Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Carqueja

O chá de carqueja é mais um dos medicamentos fitoterápicos regulamentados pela ANVISA. Como já muitos sabem, a carqueja (Baccharis trimera) atua no sistema digestório, melhorando a má digestão, chamada dispepsia. Vejamos o que é necessário para preparar o chá.

Você vai precisar de:

  • 2,5 g (duas colheres e meia de chá) das partes aéreas da carqueja
  • 150 mL (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:

Prepare uma infusão, colocando a água para ferver e, quando chegar ao ponto de fervura, desligue o fogo e acrescente a carqueja. Deixe abafado por alguns minutos.

Posologia

Beber uma xícara de chá de duas a três vezes ao dia.

Cuidados

  • Grávidas devem evitar o uso sob o risco de promoção de contrações uterinas
  • Evitar uso com medicamentos de diabetes ou hipertensão.
  • O chá de carqueja pode fazer baixar a pressão

Outros benefícios

O chá de carqueja visa a perda de peso, a melhora da circulação sanguínea e a melhora da digestão. A carqueja diminui o processo que o corpo faz de absorção de açúcar que são consumidos durante a alimentação, prevenindo a diabetes e melhorando o controle de quem já tem a doença.

A carqueja tem em sua composição a substância flavonoides que protege, fortalece e melhora o bom funcionamento do fígado. Os flavonoides que fazem parte da estrutura da planta tem a hispidulina, que previne a congestão hepática, que é o acúmulo de sangue estancado no fígado.

Também auxilia o sistema digestivo fazendo a proteção do estômago prevenindo úlceras pois reduz a secreção gástrica. Outro benefício do chá de carqueja, é equilibrar os níveis de colesterol no sangue por conter a substância saponina.

O chá de carqueja possui ação anti-inflamatória devido à saponina em sua composição, fortalecendo o sistema imunológico do nosso organismo. A carqueja ajuda no emagrecimento porque tem ação diurética, ou seja, ela elimina os líquidos em excesso que estejam em nosso corpo, diminuindo o inchaço. O que ajuda nesta função são os flavonoides, flavonas, saponinas e compostos fenólicos existentes em sua estrutura.

A carqueja é uma super planta medicinal e seu tá possui ação tônica, laxante, antianêmica, antiasmática, antibiótica, antidiarreica, antigripal, antirreumática, anti-inflamatória e digestiva.

Também possui o ácido clorogênico, ácido cafeico, ácido elágico, ácido ferúlico, ácio p-cumarínico, ácido vanílico, ácido siríngico e a quercetina, o que torna o chá desta planta medicinal excelente para o tratamento digestivo, agindo como um analgésico.

O chá de carqueja também age como antioxidante, que trabalha em nosso organismo combatendo os radicais livres que são os principais vilões, causadores de diversas doenças e do envelhecimento precoce. A carqueja protege o cérebro e também o sistema cardiovascular.

O chá de carqueja é um excelente protetor para o estômago

O chá de carqueja também pode se usado para problemas respiratórias tais como bronquite asmática, amigdalite, faringite e asma. Também é usada para tratar problemas de reumatismo, vermes intestinais e para tratar cálculos biliares. O chá da carqueja também age como um sedativo, pois tem importante ação em nosso sistema nervoso.

O chá também é muito usado para combater o cansaço físico e mental, agindo com eficácia como um estimulante, tirando todo o desânimo. A carqueja é um excelente vasodilatador de também depurativo, trazendo saúde para o sistema circulatório do nosso organismo.

Estudos feitos para descobrir o poder da carqueja, indicam que a planta medicinal tem ação antioxidante, como já descrito acima. Este efeito protege as células também do vilão conhecido como câncer. Foram realizados estudos aqui na América do Sul que mostram o benefício da planta para tratamento de leucemia e câncer de próstata.

O estudo mostrou que houve interação promissora com o DNA de células tumorais, acelerando e facilitando o tratamento de eliminação do câncer. E também foi confirmado o efeito antioxidante da carqueja sendo eficaz para evitar danos nas células provocados pelo estresse. O que seria muito benéfico para evitar a neuro degeneração, tornando a carqueja importante para a  prevenção do Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson.

O chá da carqueja também tem o pode de inibir vários agentes infecciosos em nosso organismo como os que causam a Esquistossomose e a Doença de chagas. Além do efeito diurético de eliminar líquidos em nosso corpo, o chá de carqueja, regula o fluxo urinário, fazendo-o aumentar. O que traz benefícios diretos para o bom funcionamento do rim.

E para dar boa qualidade de funcionamento ao rim é bom ressaltar ser importante o consumo de alimentos com efeito diurético, principalmente frutas com bastante água. O chá de carqueja também é ótima para pessoas que sofrem com o problema de pressão alta.

Isso é por causa da substância chamada flavonoide que equilibra a pressão arterial. Mas antes de tudo, para consumir a carqueja neste caso, é bom informar seu médico antes de começar a consumí-la. Por seu efeito analgésico, o chá feito das folhas da carqueja, tem efeito analgésico que alivia dores com dores de cabeça e dores nas costas.

 

 

 

 

Receitas e benefícios relacionados

Receitas e Naturais em seu email