Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Remédio para Colesterol Alto

O alho (Allium sativum), independente de ser amado por uns e odiado por outros, tem seu lugar na medicina natural. Tanto é que foi uma das plantas medicinais regulamentadas pela ANVISA e que, apesar disso, já era conhecida por muitos devida às propriedades e benefícios.

Este remédio a base de Alho é para uso adulto o infantil e bem eficaz em casos de Hipercolesterolemia, quer dizer, colesterol elevado. É também uma boa alternativa como expectorante e antisséptico.

Você vai precisar de:

  • 0,5 g (uma colher de café) dos bulbos do alho
  • 30 mL de água (um cálice)

Modo de Preparo:

Deixe os bulbos no cálice em processo de maceração por cerca de uma hora.

Posologia

Um cálice duas vezes ao dia, antes das refeições.

Precauções

  • Apesar do uso infantil, menores de três anos não devem ingerir, bem como pessoas com gastrite e úlcera, hipotensão (pressão baixa) e hipoglicemia (baixa concentração de açúcar no sangue).
  • Também não utilizar em casos de hemorragias e com medicamentos anticoagulantes
  • Em excesso pode causar desconforto gastrointestinal
  • E não utilizar nos 10 dias antecedentes à uma cirurgia.

Outras receitas

Alcachofra

A alcachofra protege o fígado e diminui a concentração do colesterol ruim. Basta somente cozinhar por 7 minutos e comer em seguida.

Contra-indicações

Não podem consumir alcachofra pessoas com pedra na bílis ou nos rins e pessoas que são alérgicas aos componentes da planta. Pessoas que tomam medicamentos para controle da diabetes e colesterol, devem evitar seu consumo. Mulheres grávidas ou em período de amamentação devem consultar seu médico antes de consumir a alcachofra.

Linhaça

As sementes de linhaça possuem fibras e ômega 3 e 6 que quando absorvidas pelo nosso organismo, combatem o colesterol ruim. Adicionar 1 colher de sopa de sementes de linhaça e saladas, sopas, iogurte, sucos, leite e vitaminas já vai ser o suficiente para promover uma boa mudança.

Contra-indicações

As sementes de linhaça não podem ser consumidas por pessoas que sofrem de esclerose sistêmica pois pode provocar prisão de ventre. Mulheres grávidas, em período de amamentação ou pessoas que tomam medicamentos controlados não podem consumir.

O alho é excelente para diminuição do colesterol ruim no sangue

Beringela

A beringela tem fibras que favorecem a eliminação do colesterol pelas fezes. Para aproveitar todos os benefícios desse vegetal, coloque 4 fatias de berinjela de molho no álcool de cereais por 10 dias. Coe em um filtro de papel e tome 1 colher de café da parte líquida da mistura, misturado em meio copo de água, 2 x ao dia.

Contra-indicações

A única contra-indicação da beringela seria comer a fruta madura. Isso é devido ao alto teor da substância solanine alcalóide em sua composição. Se consumida madura a beringela pode provocar, náuseas, vômitos, cólicas intestinais, diarréia, falta de ar, convulsões e até episódios de perda de consciência.

Chá mate

O chá mate ótimo para equilibrar o colesterol porque possui propriedades que diminuem a absorção de gorduras vinda dos alimentos que são consumidas pelo nosso organismo. Ferva 1 litro de água com 3 colheres de chá mate e tome durante o dia.

Contra-indicações

Não devem consumir este chá pessoas que tenham problemas de gastrite ou úlcera, pessoas com problemas de insônia que devem evitar tomar o chá mate principalmente perto da hora de dormir por ter em sua composição cafeína.

Este chá deve ser evitado pelas pessoas que possuem problemas estomacais como, por exemplo, a gastrite ou úlcera. As pessoas com problemas de insônia devem evitar o seu consumo próximo a hora de ir dormir, a existência de cafeína no mesmo pode provocar alterações na qualidade do sono.

Feno grego

As sementes de feno grego auxiliam na redução do colesterol ruim no sangue. Para utilizar o feno grego basta ferver 1 xícara de água com 1 colher de sopa de feno grego por 5 minutos. Coe e beba à seguir.

Contraindicações

O feno grego é contra indicado para pessoas que fazem uso de medicamento contínuo para diabete. Não deve ser consumido por pessoas anêmias pois pode bloquear a absorção de ferro, por pessoas alérgicas à grão de bico, pessoas que sofrem de tireotoxicose e para mulheres grávidas.

Água de abacaxi e gengibre

O abacaxia tem poder diurético e depurativo enquanto que o gengibre ajuda a estimular as funções do metabolismo do nosso corpo, reduzindo o acúmulo de lipidios nas artérias. As propriedades contidas no abacaxi e gengibre combatem a inflamação causada pela retenção de líquidos e reduz a pressão alta, promovendo também o equilíbrio do colesterol.

Peque 3 fatias de abacaxi sem casca e coloque ferver por 10 minutos em 3 copos de água. Adicione 1 colher de sopa de gengibre ralado, tampe e deixe descansando até esfriar. Coe e tome. O ideal é beber 1 copo do chá 3 x ao dia antes das principais refeições e 3 x por semana.

Gergelim, maçã e aveia: Este trio ajuda a limpar as artérias e reduzir o colesterol alto. Melhoram a digestão e protegem o coração. Ferva 1 copo de água e adicione o gergelim, tampe e deixe descansando por uma noite. Coloque o líquido do liquidificador, adicione 1 maçã e 2 colheres de sopa de aveia. Bata e tome em seguida.

 

 

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email