Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Mil Folhas e seus Benefícios

A Achillea millefolium, mais conhecida como mil folhas, é uma planta pertence á família Asteraceae. Muito cultivada no Brasil, apesar de ser originada da Europa, o vegetal também pode ser chamado de aquiléia, erva de carpinteiro, atroveran, erva dos carreteiros, erva de cortaduras, mil em rama, milefólio, mil folhada, novalgina, nariz sangrento, erva dos militares, pronto alívio, prazer das damas, dentre outros nomes populares.

Este chá de Mil Folhas é regulamentado pela ANVISA e é indicado para casos de falta de apetite, dispepsia (que são perturbações digestivas), febre, inflamação e cólicas. A planta possui propriedades analgésicas, adstringente, antibiótica, anti-inflamatória, antiespasmódica, antisséptica, antipirética, antimicrobiana, diurética, estimulante e aromática. Confira abaixo a receita deste chá.

Receita Chá de Mil Folhas

Ingredientes

  • 1-2 g (1-2 colheres de chá) de folhas e flores Mil Folhas
  • 150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo: Faça uma infusão, fervendo a água e depois adicionando a Mil Folhas para então deixar de repouso por alguns minutos. Beba uma xícara do chá de três a quatro vezes ao dia.

Precauções: É imprescindível lembrar que o chá não deve ser consumido por pessoas que possuam úlceras gástricas ou duodenal. Ademais, também não é recomendado para indivíduos com oclusão das vias biliares. O uso excessivo do chá de Mil Folhas pode causar cefaléia e inflamação. O uso prolongado pode provocar reações alérgicas. Caso ocorra, um desses sintomas, suspender o uso e consultar um especialista.

Mil Folhas

Mil Folhas

Propriedades medicinais e plantio

Esta planta é muito conhecida, e está presente em histórias milenares. Conta-se que Aquiles teve seu corpo, com exceção do calcanhar, mergulhado no chá de Mil Folhas. Com isso, ele se tornou forte e imune a diversos tipos de doenças.

Tal história, apesar de ser um mito, é coerente com as propriedades medicinais da Mil Folhas. Isso porque a planta é eficaz na eliminação e prevenção de dores, em especial dores estomacais, de cabeça e dores de dente. As mulheres podem se beneficiar bastante com o efeito que a planta tem de regular o ciclo menstrual e reduzir as cólicas.

Ademais, a Achillea millefolium é eficaz no tratamento de acenes e outras infecções de pele, deixando-a mais limpa. Ela tem ação, assim, desintoxicante, e pode estimular a eliminação de bactérias, toxinas e outras substâncias pela urina. A Mil Folhas trata problemas intestinais e intoxicações alimentares, reduzindo a diarreia, tratando a gastrite, úlceras, azias, má digestão, hemorroidas e gases.

Outra propriedade medicinal pouco conhecida da Mil Folhas é o estímulo da circulação sanguínea, melhorando dores nas articulações, dentre outros incômodos. O chá estimula o apetite do indivíduo e o torna mais ativo.

O chá de Mil Folhas é uma das formas de se utilizar a planta. Porém, ela também pode ser usada em forma de extratos, óleos ou cremes. Porém, é importante relembrar que, no caso destas formas de tratamento, o local em que for aplicado deve ser resguardado do Sol, para evitar que a pele seja manchada, arda ou desenvolva alguma outra reação.

A planta não é indicada para o consumo de mulheres grávidas ou que estão amamentando. Isso porque suas propriedades e substâncias são fortes e elas podem afetar o feto ou o bebê, que ainda não têm preparação para este tipo de tratamento. Como mencionado acima, o uso em excesso do chá ou prolongado pode causar infecções na pele, alergias, dores e outras reações.

É imprescindível lembrar que pessoas que estão em tratamento e terapias hipertensivos, hipotensivos e anticoagulantes podem ter o tratamento prejudicado pelo uso da Mil Folhas. Caso sinta quaisquer mudanças, é importante procurar um médico ou terapeuta para que ele esclareça a situação e indique quais atitudes devem ser tomadas.

A Achillea millefolium reage bem a clima ameno, em que a temperatura é de cerca de 20ºC. É recomendado que a Mil Folhas tome bastante Sol, pois sua inflorescência acontece com a incidência de luz acima de 12 horas. Plante a Mil Folhas em abril ou junho, na terra drenada, com esterco curtido ou compostos orgânicos.

Segundo o Globo Rural, um espaçamento de 0,7 x 0,5 metro possibilita plantar 28 mil mudas por hectare. A planta fica pronta para colheita em quatro meses, e pode-se três a quatro colheitas por ano. Para saber mais informações sobre como plantar a Mil Folha, clique aqui.

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email