Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de mulungu

Podemos usar mulungu (Erythrina verna) também para acalmar os ânimos: seja por ansiedade ou insônia, desde que em form mais leve, o mulungu atua como calmante suave. A receita aqui descrita está conforme regulamentação da ANVISA. Confira:

Você vai precisar de:

  • 4 a 6 g (de duas a três colheres de sobremesa) da casca do mulungu
  • 150 ml (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Como se trata de uma parte mais dura da planta, para retirar as propriedades do mulungu, deve-se colocar a casca para ferver junto com a água por alguns minutos.

Posologia

Beber uma xícara do chá de duas a três vezes ao dia

Cuidados

Não utilizar mais do que três dias seguidos.

O mulungu é um potente remédio natural para problemas emocionais

Outros benefícios

O mulungu também é conhecido como bico-de-papagaio, corticeira e canivete. Tem propriedade antidepressiva, hipnótica, sedativa, tranquilizante, hipotensiva, diurética, antiasmática, expectorante, antibacteriana, anti-inflamatória, analgésica, narcótica, antipasmódica e tônica.

É eficaz para tratamento de estresse tendo efeito tranquilizante, sedativo e calmante. Você encontra em loja de produtos naturais em forma de planta e também tintura. O mulungu além do estresse, é ótimo para tratar problemas emocionais como ansiedade, depressão, histeria, agitação, neurose, crises de pânico, epilepsia e compulsão. Também é excelente para tratar distúrbios do sono como por exemplo, insônia.

É usado para tratar doenças do fígado, equilibra a pressão arterial, ameniza sintomas de bronquite asmática. É ótimo para tratar infecções e inflamações tais como gengivite e cistite. O mulungu também é usado no tratamento de hepatite, insuficiência urinária, gengivite, coqueluche, reumatismo, infecção na bexiga e esclerose.

Por ser diurético o mulungu combate a retenção de líquidos e o extrato de mulungu diminui a sensibilidade do corpo aos estímulos dolorosos, ou seja, diminui as dores. Também pode ser usado para inibir convulsões e protege o fígado. Os antioxidante do mulungu tonificam e fortalecem os órgãos do nosso corpo.

A planta regulariza os batimentos cardíacos prevenindo problemas do coração. O mulungu tem erisodina, substância alcaloide que é encontrada na casca da planta, que tem uma ótima ação bloqueadores dos receptores de nicotina, sendo eficaz contra o tabagismo. Ele também serve para tratar abstinência de drogas, irritações nos olhos, dor de estômago e problema de lactação.

Também é usado para tratar edemas, dor de cabeça, hérnia, espasmos, diarréia, hemorróida, infecções respiratórias, infecções bacterianas, tosse, febre, neuralgia e tensão nervosa.

Contra-indicações.

O mulungu pode ser usado como infusão dos frutos flores e cascas. A semente é altamente tóxica, o uso das sementes é totalmente desaconselhável, podendo levar até à morte.  O uso do chá da casca e folhas do mulungu, em doses excessivas, pode causar muita sonolência e paralisia grave dos músculos.

 

 

 

 

 

 

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email