, antisséptica, cicatrizante e anti-infecciosa. Basta somente mistura a argila com água em temperatura ambiente para formar uma pasta. Aplique com ajuda de uma gaze e deixe agindo por alguns minutos.

Aloe vera ou babosa

A aloe vera ou babosa tem propriedades antibactericida e anti-inflamatória. Ela alivia e desinflama os vasos sanguíneos. Pode ser aplicado o gel diretamente na área afetada com um pano limpo, deixando por 10 minutos. E também tem pessoas que usam como supositório. Para isso, basta congelar e quando for usar, tirar a casca e inserir o supositório natural.

Camomila

A camomila tem ação calmante, emoliente e anti-inflamatória. Você pode fazer o banho de assento com a flor ou até fazer o chá e colocar o saquinho, em temperatura ambiente, no local afetado.

Castanha-da-índia

A castanha da índia tem ação anti-inflamatória que ajuda na melhora da circulação e alivia com rapidez o desconforto e dor da hemorroida.

Ingredientes

  • 60 gramas de cascas do castanheiro da castanha da índia
  • 02 litros de água

Modo de preparo

Coloque a água e as cascas para ferver por 12 minutos. Deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente. Faça o banho de assento por 20 minutos durante 5 dias seguidos. E você também tem a opção para tomar a castanha da índia também em cápsulas.

Alho

O alho tem propriedades que fortalecem a vascularização do intestino, facilitando o fluxo sanguíneo, aliviando o desconforto e dores provenientes da hemorroidas. a dica é tomar cápsulas de alho de 600 à 1200 mg ao dia. Este produto tem à venda em farmácias de homeopatia.

Equinácea

A equinácea tem propriedades anti-inflamatórias, antibióticas e fortalecem o sistema imunológico e alivia as dores da hemorroida. Tomar as cápsulas de equinácea vai ajudar bastante para amenizar o problema.

 

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email