Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Remédio para Dermatite

A dermatite é uma reação inflamatória da pele. O dermatite se caracteriza por vermelhidão, coceira, inchaço e surgimento de vesículas e a dermatite crônica é caracterizada por coceira, espessamento e rachaduras da pele. Existem as dermatites de contato, seborreica, atópica, numular e esfoliativa.

Além do uso oral do chá de bardana que, como ensinado anteriormente é excelente para artrite, atuando com antiinflamatório, é possível também utilizar este mesmo chá na forma de compressa sob intenções semelhantes.

Quando em casos de lesões e dermatites (que são irritações na pele), a bardana (Arctium lappa) atua como aintséptioco e antiinflamatório no local lesionado. Vejamos como fazer mais este medicamento fitoterápico regulamentado pela ANVISA.

Você vai precisar de:

  • 2,5 g (duas colheres e meia de chá) de raízes de bardana
  • 150 ml (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Deve-se ferventar as raízes da bardana entre cinco a dez minutos em um processo conhecido como decocção.

Posologia

Aplicar compressas da bardana três vezes ao dia no local da lesão.

Outras receitas

Aloe vera

A aloe vera contém ação antisséptica e anti-inflamatória que acalma a coceira e ardência nas regiões afetadas pela dermatite e também hidrata e regenera a pele. Corte a babosa, retirando somente o gel. Bata no liquidificador com um pouco de água ou corte ela ao meio e aplique diretamente a parte onde tem o gel na pele.

Aveia

A aveia faz tão bem para pele que é a matéria prima usada em sabonetes, shampoos e loções para o corpo. A aveia alivia e reduz o enrijecimento da pele, sendo muito usada no tratamento de eczemas. Para usá-la, ferva um litro de água junto com meia caneca de aveia. Na sequência, molhe um pano ou gaze limpa e aplique a solução na região afetada.

Tomilho

O tomilho também tem propriedades antissépticas excelente para o tratamento da dermatite aliviando a coceira. É só ferver um punhado de tomilho em um litro de água. Deixe amornar e faça lavagens constantes com a solução até melhorar.

Malva

A malva é usada para tratar vários problemas de pele como a erupção cutáne, chagas, espinhas e a dermatite. Ferva alguma folhas secas de malva em meio litro de água. Depois aplique como um pano ou gaze limpa com a solução já fria sobre a área afetada. Deixe por 20 minutos.

A bardana é muito eficaz para combater a dermatite

Cavalinha

A cavalinha é uma planta medicinal que tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, ideal para tratar a dermatite. Basta ferver a água. Desligue, acrescente 2 colheres de sopa de cavalinha, estando seca. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Molhe um pano ou gaze seca e faça compressa por alguns minutos. Faça isso sempre até melhorar o aspecto da pele.

Salsaparrilha

A salsaparriha tem ação anti-inflamatória que combate infecções. É usada para o tratamento de acne, psoríase e dermatite. Ferva 250 ml de água. Desligue o fogo e  coloque duas colheres de sopa de raiz de salsaparrilha triturada. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Coe e aplique na região afetada até notar a melhora da pele.

Urtiga

A urtiga tem propriedades antissépticas e antibacterianas e cicatrizantes sendo também excelente para dermatite. Coloque ferver 1 litro de água junto com 1 colher de sopa de folhas secas de urtiga. Deixe ferver mais 3 minutos e desligue. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Espere esfriar, molhe um pano limpo ou gaze na solução e coloque na área afetada.

Cuidado: o urtiga expele ácido fórmico que pode provocar ardor ou incômodo durante o manuseio para colher a planta. A reação dura bastante tempo então para evitar, utilize luvas durante sua coleta.

Óleo de côco

O óleo de côco é um ótimo remédio para tratar a dermatite e suavizando a pele afetada. O óleo de côco precisa ser puro e virgem. É só colocar o óleo para amornar em uma panela. Deixe em uma temperatura boa para você aplicar na pele. Faça a aplicação toda noite antes de ir dormir até notar a melhora.

Vinagre de maçã

O vinagre além de servir para temperar salada, também é usado no tratamento de prurido e inflamação da pele e dermatite. emudeça um chumaço e algodão com o vinagre e aplique todos os dias na área afetada até notar a melhora.

Casca de olmo

O olmo é uma árvore que tem vários benefícios e combate doenças de pele como herpes, prurido eczemas e dermatoses.

Ingredientes

  • 01 colher de casca de olmo
  • 01 colher de chá de raiz de confrei
  • 01 colher de chá de casca de carvalho
  • 02 copos de água

Modo de preparo

Misture tudo e deixe ferver por 40 minutos. Tampe e deixe descansando até amornar bem. Na sequência aplique na pele afetada. Repita esse procedimento por 1 mês, de 3 à 4 x ao dia.

Zinco

O zinco é uma ótima opção para o tratamento da dermatite. Você pode aplicar o óxido de zinco ou suplemento zinco diretamente na pele até melhorar.

 

 

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email